Luiz de Deus, 40 anos de vida pública, recebe a visita do amigo Aleluia!
Antônio Galdino
Fotos: site pa4 e Arq Jornal Folha Sertaneja
Prestes a completar 87 anos de vida, com mais de quarenta anos de vida pública, e outros muitos anos salvando centenas, milhares de vidas no Centro Cirúrgico do Hospital Nair Alves de Souza de que foi diretor por 10 anos, prefeito de Paulo Afonso por três mandatos, quatro mandatos de deputado estadual e um mandato de deputado federal, Luiz Barbosa de Deus vive doente, no aconchego do seu lar, ao lado dos familiares. Vez por outra aparece uma visita...
Vi, em outro site, o registro da visita que lhe fez o ex-deputado federal José Carlos Aleluia, amigo de muitas décadas, e lembrei um pouco dessa longa caminhada deles, juntos politicamente, em Paulo Afonso, Salvador, Brasília.
Não sei explicar, mas esse reencontro me levou a fazer esse texto, talvez porque soube de uma espécie de desabafo de um familiar do Dr. Luiz, que sempre viu sua casa e a fazenda cheia de pessoas que se declaravam “amigos para sempre” e hoje se perguntava, como se estivesse pensando alto: “onde estão aqueles tantos amigos, Luiz?”.
Conheço, também de longas datas, os dois personagens desta história, Aleluia e Luiz de Deus e me associo ao sentimento que envolve a família, ao questionar a ausência de tantos...
Luiz de Deus na Redação da Folha Sertaneja
Vieram à memória acontecimentos de que tomei conhecimento ou presenciei ao longo de mais quarenta anos que conheço Dr. Luiz, ao tempo em que senti muita tristeza pelas atitudes e comportamento de pessoas em relação ao ex-prefeito de três mandatos, ex-deputado estadual de quatro mandatos consecutivos e ex-deputado federal Luiz Barbosa de Deus, mas, acima de tudo isso, o homem simples, o médico querido, que chamava os seus milhares de eleitores de amigos...
Conheço os dois desde quando trabalhei na Chesf – entre 1967 e 2003 – e estive muitas vezes com o Dr. Luiz de Deus, renomado e respeitadíssimo médico cirurgião, com Pós-graduação na França e diretor do Hospital Nair Alves de Souza por mais de dez anos, de 1975 a 1985 e de sua história, a sua decisão de se dedicar à política ainda em 1985 quando se filia ao PFL, num tempo de especial ansiedade de todos com o encerramento do governo militar e a volta das eleições municipais.
Também, enquanto funcionário da Chesf e exercendo a chefia, como primeiro Gerente da Divisão de Recursos Humanos da Regional Chesf Paulo Afonso, tive várias oportunidades de encontro com o Dr. José Carlos Aleluia, professor universitário, engenheiro elétrico e então presidente da Chesf e participei de reuniões da Diretoria da empresa, realizadas no Centro de Treinamento de Paulo Afonso.
Era o tempo em que a Chesf era empresa estatal federal e suas diretorias mantinham uma excelente relação com os seus empregados e com as gestões dos municípios que sediavam suas usinas hidrelétricas e Paulo Afonso até se destacava por ser a sede das primeiras destas usinas, cuja energia, “a luz de Paulo Afonso”, mudou a história do Nordeste brasileiro.
Das últimas visitas que recebeu o ex-prefeito e que foram noticiadas nas redes sociais, esta do seu amigo Aleluia nos leva a lembrar da grande história política de Paulo Afonso, também durante dezenas de anos, com esses dois personagens como protagonistas.
Quando do seu primeiro mandato, 1989/1992 tive o privilégio de ser convidado pelo Dr. Luiz de Deus para exercer o cargo de Assessor de Comunicação, ficando apenas um ano nesse cargo porque eu havia sido nomeado pelo presidente da Chesf, o Ministro Oliveira Brito, para exercer a chefia da Divisão de Recursos Humanos, criada em sua gestão na Chesf.
Nesse tempo, nasceu o Grupo Luiz de Deus que administrou o município de Paulo Afonso por oito mandatos. O Jornal Folha Sertaneja, criado em 2004, acompanhou todas as gestões municipais a partir daquele ano e registrou toda a história política e administrativa do município, desde antes de sua emancipação até 2013 no livro Paulo Afonso – Histórias e Memórias de Pioneiros.
