A partir de hoje, terça-feira, dia 02 de março, a Petrobras pretende, pela quarta vez neste início de ano, aumentar o preço da gasolina, do óleo diesel e do gás de cozinha. Não vamos nos perder nos meandros da ciência econômica. Quando optamos pelo liberalismo puro – talvez cruel – sabíamos que os preços, ou o aumento deles, têm as suas regras.
Por outro lado, quando optamos a Petrobras ser uma empresa de economia mista, sabíamos que o investidor quer lucro. E quando o ser humano coloca o foco dos seus investimentos, do seu esforço em outras palavras, na especulação ou no rendimento, a sensibilidade desaparece tranquilamente pelo ralo.
Dólar sobe e sobe o preço da gasolina. O Mercado se aquece e a gasolina tem que subir. Este é o modelo e nele estamos presos. Resta buscarmos soluções ou atitudes paliativas. A busca pela saída do consumo dos combustíveis fósseis se impõe. As energias limpas são almejadas. Experiências são feitas.
O uso ou a volta da bicicleta seria uma maneira de não nos preocuparmos com o preço da gasolina no nosso pequeno mundo. Menos cabelos brancos na cabeça e menos raiva de quem quer que seja. Em Paulo Afonso, uma ciclovia Centro/Tancredo Neves no papel. Numa visão mais compreensiva, que esperamos preveja ramificações para outros bairros, mesmo até a cidade vizinha de Glória e para certas localidades da Zona Rural, esperamos impacientes a sua execução.
Segundo fontes que acreditamos seguras, tem o projeto, existe a vontade política e há os devidos recursos previstos no Orçamento. Se os R$80 milhões de empréstimo que a Prefeitura Municipal conseguiu – e que, lemos, foi considerado legal pelo Tribunal de Contas – já começaram a entrar nos cofres do município, que alguns deles nos propiciem a nossa tão sonhada ciclovia.
Podemos, com a implantação da ciclovia, contribuir para que o nosso operário, o nosso concidadão comum, se desloque de bicicleta para onde bem desejar sem a necessidade de subsídios ou concessões orçamentárias outras, bem presente na nossa cabeça que o livre deslocamento do cidadão, de cada um de nós outros, é um direito constitucional.
Ademais, um sistema de ciclovias certamente vai dinamizar a economia local com novas lojas de bicicletas e peças de reposição, oficinas de conserto, aluguel de “bikes” e aumento de postos de trabalho, além de pontos de lanche e postos para calibragem dos pneus.
Melhor de tudo, o colorido que será acrescentado à nossa visão. Teremos bicicletas de todos os tipos e de todos os gostos. Famílias poderão se deslocar nas “tandem bycicles”, aquelas de três ou quatro pessoas pedalando juntas. Será, certamente, um avanço notável!
Francisco Nery Júnior