E como as vemos nas nossas escolas, quietinhas sem estardalhaço a contribuir para o desenvolvimento da nossa nação! Não o fazem em troca de grande coisa. Dão o sangue que Deus lhes deu para o melhoramento da vida nacional. Desprezamos os espertalhões que lhes abocanham os louros da vitória.
Num posto móvel policial, livro na mão no lugar da pistola – não que a pistola não deva lá estar – a policial educa. Usa o tempo de calmaria para educar. Produz aulas de leitura com as crianças da comunidade. Algo mais nobre, leitor?!
O site publica esse belo exemplo. Impossível não pegar carona. Se adicionar, vamos à publicação de comentário que enviei:
Heroína duas vezes. Eu coronel, lhe daria uma promoção. Como contribuinte, autorizo, levando em consideração que ela não faz isso visando à promoção. Ela sabe que a verdade (potencialidades) está dentro das crianças e exercita o afloramento dessa verdade.
Eureca, encontramos uma educadora de escol! Deixei uma matéria que o site não publicou até agora mostrando que volta à prática o que os franceses chamam de classe dehors (aula ao ar livre). Uma vez, em Madri na Espanha, pude testemunhar o interesse e a felicidade das crianças em uma dessas aulas em que participei com a colega espanhola.
Sem querer pongar no sucesso da colega professora-policial, fazíamos coisa semelhante
com nossos alunos de inglês. [Isto] estimula a saúde mental das crianças/alunos e contribui para a socialização. Afinal, somos animais sociais (Platão e Aristóteles). “Ninguém é feliz sozinho” (professor Hélio Rocha). Muitos professores estão se reunindo em uma espécie de clube ou sociedade em vários países da Europa para a prática da classe dehors.
E poderíamos ter o nome completo da pedagoga, foto sem máscara, local onde está destacada, endereço residencial, telefone, isso condicionado ao fator segurança. Ela conduz as crianças ao entendimento e à libertação; à felicidade.
Em tempo, data vênia, arriscando destoar, uns dois ou três arranhões – não queremos grafar inimigos – podem acontecer.
Francisco Nery Júnior