noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Professor Nery

Vamos pensar?

Derrubando veleidades ou conceitos consagrados

Publicada em 02/11/22 às 12:03h - 2262 visualizações

Francisco Nery Júnior


Compartilhe
Compartilhar a noticia Vamos pensar?  Compartilhar a noticia Vamos pensar?  Compartilhar a noticia Vamos pensar?

Link da Notícia:

Vamos pensar?
 (Foto: imagem ilustrativa)

1.Dom João VI não desejava voltar para Portugal. Pegou tudo de valor, fugindo de Napoleão em 1808, e rumou para o Brasil. Apaixonou-se pela colônia, onde permaneceu até 1821. O Brasil continuaria Reino Unido ou a própria corte soberana. Dom João não era bobo. Pressionado, pelas Cortes Portuguesas, voltou para Portugal onde faleceu pouco tempo depois. 

2.A imperatriz Leopoldina, junto com José Bonifácio, foi fundamental na decisão de Dom Pedro de proclamar a independência antes de qualquer movimento feminista. 

3.Completamente derrubado o conceito segundo o qual o que é “nacional” não presta. O Brasil se impõe no cenário internacional. 

4.”Os discípulos eram um bando de simplórios.” Não eram. Pedro tinha barcos (empresa), Mateus era alto funcionário. João era bem criado. Tiago era irmão do mestre e Lucas, que foi apóstolo, era um médico grego. Além do que, eles fizeram um curso de doutorado intensivo de três anos com o maior mestre que o mundo já viu. 

5.Lula, ex-presidente, não é analfabeto. Ele fez o curso médio profissionalizante de Torneiro Mecânico. 

6.Não termos vocação para agricultura em Paulo Afonso não é verdade. Nossas terras são agricultáveis e, fundamental, temos água em abundância – e um povo forte e proativo. 

7.O Nordeste não é um fardo para o Brasil. O potencial para a exploração da energia solar e eólica é exponencial. A geração eólica no Nordeste já equivale ao seu consumo de energia elétrica. O potencial solar é garantido praticamente o ano todo. O total de produção no Brasil já equivale à produção da Usina de Itaipu. 

8.Os brasileiros não são cidadãos de segunda categoria. Descendemos dos portugueses mestres da navegação na Idade Média/Moderna e dos romanos, senhores do mundo por séculos. 

9.A Amazônia – e a responsabilidade da sua preservação – não é só dos brasileiros. Ela se estende para fora dos limites do Brasil. 

10.O parlamentarismo não é novidade no Brasil. Houve uma experiência mal sucedida nos anos sessenta, além do que o governo do Império era parlamentarista (o imperador detinha o poder absoluto de moderador). 

11.Não é verdade que a indústria petrolífera vai acabar. Os petroquímicos continuarão no mercado mesmo com o desenvolvimento de outras opções energéticas. As reservas de petróleo conhecidas no mundo suprirão as necessidades por, pelo menos, mais trezentos anos. 

12.A afirmação que o cristão (o crente) não tem inimigos não tem respaldo na bíblia. “O mundo vos odeia”, disse Jesus. “Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu”. 

13.A Bahia não é a campeã dos cultos de origem africana. Há, segundo alguns autores, mais terreiros no Rio Grande do Sul que na Bahia. 

14.O nordestino não é preguiçoso. Ele é, antes de tudo, um forte; um sobrevivente e um persistente. 

15.O índio não deseja o progresso, costumamos ouvir. Segundo um missionário entre tribos indígenas, eles querem o desenvolvimento. Quem não quer são os intelectuais e os órgãos de “proteção” ao índio. 

16.A História decretou que Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil. Pra início de conversa, não foi um descobrimento. Foi uma invasão. O Brasil tinha donos. Segundo alguns autores, havia cerca de 3 milhões de índios no Brasil em 1500. Outros sobem a cifra para 4 milhões. 

17.Os detratores de Juscelino Kubitschek prefeririam ter plantado feijão no oeste brasileiro em vez de construir a rodovia Belém-Brasília. A rodovia foi a opção de Juscelino e o progresso avançou para o oeste e o norte do Brasil. 

18.Paulo Afonso iria acabar para os céticos após o término das obras do complexo hidroelétrico. Não acabou e estamos aqui testemunhando a chegada de novos investidores. 

19.Não queriam que houvesse petróleo no Brasil. Oscar Cordeiro e Monteiro Lobato fincaram trincheira, sofreram perseguição e o petróleo jorrou na Bahia. Agora temos a Bacia de Campos, petróleo fino em Sergipe e só não somos totalmente autossuficientes por causa da roubalheira passada na Petrobras. 

