Escola João Bosco Ribeiro comemora o Dia Mundial do Livro com uma Viagem ao Mundo da Leitura e homenageia escritores da Academia de Letras de Paulo Afonso
Antônio Galdino da Silva
O Projeto de Leitura, uma Viagem ao Mundo da Leitura, idealizado pela equipe da Biblioteca da Escola Municipal Vereador João Bosco Ribeiro, teve a sua culminância no dia 24 de abril de 2025 com dois objetivos muito bem alcançados.
O primeiro, comemorar o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, criado pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura em 23 de abril de 1995. 23 de abril é também a data do falecimento de grandes nomes da literatura mundial como o espanhol Miguel de Cervantes e o inglês William Shakespeare.
Outro
objetivo desse Projeto de Leitura foi homenagear escritores de Paulo Afonso, representados
pelos membros da Academia de Letras de Paulo Afonso - ALPA, que ali estiveram.
Para esse evento, também foi organizada uma exposição de livros na Biblioteca da Escola.
O
evento foi realizado pela manhã quando se homenageou o escritor e poeta,
fundador da ALPA, Cadeira Nº 4, o professor Edson Barreto que conversou,
e deu autógrafos, para os alunos das 6ªs séries, no auditório desta Escola
Modelo Vereador João Bosco Ribeiro.
No período da tarde o evento reuniu os alunos das 7ªs séries desta Escola João Bosco que interagiram com os escritores também membros da ALPA que ali estiveram: Socorro Mendonça, vice-presidente desta Academia de Letras, membro fundadora da ALPA, Cadeira Nº 10 e ainda Antônio Galdino, ex-presidente da ALPA de que também foi membro fundador, Cadeira Nº 14, Jovelina Ramalho, ex-secretária geral da ALPA, membro fundadora, Cadeira 12 e Murilo Brito, também membro da ALPA, Cadeira Nº 36 que mora no Recife e estava visitando familiares em Paulo Afonso e participou desse grande evento.
Também presente e homenageada, a poetisa e educadora de Jatobá, Mairla Keity.
Evento
desse porte sempre envolve muita gente e dá muito trabalho e teve à frente as
professoras Elenilza Damasceno, em processo de readaptação funcional, na
Biblioteca e Aparecida Reis que também atua na Biblioteca desta Escola João
Bosco Ribeiro que tem como diretora a Professora Rosana Tavares e como
vice-diretoras as professoras Maildes Doriana e Tatiane Ribeiro.
Ao participar de grande evento de incentivo à leitura, valorização do livro e seus autores, na manhã da quinta-feira, 24 de abril, o professor, escritor, poeta Edson Barreto falou desta iniciativa.
“A culminância desse Projeto de Leitura da Escola Municipal Vereador João Bosco Ribeiro, idealizado pela equipe da Biblioteca, foi simplesmente sensacional e mágico.
Um verdadeiro manancial de conhecimentos via leitura dos alunos que homenageou os escritores locais da Academia de Letras de Paulo Afonso: Edson Barreto, Antônio Galdino, Jovelina Ramalho e Socorro Mendonça e Murilo Brito.
Professor, escritor Edson Barreto, membro fundador da ALPA, com as organizadoras do evento, Aparecida Reis e Elenilza Damasceno, na Escola João Bosco, na manhã de 24/4.
O ambiente acolhedor, a presença maciça e o aprendizado ímpar dos alunos, a participação de professores, coordenadores pedagógicos e gestão da Escola Municipal João Bosco Ribeiro, sendo tudo realizado de forma impecável foram a cereja do bolo de tão magnânimo projeto que vivenciou a leitura de uma forma abrangente no sentido conotativo e denotativo.”
Escritores Mairla Keity, Jovelina Ramalho, Antônio Galdino, Socorro Mendonça e Murilo Brito
Os convidados que participaram do evento no turno vespertino também se emocionaram, com as homenagens e o carinho com que foram recebidos, pelos organizadores e direção da Escola e pela atenção e muito carinho dos alunos dos 7ºs anos.
