Em 12 de outubro, acordamos com a inocência das crianças no televisor. Delas é o Reino dos Céus. Delas a inocência e a alegria. Nos alegramos com elas. Ato contínuo, em outro meio de comunicação, a morte de Obede Silva Silva.
Obede era um lutador. Daqueles que a gente olha e logo vê comprometimento naquilo que se propõe fazer. Era um lutador e um náufrago ele mesmo a lutar contra o afogamento dos outros.
Conheci Obede no Ciepa. Além da luta no front, a luta pelo conhecimento e pelo crescimento. Foi meu aluno e com ele aprendi e sedimentei um pouco mais a crença na verdade. Conhecimento e contatos perfunctórios, mas suficientes.
Obede, pessoal, foi o fundador da Associação Panorama da Sobriedade para a administração e recrutamento de pessoas com dependência química, orientação, palestras e prevenção no combate às drogas. É uma ONG que fica, segundo informação no Google, na Avenida Otaviano Leandro de Morais, 315, na Vila Poty.
Logo fiz saber, ao nosso agora saudoso amigo, da minha inaptidão e falta de jeito no trabalho que ele se propunha fazer. Em outras palavras, a disposição de poder ajudar, digamos, de fora para dentro.
Obede deu a vida por amor ao próximo, amor que, segundo a bíblia, é o amor maior. Como em muitos casos, ele certamente será mais eficiente na morte que na vida para a recuperação daqueles que caíram nas teias das drogas. E assim nós, mesmo desajeitados que somos, procuraremos chegar um pouco mais perto dos seus herdeiros na tarefa de carregar o andor da esperança de recuperação de quem deseja ser recuperado.
Francisco Nery Júnior
P.S. Segundo o Padre Leo, falecido, a recuperação de dependentes por entidades cristãs vai acima dos 80% contra cerca de 2 a 3% por entidades leigas. Também, de acordo com um ex-diretor da Casa de Detenção de São Paulo, 80% dos que saem, voltam para a cadeia. Os 20% que não voltam, quase todos frutos do trabalho das organizações cristãs.
E.T. (do Editor) - Obede foi também aluno do COLEPA e está sendo lembrado por colegas no grupo de WhatsApp AMIGOS DO COLEPA.