Diplomação do Deputado Estadual Luiz de Deus
Luiz de Deus - Deputado Federal
A atuação do lider Luiz de Deus, sempre foi marcante para o município, desde o tempo em que decidiu ser político e administrar o município de Paulo Afonso como prefeito, onde esteve em três mandatos - 1989/1992, 2017/2020 e 2021 a 19/08/2024 - e também ao voar mais alto e buscar um espaço na Assembleia Legislativa da Bahia, onde ficou por 16 anos em quatro mandados consecutivos, eleito que foi em 1994 e reeleito em 1998, 2002 e 2006, sempre formando uma dobradinha com o Deputado Federal José Carlos Aleluia que esteve por 24 atuando na Câmara Federal, tendo sido eleito em 1990, sendo Deputado Federal nos mandatos de 1991-1995; 1995-1999; 1999-2003; 2003-2007; 2007-2011 e 2015-2019.
Assim, esse encontro de amigos de tantos anos tem um histórico dos mais relevantes porque esses dois amigos nunca estavam sozinhos, havia sempre um grande número de outras pessoas à sua volta. Como pergunta o familiar do prefeito que agora, chegando aos 87 anos de idade, cuida de problemas de saúde, “onde estão eles?”
Infelizmente, tem sido discurso comum de todos os que almejam cargos públicos, como o de vereadores, prefeito, deputados e outros, exaltar em excesso as suas próprias qualidades e buscar ampliar os defeitos dos adversários, com objetivo explícito de denegrir a imagem daqueles que, estando ou não na disputa, mas podem ser um obstáculo aos seus interesses...E, todos nós, humanos seres, temos defeitos e qualidades.
É lamentável que, alguns, na ansiedade de ser a bola da vez, façam questão de não enxergar a qualidade de outros de quem estiveram tão pertos, até como aprendizes. Para estes interessados no poder, parece valer tudo, como diz uma repetida novela da televisão.
E isso não é de agora. E também não é uma exclusividade dos que desejam ser eleitos para cargos públicos, aliás muito bem remunerados...
Morando em Paulo Afonso há mais de 70 anos, conheço bem esta história desde os tempos anteriores à criação do município de Paulo Afonso, em meados do ano de 1958 e já escrevi sobre as gestões municipais até recentemente.
Há um detalhe importante. Muitos dos que gritam aos quatro ventos as suas próprias qualidades só estão ou estiveram no brilho dos holofotes, porque foram acolhidos pelo político Luiz Barbosa de Deus que lhes abriu os caminhos. “Onde estão os teus amigos, Luiz?”
Na
Sessão da Câmara do dia 19 de agosto de 2024, quando a Sra. Juvandir Tenório,
conhecida como D. Didi, a esposa de Dr. Luiz de Deus, ali esteve para ler a
carta de renúncia do Prefeito Luiz Barbosa de Deus, acometido que está com
doenças que o impediram de governar o município desde fevereiro de 2023, nos
últimos anos do seu terceiro mandato, vi ali, vereadores que nasceram ou se
firmaram a partir da liderança do ex-prefeito e ex-deputado estadual e federal,
procurando palavras para tentar justificar porque tinham abandonado essa
liderança uma vez que só estavam ali pelo apoio anterior deste seu líder
político.
A visita louvável de Aleluia a Luiz de Deus, e as atitudes de alguns, me remetem ao tempo em que convivi e acabei por escrever a história do maior político que já passou por estas terras sertanejas, o Sr. Abel Barbosa e Silva, admirado por Luiz de Deus, e das muitas vezes que o ouvi lamentar esse tipo de comportamento de alguns políticos neófitos que teimam insistentemente em querer mostrar-se o bom, denegrindo a imagem do outro.
Sabiamente, o vereador mais votado nas duas primeiras legislaturas, José Rudival de Menezes, quando se via diante de situações parecidas costumava dizer: “Esse é um pássaro de voo curto”. E, quantos exemplos a história nos apresenta...
No dia 5 de junho de 2025, Luiz Barbosa de Deus completará 87 anos, médico, cirurgião de grande mérito e elevada estima pelos seus milhares de pacientes, qualidades herdadas pelo seu filho, também médico, conhecido como Dr. Lulinha. Luiz, político de grande projeção, poderia ter encerrado a sua carreira no auge, anos atrás e ido descansar, cuidar de sua fazenda, viajar pelo mundo, aquietar-se, mas preferiu continuar dedicando-se ao município de Paulo Afonso e, para isso, sempre contou, por dezenas de anos, com o apoio do amigo ex-deputado José Carlos Aleluia, desde 1985, quando começou a sua vida pública.
