Estamos cansados de saber que se não conservarmos o rio São Francisco, morreremos todos. Feneceremos. Em última análise, é o que certamente acontecerá. Hoje é o dia da conservação da calha do São Francisco, coisa assim. De minha parte, tenho batalhado para a conservação da nossa galinha dos ovos de ouro. Verifique o leitor, que sabemos plenamente educado para valorizar a conservação de um bem nacional, o belo exemplo de três empresários da nossa cidade. Estão a deixar um belo legado para a posteridade. Eles passarão. Eu passarinho.
Na realidade, os países desenvolvidos são o que são por causa do seu povo. Os políticos, pouco acrescentam; quando não atrapalham. A fibra de um povo é que torna uma nação grande. As pedrinhas na alvenaria é o que segura a montanha. Povo unido[,] nunca será vencido. Principalmente para evitar a roubalheira muitas vezes institucionalizada.
Plantar árvores. Eles nada recebem. Mas plantam. Não são doutorados. Mas nos legam uma soberba lição. Não fazem conferências que o ar dissipa. Mas nos falam com os seus atos nobres.
E para não cansar o leitor, a quem não pretendo ensinar tudo isso como se a vigário estivesse a ensinar o ritual da missa, seguem fotos que por si só falam. Verifique o que fazem: eles arborizam a cidade! Plantam árvores na via pública, nas proximidades dos seus estabelecimentos, na certeza que o pingo d’água é que faz a torrente; que o ato de plantar na zona urbana educa todo e qualquer cidadão para arborizar as margens dos rios e para preservar as suas nascentes.
Resta a nós outros a continuação da luta pela preservação do Velho Chico. Arborizemos a cidade. Temos o beneplácito do prefeito incumbente. As perseguições podem vir de várias maneiras – e elas vêm! -, mas certamente não conseguirão nos colocar na cadeia.
Francisco Nery Júnior
P.S. Nossos heróis:
- MacGuiver (foto 1) da Oficina das Bicicletas, defronte à Igreja do Perpétuo Socorro,
- César (foto 2) da Capotaria Rei, na subida da Landulfo Alves e
- Eduardo (foto 3) da Eduardinho Veículos na Rua da Frente logo abaixo da Catedral de Nossa Senhora de Fátima, vizinho ao Exército.
Um belo exemplo a ser seguido.
Como eles, dezenas de heróis anônimos na região.Parab´nes ao site pela matéria.