Foi na sexta-feira à noite, dia 02 de setembro. A Academia de Letras de Paulo Afonso se reunia no plenário da Câmara Municipal para a posse da nova acadêmica Dolores Moreira, teatróloga das boas de prender a atenção. A peça de sua lavra, Abel, o Mentor sobre a saga e a vida do ex-prefeito, com base no livro Abel Barbosa, o inventor de Paulo Afonso de Antônio Galdino, foi encenada com brilho pelo grupo Roda da Baraúna para gáudio e crescimento de nós outros da plateia.
Ator Erick Bezerra, do grupo Roda da Baraúna, interpretando Abel Barbosa
Entre outros, a presença significativa do doutor Juliano, empresário de visão ciente do futuro promissor reservado à nossa cidade. Como clínicas e cemitério modernos (queremos crer cemitério com crematório), empreendimentos de quem nos parece predestinado a acertar na mosca em termos de prioridade e importância para o nosso desenvolvimento. É com eles, os empresários, que contamos. Crescem e lucram como crescemos e lucramos todos nós.
Apresentado por um amigo comum, disse-lhe já conhecê-lo de nome por força dos seus projetos amplamente divulgados pelos nossos meios de comunicação. Ele me devolveu a gentileza comprovando a importância deste site e desta coluna.
Da esq: Prof. Sílvio Magalhães, diretor do IFBA, aluno de Santa Brígida, empresários Edinho e Dr. Juliano e Sec. de Cultura, Dernival Oliveira
Ainda como prova da importância da ALPA para a nossa comunidade – povo sem cultura é povo morto – a presença do diretor do IFBA de Paulo Afonso, professor Sílvio Lima. Sílvio é filho nada menos que do conceituado professor Silva e da competente ex-diretora da Sala de Visitantes da Chesf, Dona Socorro Magalhães. Com ele, a esperança da continuidade do Instituto Federal de Educação, onde tivemos a honra de atuar, emprestado pela Chesf, como assessor de comunicação por alguns anos.
Escritor Marcos Antônio e estudantes de Santa Brígida/BA
Posse realizada, comemorações e apresentações paralelas. Dentre elas, a apresentação do grupo de crianças de Santa Brígida, arrebanhadas e coordenadas pelo acadêmico Marcos, verdadeiro caçador de talentos. Marcos sabe que a potencialidade [cultural] reside dentro de cada uma daquelas crianças e responsavelmente faz o trabalho de garimpo que certamente revelará vocações e levará o nome de Santa Brígida para fora dos limites do município.
Aprendemos e acrescentamos novos detalhes sobre a luta de Abel para a emancipação de Paulo Afonso. Crescemos com o exemplo de um trabalho de dedicação e visão do confrade Marcos. Verificamos o empenho de um empresário em somar, entender a vida e os meandros da comunidade e contribuir para a tão sonhada diminuição do fosso social da nossa sociedade; com visão, trabalho e responsabilidade.
De forma que só podemos nos orgulhar, de um orgulho sincero, em pertencer a uma academia que veio para, junto com todos os que amam o nosso chão, ser parte fundamental da grandeza de Paulo Afonso.
Francisco Nery Júnior
P.S. Do professor Rubem Alves, citação por Marcos na reunião da ALPA: “Ser escritor é fazer amor com as palavras”.
Parabéns ao JORNAL FOLHA SERTANEJA e ao nosso incansável presidente e Imortal ANTÔNIO GALDINO por mais esta excelente matéria onde a ALPA é destaque. O nosso primeiro evento pós pandemia foi de fortes momentos para todos nós.Gratidão à DEUS por estarmos juntos e presentes em maioria. A posse da nossa mais nova Imortal DOLORES MOREIRA, nos encheu de alegria, dada a sua história de lutas e sucessos como teatróloga e incentivadora da cultura que há muito anos quebrou as fronteiras da ILHA DE PAULO AFONSO e é sucesso onde quer que vá a RODA DE BARAÚNA!A apresentação da peça teatral, também de sua autoria, foi mais um momento forte para os presentes. Levar a público a história de vida e lutas de ABEL BARBOSA nos encheu de alegria e saudades.
Parabéns imortal Nery. Nosso primeiro evento pós pandemia foi ímpar por fortes motivos.Estarmos voltando às nossas ações acadêmicas é motivo de alegria . Gratidão à DEUS por estarmos vivos e encorajados a continuarmos lutando para levarmos a ALPA à maior evidência possível.
Foi uma noite memorável que ficará guardada nos refolhos do coração. Gratidão é a palavra.
Foi uma grande honra participar de tão nobre momento cultural em nossa cidade!Gratidão pelo convite, ALPA e amigo Professor Galdino!