25/11 - Dia Nacional do Doador de Sangue
Um ato de amor e vantagens para o doador
Francisco Nery Júnior
Doar sangue é, efetivamente, salvar vidas. A doação é indolor e o organismo repõe rapidamente o sangue doado. Estão capacitados para doar sangue pessoas em bom estado de saúde com idade entre 16 e 69 anos de idade com peso superior a 50 quilos.
Os bancos de sangue em todo o país constantemente expõem o baixo estoque de sangue de que dispõem. Intrigante verificar que as campanhas para doação não levem ao conhecimento dos cidadãos as vantagens garantidas na Lei 14.626 publicada no Diário Oficial da União em 20.07.2023. Há que haver um cronista enxerido para tal. Senão vejamos:
.
. Atendimento preferencial em diversos estabelecimentos como bancos e serviço público;
. Dispensa do ponto no dia da doação;
. Check-up gratuito;
. Exames para garantir a qualidade do sangue e para identificar doenças infecto contagiosas;
. Garantia de um dia de folga no trabalho.
Alguns estados oferecem vantagens adicionais como meia entrada em eventos esportivos e de lazer.
Ainda poderíamos ousar sugerir, em uma matéria de um site do nordeste da Bahia, a instituição do que poderíamos chamar de campanha permanente nos laboratórios de coleta de sangue para exames de rotina. Cada “paciente” poderia ser consultado se autorizaria uma retirada de sangue adicional para doação aos bancos de sangue, evidentemente tendo se submetido aos exames preventivos, ou mesmo se desejaria se tornar um doador permanente.
Como a grande maioria dos brasileiros não dispõe de um plano de saúde de qualquer natureza, nós arriscaríamos prever um grande aumento de doadores de sangue no país.
Francisco Nery Júnior
P.S. Fonte básica de informação Google.