A educadora e poetisa Mairla Keity Santos da Silva, de 21 anos, poetisa sertaneja, educadora e defensora da literatura como instrumento de transformação teve a oportunidade de apresentar um dos seus poemas e falou um pouco de sua ainda jovem vida e de seus sonhos.
“Moro em Jatobá-PE, e venho desenvolvendo, ao longo dos anos, um trabalho voltado para a valorização da poesia popular, da oralidade e da identidade nordestina, sempre com o propósito de tornar a arte acessível e significativa para todos os públicos.
Atualmente, curso o 7º período da Licenciatura em Matemática pela UNEB e estou escrevendo o livro A arte entre linhas e versos, uma obra que representa um testemunho poético das vivências que me atravessam e da missão de fazer da palavra um elo entre o sentir e o pensar”.
Murilo Brito, poeta, cordelista e com muita vivência em várias atividades e artes – é também um excelente artista plástico – falou da sua alegria de compartilhar algumas coisas de sua vida com esses estudantes da rede municipal de ensino, da Escola João Bosco.
“Nós chegamos até aqui depois de muito estudo, muitas horas de leitura que é essencial, muito importante para a gente fazer novas descobertas. Procurem ser bem estudiosos, leiam muito, escrevam, façam pequenos textos e quando menos notarem vocês estarão escrevendo belos textos, poesias e até livros”.
O professor Antônio Galdino recebeu uma homenagem mais que especial, marcante, forte que o fez viajar ao seu primeiro ano de estudante na Escola Murilo Braga, onde hoje é o Colégio Carlina, onde estudou o primeiro ano do antigo Curso Primário e ali, no final do ano, a sua primeira professora, Lindinalva Cabral dos Santos lhe deu de presente o livro “As Viagens de Gulliver”, de Jonathan Swift. Foi o seu primeiro livro e nunca mais deixou de ler.
Para trazer ainda mais emoção ao já idoso Professor Galdino, um jovem do 6º ano, chamado Anthony, fez o papel do Galdino, aluno do Murilo Braga e leu, com grande desenvoltura, a sua história. E de quebra, a organização do evento deu de presente ao professor Galdino, de um exemplar de edição atual de “As Viagens de Gulliver”.
Na mesa onde estavam os escritores, Murilo Brito, sempre brincalhão, falou: ”Assim, vai matar o velho professor”. (risos).
A poetisa, escritora, também cantora, Jovelina Ramalho, autora do projeto da ALPA “O Escritor vai à Escola” falou aos jovens alunos que a escutavam em grande silêncio, da beleza que é escrever. E incentivou a todos que lessem muito porque, através da leitura se consegue adquirir um bom vocabulário que vai ajudar nas conversas e para entender o que está à nossa volta.”
Outra
escritora e poetisa, a mais idosa entre as mulheres fundadoras da ALPA, a
decana da Academia, Maria Socorro de Mendonça, com sua vasta experiência com
professora, assim como a poetisa Jovelina, conversou com os alunos, declamou
poesia e exortou a todos para que também desenvolvam o interesse pela leitura e
pela escrita e reforçou o que também havia dito a professora Jovelina. Hoje,
como disse a colega amiga Jovelina, nós estamos nessa Academia de Letras. Mas
estamos idosos, e um dia, não estaremos mais aqui. Quem sabe, muitos daqui
serão os futuros acadêmicos da Academia de Letras de Paulo Afonso?...
Para a organizadora desse encontro, Professora Elenilza Damascento, este foi “Um momento mágico e acolhedor, o nosso segundo Projeto de Leitura, que teve como objetivo fortalecer a importância dos livros e do seu poder transformador, bem como valorizar o livro físico, a despeito da gama de opções ofertadas pelas TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação)."
"Todos vieram com o objetivo de prestigiar o nosso evento reforçando a importância da leitura e do resgate ao livro físico."
"Tivemos a participação dos alunos, com apresentações de coreografias, músicas, danças e de poesias. Agradecemos e aplaudimos a cada participante, os alunos Maria Olívia, Héctor Miguel, Bruna Santos, Ane Letícia, Maria Eloá, Karolliny Vitória, Júlia Santos e Arthur Santiago da coreografia da música Aquarela de Toquinho e Vinicius de Moraes, apresentada pela manhã, assim como aos professores Bárbara (vocal ) e Beto (violinista)."
