noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Professor Nery

A quinta edição da Revista da Academia de Letras de Paulo Afonso

Publicada em 17/08/23 às 11:53h - 783 visualizações

Francisco Nery Júnior


Compartilhe
Compartilhar a noticia A quinta edição da Revista da Academia de Letras de Paulo Afonso  Compartilhar a noticia A quinta edição da Revista da Academia de Letras de Paulo Afonso  Compartilhar a noticia A quinta edição da Revista da Academia de Letras de Paulo Afonso

Link da Notícia:

A quinta edição da Revista da Academia de Letras de Paulo Afonso
 (Foto: Arq. do jornal Folha Sertaneja)

Pela primeira vez, Antônio Galdino, presidente da ALPA, entrou em minha casa. De supetão, logo na entrada, o cróton que não sei o nome fruto de uma muda trazida da sua casa. Resplandece fulgurante como brilha a cultura expandida pela academia - que é de letras.

Galdino, de porta em porta, semeava cultura. Há que ser dessa maneira: trabalho de formiguinha cujos melhores resultados vêm sem pressa. Na porta, vários membros da ALPA receberam dois exemplares da revista. A nossa pretensão é ressaltar algumas impressões iniciais logo após uma leitura perfunctória.

Ainda um dia antes, escutava com atenção o professor Roberto Mangabeira Unger, brasileiro professor de Harvard, esquerdista comedido, a espalhar otimismo para o Brasil. Ressaltou, eminentemente, o empreendedorismo induzido pelo Estado. Conclamou os dirigentes nacionais à semeadura do estudo, do trabalho e do otimismo.

Foi quando passou na minha porta um jovem empreendedor em cima de uma moto velha a vender coentro e batata doce. Comprei um pouco de cada, o mínimo que deveria fazer. O rapaz espalhava empreendedorismo, trabalho, imaginação e mesmo sobrevivência. Sem sair de casa, fiquei mais abastecido. No dia anterior, a semeadura foi de Antônio Galdino.

Folheei a revista chamativa, bem organizada; atraente. Logo de início, a referência à conquista de uma sede para a ALPA, consolidada e irreversível e a inevitável referência ao Memorial Abel Barbosa. Nunca demais frisar Abel como o nosso herói. Se um existe em Paulo Afonso, este é Chefe Abel.

Seguiu a referência aos imortais que, paradoxalmente, se foram a começar pela confreira Lúcia Cordeiro. No conceito de nação e comunidade, fundamental a reverência aos que passaram. No nosso caso, aos pioneiros.

Num dos capítulos, extensa matéria pelo decano Roberto Ricardo sobre os conquistadores e a epopeia do povo do Vale do São Francisco ainda pouco considerado, de onde ainda virão bençãos maiores para os nordestinos. Rob dedicou ampla descrição ao Memorial do Belvedere obra robusta feita para durar. 

João de Souza Lima, imortal, nos deixou tomados de inveja santa ao publicar uma foto que o mostra bem presente na nascente do São Francisco e Aníbal Alves Nunes nos relembrou jovens cantores dos velhos tempos dentre os quais Edemir Rodrigues e Oscar Silva, autor do Hino de Paulo Afonso, mérito que ninguém lhe ousará tirar.  Depois de Oração aos Moços que Ficam, de nossa autoria, Jânio Ferreira Soares a resgatar boas histórias de Ariano Suassuna, Jerry Adriani e Teté Zarôio, dos velhos tempos que não voltam mais.

É assim que somos. Somos assim, uma comunidade que procura se amar entre si a nos perdoar as inconveniências e os deslizes, a nos entender como míseros mortais desejosos de deixar uma marca responsável em um pedaço importante do nordeste do Brasil.

Francisco Nery Júnior

Capa aberta do Livro/Revista da Academia de Letras de Paulo Afonso Nº 5 - Ano 2023. Destaque para o Bioma Caatinga, representado pela vegetação da Serra do Umbuzeiro, em foto de João Tavares (in memoriam) e do início do cânion do rio São Francisco em Paulo Afonso (foto de Antônio Galdino). Nas orelhas do livro, a Arara Azul de Lear, do Raso da Catarina e a vegetação típica da Caatinga.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

4 comentários


Normalucia

17/08/2023 - 19:28:55

Obrigada por vocês nos mostrar tanta cultura! Obrigada por existirem. Normalucia dos Anjos Reis


F. Nery Jr

17/08/2023 - 19:10:00

Junto com Isac e Jotalunas, belas poesias da ala feminina que encantam.


Socorro Mendonça

17/08/2023 - 14:28:38

Difícil deixar de elogiar, estes "feras" da ALPA!Nao vou me eximir _ obrigada presidente ANTÔNIO GALDINO, por nos ensinar dia após dia, como fazer a nossa academia GRANDE e ser exemplo a ser seguido... obrigada Imortal mui querido, NERY ! Suas escritas me encantam !A Revista 05, fechou com "chaves de ouro", belos artigos. Parabéns aos escritores da ALPA, que vêm contribuindo para torna - la GRANDE e RESPEITADA.


Professor Galdino

17/08/2023 - 12:05:41

Obrigado ao Professor Francisco Nery, membro da ALPA, Cadeira 18, pelos destaques desse livro anual da ALPA, a que chamamos de Revista. Ele tem 134 páginas e a temática desta edição é o Bioma Caatinga, com artigo de Antônio Galdino, Rio São Francisco, com artigos de João de Sousa Lima e Roberto Ricardo, mas fala também do Parque Belvedere, em artigo de Lúcia Teixeira, Delmiro Gouveia, em artigo de Gilmar Teixeira e Luiz Fernando Motta Nascimento fala de um apagão na Chesf no dia em que a Rainha Elizabeth visitava o governador de Pernambuco. Há ainda uma homenagem a Lizette Alves dos Santos, crônicas e poesias dos autores da ALPA e um cordel de Murilo Brito sobre Abel Barbosa ex-prefeito, ex-vereador e um dos fundadores da Academia de Letras de Paulo Afonso. O livro pode ser adquirido pelo WhatsApp -99234-1740 ou no Supermercado SUPRAVE ao preço de R$25,00. Antônio Galdino da Silva - Presidente da ALPA.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!