Quando prefeito, nos seus últimos mandatos estive em seu gabinete algumas vezes, uma delas quando ele, em 19 de agosto de 2020, Dia do Historiador, recebeu a mim, então presidente da ALPA – Academia de Letras de Paulo Afonso, outros diretores como Socorro Araújo (Sec. Geral) e Maciel Teixeira (Tesoureiro) e os membros desta Academia, Francisco Nery Jr. e Jean Roubert (que era o líder da bancada do prefeito ou da situação, na Câmara) e lhes apresentamos a proposta da criação do Memorial Abel Barbosa em homenagem ao mentor da emancipação política de Paulo Afonso.
Luiz de Deus não só aplaudiu a ideia como mandou para a Câmara o Projeto de Lei aprovado por unanimidade e sancionado como Lei Municipal 1.455/2020, datada de 27 de outubro de 2020.
Os anais da Assembleia Legislativa da Bahia e da Câmara Federal, a história de Paulo Afonso, registram esta sua caminhada onde teve, muitas vezes, que deixar de lado suas posições pessoais porque os moradores de Paulo Afonso, eram o que mais importava para ele que não os tratava como eleitores, mas como amigos...
Fui visitá-lo, tempos atrás, e fiquei reflexivo sobre o nosso caminhar no dia a dia...
Como me entristece ver algumas atitudes de ingratidão, de desrespeito, de ganância, de vaidade, inveja, de alguns. Foi assim com Abel Barbosa, com Otaviano Leandro de Morais, com Adauto Pereira, Edison Teixeira e outros prefeitos de Paulo Afonso. Tem sido assim com Luiz de Deus.
O que externo é uma reflexão que faço sobre o comportamento de pessoas que gravitam em torno do poder e todas as que se acham as mais importantes do universo...
Centro de Instrução Bíblico Visual, conhecido como Cruzeiro de Poção-PE
E lembrei das várias vezes que estive na cidade de Poção/PE, terra natal da esposa, e onde há, em um morro, dentro da cidade um Centro de Instrução Bíblico Visual, conhecido como Cruzeiro de Poção. Até se chegar ao topo desse morro vai-se encontrando figuras bíblicas e pequenas placas com trechos de versículos bíblicos com chamadas à realidade. Em vários lugares, uma delas, chama a atenção por ser muito repetida. Nela está escrito: HOJE EU, AMANHÃ, TU.
Em cada passo de nossa caminhada, até a curva final da estrada, seja qual for a sua importância, o elevado cargo que ocupa ou a simplicidade dos que apenas conseguem sobreviver, há que se ter em mente, HOJE EU, AMANHÃ, TU.
Para os que se declaram cristãos, o tempo é oportuno para se pensar sobre isso...
Senti muito não ter sabido que Aleluia estava em Paulo Afonso ,para esta visita. Hj encontro.me com Zé de Abel e marchamos com o Prefeito eleito ,eu Manoel Rozendo ,porque o vice, mandou eu esquecer a Prefeitura, acho que a mensagem foi para ele, ninguém sabe por onde anda e política pode esquecer ,nem vereador se elege mais.k
Prezado Amigo e Mestre Galdino. Parabéns pelo excelente artigo sobre Luiz de Deus e José Carlos Aleluia. Fizeram muito pela Chesf, Paulo Afonso, Bahia e Brasil Hoje são um exemplo a serem seguidos pela atual e futura gerações.
Meu amigo Galdino ,tudo que vc descreve nesta matéria, retrata um passado verdadeira ,de dois amigos irmãos, neste 40 anos e eu me orgulho de ter feito parte desta trajetória, antes e depois quando entraram na política.Fui fiel e continuo tendo Luiz de Deus no coração e una amizade sincera a Dr.Aleluia nunca marchei contra, tem gratidão aos dis por ande passei na minha vida laboral Chesf ,INSS e PMPA.Infelizmente o líder renunciou por motivo de saúde, muitos que se diziam amigo sumiram.
PARABÉNS, pela excelente matéria/homenagem, amigo Prof. Galdino!O amigo Luiz de Deus merece todas as homenagens durante os vários anos que ainda estará entre nós.Forte abraço.
Essa matéria me fez lembrar dos inúmeros momentos de alegrias e homenagens feitas por vários amigos e segmentos da sociedade á esses dois homens que tanto se dedicaram ao povo da Bahia. Ao recordar o maior encontro de empresários que ofereram um jantar de confraternização e agradecimento ao Ex-presidente da Chesf, Luiz Carlos Aleluia, Grande Hotel de Paulo Afonso/ 1989...Onde estão TODOS??
Parabéns, meu amigo/irmão pela excelente reportagem, merecidamente em alusão ao Dr Luiz de Deus!