20.Nicolau Copérnico e Galileu Galilei deram testa, sofreram perseguições e a Terra, que era plana e o centro do Universo, passou a ser redonda e apenas um planeta do Sistema Solar. A Terra é redonda! 

21.Jesus era um impostor para as elites judaicas que foram forçadas a admitir que “verdadeiramente este é o Filho de Deus”. 

22.A religião não é o ópio (entorpecente) do povo. No caso dos cristãos, ela religa o homem a Deus. 

23.A bíblia não diz que o dinheiro é a raiz de todos os males. A causa dos males é o amor ao dinheiro. Cristo tinha amigos e discípulos abastados e influentes que continuaram ricos e influentes. Nicodemus, doutor da Lei, e José de Arimateia tinham acesso a Pôncio Pilatos e foram fundamentais para o sepultamento digno do Senhor. 

24.Por muito tempo os chineses foram considerados subservientes. Na realidade, são pacientes e persistentes. 

25.Os países árabes juraram arrasar o Estado de Israel com a assistência da antiga União Soviética. Israel sobreviveu a três guerras e alguns países árabes buscam uma acomodação com os judeus. O presidente Vladimir Putin, de cima do seu poder atômico, pediu desculpas ao Estado de Israel após um mal-entendido. As promessas de Deus a Abraão são para todo o sempre. 

26.”Beber socialmente não faz mal”. Faz! Grande número de crimes, desastres e desentendimentos são devidos ao álcool que, como o tabaco, é uma droga. 

27.”O vinho era como suco de uva entre os judeus.” Era vinho fermentado mesmo que embebedava. Eles não tinham café e o vinho era parte da sua alimentação. 

28.O cão que ladra muitas vezes morde. Melhor ser prudente. 

29.Propagou-se a crença que os brasileiros são pacíficos e lentos a reagir. Uma olhadinha cuidadosa na História do Brasil desmente esta afirmação. 

30.Cachorro gosta de osso, costumamos ouvir. Cachorro gosta mesmo é de filé, afirmou Ariano Suassuna com o qual concordamos. 

31.”O brasileiro, apaixonado pelo futebol, se contenta com um pequeno apartamento e a feira semanal.” Ao contrário, o brasileiro anseia pelo desenvolvimento do país para o conforto e a felicidade de todos. 

32.O pau que nasce torto não morre necessariamente torto. Existem as conversões. 

33.”Devagar se vai ao longe”. Uma aceleradazinha pode levar você um pouco mais longe em menos tempo. 

34.Ouve-se muito em Paulo Afonso que “fazer pra um, tem que fazer pra todos”, conceito isonômico se não considerarmos a meritocracia. A derrubada vem do evangelho. O patrão pagou uma diária completa aos três diaristas na sua obra. Ao que trabalhou oito horas, ao que trabalhou quatro e ao que trabalhou apenas uma. De fato, pode-se exigir obrigação de alguém. Nunca devoção. 

35.Ouvimos muito que políticas devem ser implementadas para “segurar” o homem no campo. Estudos recentes indicam que as oportunidades estão nos grandes centros onde os serviços urbanos são mais baratos e accescíveis a todos. 

36.O endividamento (empréstimos) proporciona o crescimento das empresas; dos empreendimentos. Será mesmo assim? Funciona? Com os juros indecentes do Brasil, funciona? Vale a pena? O falecido empresário Antônio Hermírio de Morais, dos maiores, tinha o seu próprio banco. 

37.”Nossos bosques têm mais vida e nosso céu é mais garrido [estrelado]”. Os dos vizinhos não são? 

38.Um candidato à presidência da República promete acabar com o teto de gastos na administração federal para supostamente investir no desenvolvimento. Não seria melhor apostarmos que quem gasta tudo que ganha nunca vai pra frente como alertava Rubens Tabacof? 

39.Ser ateu ou agnóstico nos parece, com todo o respeito, uma temeridade. Uma olhadinha na complexidade do corpo humano ou a contemplação dos feitos do Estado de Israel seriam uma boa oportunidade para uma reconsideração. 

40.Para encerrar, os malandros adoram, “Deus não chama os preparados. Prepara os chamados”. Os preparados foram os preferidos de Deus. Abraão chefe tribal lúcido e competente, Moisés príncipe criado na corte egípcia, Samuel criado no templo, Mateus alto burocrata, Lucas médico grego, Paulo doutor da lei e poliglota, Tiago irmão de Jesus, Timóteo bem criado pela avó e muitos outros. 

Francisco Nery Júnior 



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!