Receita para um casamento durável
Francisco Nery Júnior
Em 03 de novembro de 2024, publicamos a crônica “Sobre o termo cônjuge e ir a casamentos” onde está grafado: “Não gosto de ir a casamento pensando em encontrar um dos noivos algum tempo depois e não poder perguntar pelo outro nubente. Medo de dar um fora. Um desconcertante fora!”.
Baseada na citação do filósofo dinamarquês Soren Kierkegaard segundo a qual o casamento é e permanecerá a viagem mais importante que o homem pode empreender, e apoiada em um recente estudo científico do Departamento de Ciências do Comportamento da Academic College de Ramat Gan de Israel, publicado na revista Personnal Relationship em 04 de outubro de 2024, a jornalista Tiphaine Honnet cita “um psicólogo americano” lembrando que “Desde que uma relação amorosa requer investimento para ser duradoura, um psicólogo americano detalha concretamente os esforços a empreender.”
Ela segue com a citação no Le Figaro de 21 de novembro de 2024: “O casamento é e permanecerá a viagem mais importante que o homem pode empreender, declarava no começo do século XIX o filósofo Dinamarquês Kierkegaard. Uma citação válida em 2024? Desde que se trata de construir algo duradouro a dois, melhor se valer de todas as possibilidades a seu alcance se esforçando e sendo atencioso para com o outro.”
“Sem surpresa, não são necessariamente as grandes declarações apaixonadas nas redes sociais ou os presentes caros que alimentam substancialmente o amor e a cumplicidade, mas os incontáveis pequenos gestos cotidianos”, conclui a jornalista.
Introito e tradução do francês por Francisco Nery Júnior