Sou, sem sombra de dúvida, testemunha de que a professora Vera Gouveia, ex-diretora do Ciepa, atual Cetepi, e o engenheiro Frederico Fausto, ex-prefeito e ex-chefe do SPOM, viviam para a sua missão. Em outras palavras, nas palavras do professor Hélio Rocha, colocavam a alma no que faziam. Mergulhavam e iam a fundo para cumprirem a tarefa de bem servir e, importante, sem desservir ninguém e sem quebrar as regras do compromisso com a ética e do bem ao próximo.
Posso declarar, como alguém que trabalhou sob o comando de Vera e de Fred, que houve avanço e desenvolvimento na escola Ciepa e no órgão de manutenção do Acampamento SPOM, dois órgãos com características singulares, durante a gestão dos dois. Eles se doaram para esse avanço e para o bem-estar dos seus comandados.
Como cultura, memória e reconhecimento são fundamentais no processo de desenvolvimento de um povo, carece nos importarmos um pouco sobre o legado que nos proporcionaram esses dois pauloafonsinos de coração e de cepa. Povo que não tem memória é povo destinado ao fracasso.
E assim fica lançado um repto aos novos vereadores para a colocação dos nomes da professora Vera e do Engenheiro Frederico em algum local ou patrimônio da nossa cidade. Só teremos a ganhar.
Francisco Nery Júnior
P.S. Não sou a favor da substituição de nomes de ruas e logradouros consagrados pelo povo. Acompanhei com satisfação a volta dos nomes tradicionais desses locais em Salvador na gestão do prefeito ACM avô. Assim, a rua Pacífico Pereira (onde eu morava) voltou a se chamar, até hoje, Rua da Curva Grande, como temos a Avenida dos Dendezeiros e a Baixa do Bonfim. Todavia, prevejo que alguém vai sugerir a troca do nome Avenida dos Estudantes para Avenida Vera Lúcia Gouveia.
Parabéns, Professor Nery, seria uma homenagem imorredoura para pessoas que trabalharam pela educação do nosso município, dignificando-a sempre!
Justas homenagens.A sugestão do professor Galdino da troca de nome da avenida dos estudantes para o nome da professora Vera Gouveia é muito justa.Tive o prazer de ter tido ela como minha professora no COLEPA.
Professora Noêmia, tb ex-diretora do Ciepa, engenheiro Soares do SPOM, como foi bom trabalhar com esse povo dedicado que ia direto ao assunto, sem rodeios nem esquemas.
Precisas as suas palavras, Galdino. Agradeço. Feliz da cidade que tem um Galdino preocupado com a história, a cultura e a tradição do nosso povo. Seus escritos e relatos são de uma preciosidade sem par para os futuros pesquisadores, já que Paulo Afonso está destinado a ser grande. Sempre lembrados da contribuição também preciosa do saudoso Euclides Batista.
Ao ler o teu texto/homenagem, não como editor deste site mas como admirador dos teus escritos, ocorreu-me a ideia de sugerir que o nome da Professora Vera Gouveia, que foi secretária do COLEPA e diretora do CIEPA, hoje CETEPI-1, por vários anos, fosse dado à hoje chamada Av. dos Estudantes que leva justamente a este Colégio Estadual.É certo que nomes que de fato representam a região e estão arraigados à cultura local devem ser preservados como o do Bairro Mulungu que para o Chefe Abel sempre foi Mulungu, mas há outros nomes como os nomes de ruas justamente do Bairro Abel Barbosa, que são nomes de países sem nenhuma associação com a nossa cultura que podem sim ser substituídos por nomes de pioneiros de Paulo Afonso e da Chesf como aliás sugeridos enquanto presidente da ALPA ao Sr. Prefeito Municipal e ao Sr. Presidente da Câmara em proposta desta Academia de Letras. No caso dos dois citados, Vera Gouveia e Frederico Fausto, aplausos para a tua ideia. A homenagem, se alcançar a sensibilidade dos senhores e senhoras edis da nossa CMPA, será muito justa. Abraço fraterno. Professor Galdino;