No pior dia para as bolsas americanas desde 1987 por causa da pandemia do Covid-19, a despeito de o FED (o Banco Central americano) ter colocado US$1,5 trilhão (um trilhão e meio de dólares) à disposição dos bancos, o The New York Times publica, em 12.03.2020, um resumo atualizado sobre o vírus, o contágio, e os cuidados de prevenção. Em Paulo Afonso, o primeiro caso suspeito. Segue a tradução:
O que é o coronavírus
É um novo vírus assim chamado pela semelhança com a forma de uma coroa. O coronavírus pode infectar tanto animais quanto pessoas e pode causar uma variedade de doenças respiratórias desde a gripe comum até lesões pulmonares e pneumonia.
Grau de contágio do vírus
Tudo indica que ele se espalha muito facilmente de um indivíduo para outro, especialmente nos lares, hospitais e em outros locais fechados. O agente patogênico pode viajar através do ar envolto em gotículas produzidas quando uma pessoa infectada respira, conversa, tosse ou espirra.
Onde o vírus já chegou
O vírus, com origem em Wuhan, na China, já infectou mais de 132.300 pessoas em pelo menos 111 países com mais de 4.900 mortes. A disseminação diminuiu na China, mas sua propagação aumenta na Europa e nos Estados Unidos. A Organização Mundial da Saúde já admite uma pandemia.
Como se proteger e se preparar contra o Coronavírus
- Se você adoecer, fique em casa.
- Lave as mãos com sabão. Lave outra vez.
- Mantenha-se informado.
- Com relação às crianças, mantenha a calma e busque a vacina contra a gripe.
- Não faça estoque de máscaras.
- No entanto, estoque alimentos, remédios e outros itens.
- Se você estiver preocupado com o mercado de ações, respire fundo.
Francisco Nery Júnior - Traduzido do The New York Times de 12.03.2020
O vírus já entrou na Casa Branca e no Palácio da Alvorada. Carece não brincar com a pandemia. Repare o leitor que o The New York Times recomenda, pela primeira vez na mídia, o estoque de remédios e víveres.