Câmara de Paulo Afonso realiza sessão agitada nesta segunda-feira 7 de abril, dia do 66º aniversário de instalação do Poder Legislativo em Paulo Afonso
ALPA entrega Moções de Aplausos aos vereadores e lança a Revista do ano de 2024.
Antônio Galdino
A Câmara Municipal de Paulo Afonso realizou nesta segunda-feira, 7 de abril a sua Sessão de Nº 2.176 na história do Poder Legislativo Municipal.
Como informa a acadêmica da ALPA, Maria Gorette Moreira em artigo publicado na Revista da ALPA Nº 2, do ano de 2020 (pags.35 a 39), a Câmara de Vereadores foi instalada no dia 7 de abril de 1959, quando o Juiz Eleitoral Dr. Hélio José Neves da Rocha deu posse aos primeiros oito vereadores que elegeram a primeira presidente do Poder Legislativo, a vereadora Dinalva Simões Tourinho que deu posse ao primeiro prefeito municipal, o Sr. Otaviano Leandro de Moraes.
O aniversário do Poder Legislativo não foi lembrado nem comemorado.
Na sessão da Câmara desta segunda-feira, 7 de abril de 2025, nos 66 anos da Câmara, a galeria esteve cheia e muito ativa com as reivindicações de servidores municipais que foram demitidos pelo atual prefeito e cobravam o apoio dos vereadores para intercederem junto ao prefeito para o pagamento dos valores de suas indenizações pelas demissões. O assunto também virou notícia no Jornal da TV Bahia.
Nesse clima, que exigiu muitas intervenções do presidente da Câmara solicitando silêncio e ameaçando suspender a Sessão, os trabalhos seguiram conforme programados.
Antes das falas dos vereadores inscritos a Câmara abriu espaço, solicitado antes pelo Vereador Jean Roubert, para que a ALPA – Academia de Letras de Paulo Afonso - fizesse o lançamento de sua Revista Nº 6, do ano de 2024 e fizesse também a entrega de Moções de Aplausos da ALPA para os vereadores que destinaram valores em Emendas Impositivas para que esses valores, ainda não liberados pelas gestões municipais anterior e atual, fossem aplicados na reforma e melhorias das instalações do prédio onde funcionou a primeira prefeitura de Paulo Afonso, onde, conforme a Lei Municipal 1.455/2020, será instalado o Memorial Abel Barbosa e a sede da ALPA, que ali se instala para administrar este Memorial Abel Barbosa, como determina essa Lei 1.455/2020.
A partir da esquerda: Jorge Henrique, Socorro Mendonça, Zé de Abel - presidente da Câmara - Gorette Moreira, Dra. Ana Elizabeth, Marcos Antônio, Isac de Oliveira e Jean Rubert.
A Academia de Letras de Paulo Afonso, tem 40 membros e ali estavam 7 desses membros: o presidente, Isac de Oliveira, a Vice-presidente Maria Socorro de Mendonça Gomes, a Secretária Geral da ALPA, Maria Gorette Moreira, que é também Secretária Administrativa da Câmara Municipal, Jean Roubert Félix Netto, que é também Vereador da Câmara de Paulo Afonso, Dra. Ana Elizabeth, Jorge Henrique e Marcos Antônio Lima que é também presidente da Academia Santabrigidense de Letras e Artes, do vizinho município de Santa Brígida.
Entre os homenageados pela ALPA estava o atual Vice-prefeito do município, Pedro Macário Neto que, em 2024 concluiu o seu sétimo mandato na Câmara Municipal de Paulo Afonso, tendo sido presidente desta Câmara por duas vezes.
Quero aqui parabenizar ao professor Galdino pela excelente matéria. Aos nobres confrades e queridas confreiras da ALPA, afirmo que foi muito bom estar com vocês neste momento tão importante para a nossa Academia. Vida Longa a ALPA!