"No período vespertino, tivemos a participação de Vladevi (vocalista ) e Boni (Violinista).
Recitaram poesias os alunos Sabrina Gomes, Alice Sophia, Ana Luiza, Bruna Nicolle, Júlia Sofia, Júlia Santos, Ester Henrique e Isaac Sampaio."
Ao final do evento, a Professora deixou uma palavra de agradecimento a cada um e a todos por ter alcançado o sucesso esperado.
“A Deus em primeiro lugar, pois sem Ele nada somos e sem Ele nada fazemos. Ebenézer: “até aqui nos ajudou o Senhor.”
A minha família que sempre chega junto. Além de me ajudar, suporta o meu nível de estresse. E é um nível muito elevado. Meu esposo Marcos Damasceno, minha filha Ellen Beatriz e o meu genro Wesley Ramos. Todos tiveram uma participação grandiosa para a realização desse evento.
Agradecemos a todos que colaboraram direta ou indiretamente para que esse evento de fato, acontecesse. Às Gestoras: Rosana Tavares, Diretora e as Vices: Maildes Doriana e Tatiane Ribeiro."
Elenilza, Aparecida e Rosimeire
"À minha colega da Biblioteca, Aparecida Reis e às Coordenadoras Rosimeire e Madalena. Aos professores, foram muitos, Sala de Recursos, na pessoa da professora Érika Cristina.
Aos colaboradores, Carlos (Carlão), Thiago, Edvânia, Edjane, Antônia, Denise, Cícera. À equipe da Cantina. Às Auxiliares Pedagógicas, Ingrid, Patrícia e Jaqueline.
Na música e controle do som: Gamaliel, Thiago
Aos professores, cantores e violinistas que fizeram a abertura: Bárbara e Vladevi (vocal) - Boni e Beto(violão).
Aos membros da ALPA (Academia de Letras de Paulo Afonso) Edson Barreto, Antônio Galdino, Jovelina Ramalho, Socorro Mendonça e Murilo Brito e à Educadora e Poetisa Mairla Keity, que veio da cidade Jatobá /PE que aceitaram o nosso convite e enriqueceram o nosso evento e aos nossos queridos alunos das 6ºs e 7ºs anos, turmas A, B, C e D. desta nossa Escola Vereador João Bosco Ribeiro.
Enfim, a todos que colaboraram e participaram dessa nossa Viagem ao Mundo da Leitura, a nossa maior gratidão."
Concluímos, lembrando o que já dizia o grande poeta baiano Antônio de Castro Alves:
"Oh,
bendito o que semeia / livros,
livros à mão cheia, / e
manda o povo pensar!"
E não podemos esquecer do grande escritor com tantos livros feitos para crianças e jovens, o escritor Monteiro Lobato, autor do Sítio do Picapau Amarelo e dezenas de outras obras, que dizia: “Um país se faz como homens e livros”. E também afirmava: “Quem escreve um livro cria um castelo, quem o lê mora nele.”
Ana Clara e Anthony
Apresento aos organizadores desse evento e todos os que nele estiveram envolvidos a gratidão pessoal do Professor Antônio Galdino da Silva, pela homenagem, gratidão extensiva ao querido Anthony, do 6º ano e um abraço especial para a aluna Ana Clara, do 7°A que me apoiou fazendo mais de cem fotos desse evento, como fotógrafa, nesse evento, do Jornal Folha Sertaneja e do site www.folhasertaneja.com.br.
Muito obrigado! Que Deus abençoe a todos!
Antônio Galdino da Silva
Site www.folhasertaneja.com.br e Jornal Folha Sertaneja.
Caro Galdino, infelizmente não compareci porque não fui informado sobre esse evento na Escola Municipal João Bosco Ribeiro. Vou contactar com o pessoal da Comunicação para saber porque não estamos sendo informados dos atos e fatos da nossa Academia.