Foi ontem no Cetepi, nosso CIEPA. O texto da aula do professor Edson Barreto, colega da Academia de Letras de Paulo Afonso, foi uma crônica de nossa autoria publicada neste site. Interpretação de texto magistralmente conduzida por Edson.
“O discurso do segurança no sepultamento de Picolé” foi a crônica abordada. Participação dos alunos do primeiro ano de Informática do vespertino muito, muito além do esperado.
Voltaremos, em oportunidade próxima, aos detalhes da atividade. Fui colocado por Edson na última cadeira da sala. Eu seria um estudante de mestrado em trabalho de pesquisa.
Próximo ao fim, a revelação que eu era o autor da crônica estudada.
E os aplausos mais gostosos que já recebi na vida! À vontade, no meio dos alunos, os recebi com humildade e responsabilidade.
Vivi pra ver; viveram pra ver!
Francisco Nery Júnior
Caros professores Nery e Edson Barreto: Apesar da falta de reconhecimento e de maior valorização do professor, é sempre muito gratificante receber o carinho de ex-alunos que até deram um trabalhinho extra aos dedicados professores mas, adultos, já testados pelos altos e baixo das estradas da vida, nos abraçam e dizem da importância do professor nesta sua caminhada. Esse é o maior prêmio, o melhor pagamento, que nós professores podemos receber. E o nosso colégio do coração, aquele em que passamos boa parte de nossa vida sempre vai nos emocionar todas as vezes retornamos às suas instalações, suas salas de aula... Será sempre assim. Vivi também no CIEPA, hoje CETEPI 1, também por vários anos e tenho por ele, meu primeiro local de trabalho pelo contrato do Governo do Estado da Bahia, especial carinho. Muito bom tudo isso. Aplausos para cada aluno, pelo reconhecimento do teu trabalho e do Professor Edson Barreto. Abraço fraterno. Galdino.
Aplausos bem merecido!
Professor Nery tem a magia, dádiva outorgada por Deus, de transformar assuntos do cotidiano em arte literária. Sensacional, mais uma crônica fantástica na galeria da história de nossa querida Paulo Afonso.