noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Professor Nery

Tempestade em Paulo Afonso - Saudade das bocas de lobo

Publicada em 29/01/22 às 22:42h - 596 visualizações

Francisco Nery Júnior


Compartilhe
Compartilhar a noticia Tempestade em Paulo Afonso - Saudade das bocas de lobo   Compartilhar a noticia Tempestade em Paulo Afonso - Saudade das bocas de lobo   Compartilhar a noticia Tempestade em Paulo Afonso - Saudade das bocas de lobo

Link da Notícia:

Tempestade em Paulo Afonso - Saudade das bocas de lobo
 (Foto: Das redes sociais)

A gente vai ficando velho e a memória vai ficando mais para trás.  Vemos “o quanto a existência é rápida e falaz”. “Os desenganos vão conosco à frente e as esperanças vão ficando atrás”. 


Substituímos desenganos por lembranças. Sem elas, acaba a vida. A vida acaba quando acabam os sonhos, já foi dito, grafado e repetido. 


Ah, as lembranças do armazém do português, os bolachões até hoje os melhores do mundo, a rapadura com coco, a padaria do espanhol, o último bondinho do Rio Vermelho e o abafa-banca (picolé caseiro) na porta da vizinha. 


Saudade das bocas de lobo! Elas – não se inventou nada melhor – captavam as águas pluviais, pluviais águas da chuva, e lhes davam a direção e o destino corretos. Eu observava as novas avenidas rasgadas nos vales de Salvador a partir da segunda revolução viária em 1966. A engenharia inventava todo tipo de captação daquelas águas. Nada funcionava. Só as bocas de lobo tradicionais. A boca de lobo se enquadra na rubrica “ainda não se inventou nada melhor”. 


A tempestade vem, reclama o seu lugar e a sua participação, e a cidade,  incompreensivelmente sem bocas de lobo, nem outro tipo qualquer de boca nas ruas de Paulo Afonso, sofre as consequências – deletérias, que significa destruidoras. 

Foi a minha surpresa ao pisar pela primeira vez em Paulo Afonso: não vi bocas de lobo. Até hoje não entendo por que [não]. 


Francisco Nery Júnior 

(Veja a seguir vídeos das muitas águas nas ruas de Paulo Afonso, na noite de 28 de janeiro de 2022. Agradecemos a Nilton Alcântara pela edição desses vídeos para este site e para o Canal Jornal Folha Sertaneja - https://www.youtube.com/c/FolhaSertaneja )





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

2 comentários


morador

30/01/2022 - 10:15:57

O mesmo problema na Rua Califórnia, BNH, todo mundo se defendendo como pode. Lembrar que pagamos impostos e a CHESF ICMS e royalties. Consequência: inundações, prejuízos, atritos entre vizinhos, brigas na justiça. Estamos cansados de recorrer à PREFEITURA.


Maria José Rodrigues Vieira

29/01/2022 - 23:05:04

Mais parece a avenida Tereza Cristina em Belo Horizonte.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!