O Bahia campeão de 2025
Francisco Nery Júnior
O título se refere ao Esporte Clube Bahia, campeão baiano de futebol de 2025. O embate final foi contra o Vitória ao qual tiramos o chapéu pela garra apresentada e pelo caminho percorrido.
O Bahia campeão, a torcida se esbaldou. Cantou e rolou. Cantou o hino do Bahia, letra e melodia do professor Adroaldo Ribeiro Costa. Adroaldo era um fanático pelo Bahia e pela educação das crianças. Periodicamente apresentava A Hora da Criança em uma rádio local. Ele foi um cronista do Jornal A Tarde por muitos anos. Escrevia uma crônica por dia – que eu, menino com o jornal trazido para casa todos os dias pelo meu pai, o jornal nas mãos, lia avidamente. A crônica diária do professor Adroaldo Ribeiro Costa era a matéria que eu primeiro lia. Creio ter aprendido muito com as crônicas diárias do grande baiano.
Do hino, ressai “Somos do povo o clamor”, clamor que fez Maria Antonieta perder a cabeça tal como o rei Luís XVI. Conta-se que a navalha da guilhotina teve que descer três vezes até conseguir cortar o pescoço cevado do monarca.
Para os que estão afundando o Brasil preocupados apenas com a vingança e com as próximas eleições, o clamor do povão.
“Vamos ganhar o esplendor”, lamentavelmente, para os brasileiros, um sonho distante; quimera de espuma e quase uma utopia.
Francisco Nery Júnior