A edição do Le Monde de 14.05.2021 nos dá conta que vinte cientistas de alto nível lançam a possibilidade de a Covid-19 ter sido um acidente de laboratório. Segue nossa tradução de matéria pertinente por Stéphane Foucart:
Origens do Covid-19: a hipótese de um acidente no Instituto de Virologia de Wuhan relançada após a divulgação de trabalhos inéditos.
Cerca de vinte cientistas publicam, na revista “Science”, uma carta pedindo que seja considerada seriamente a hipótese de um acidente de laboratório como a causa da epidemia. A comunidade internacional questiona certos dados sobre o número e a natureza de coronavírus conservados pelo IVW e sobre as experiências conduzidas sobre esses vírus.
Por Stéphane Foucart
A hipótese de um acidente de laboratório como origem possível da pandemia do Covid-19 não é nem majoritária nem a mais provável, mas ela não é uma teoria conspiratória: em uma correspondência publicada na quinta-feira treze de maio pela revista Science, cerca de vinte cientistas de alto nível apelam para que seja examinada essa possibilidade da mesma forma que a do “transbordamento zoonótico” natural. Esse breve artigo não tinha melhor data para aparecer. Algumas horas antes da sua publicação, três trabalhos universitários (uma tese de doutorado e duas dissertações de mestrado) efetuados nestes últimos anos no Instituto de Virologia de Wuhan (WIV) [já]estavam divulgados no Twitter pela conta de um cientista anônimo, costumeiro em revelações bombásticas.
Introdução e tradução de Francisco Nery Júnior