noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Destaque do Jornal Folha Sertaneja

Casa do Estudante de Paulo Afonso-CEPA, em Salvador, criada e mantida pela Prefeitura de Paulo Afonso, completou 30 anos beneficiando estudantes pauloafonsinos

Publicada em 08/10/22 às 12:39h - 1666 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia Casa do Estudante de Paulo Afonso-CEPA, em Salvador, criada e mantida pela Prefeitura de Paulo Afonso, completou 30 anos beneficiando estudantes pauloafonsinos  Compartilhar a noticia Casa do Estudante de Paulo Afonso-CEPA, em Salvador, criada e mantida pela Prefeitura de Paulo Afonso, completou 30 anos beneficiando estudantes pauloafonsinos  Compartilhar a noticia Casa do Estudante de Paulo Afonso-CEPA, em Salvador, criada e mantida pela Prefeitura de Paulo Afonso, completou 30 anos beneficiando estudantes pauloafonsinos

Link da Notícia:

Casa do Estudante de Paulo Afonso-CEPA, em Salvador, criada e mantida pela Prefeitura de Paulo Afonso, completou 30 anos beneficiando estudantes pauloafonsinos
 (Foto: Fotos: Arq. jornal Folha Sertaneja)

A edição do jornal Folha Sertaneja do mês de Agosto/2022, publicada no dia 3 de setembro de 2022, trouxe em sua página 3 uma matéria que teve grande aceitação – os 30 anos de existência da Casa do Estudante de Paulo Afonso em Salvador - tendo em vista a sua importância histórica, ao completar esses 30 anos e os benefícios proporcionados a centenas de jovens estudantes, de origem simples, muitos deles hoje revelados para o mundo com grandes profissionais em várias áreas do conhecimento humano.

Assim, o editor desse site decidiu republicar essa matéria também nesse site. O conteúdo desse matéria foi fornecido pelo Professor José Fernando Silva, o primeiro coordenador da Casa do Estudante de Paulo Afonso, em Salvador e por notas publicadas pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paulo Afonso.

Antônio Galdino da Silva - Editor

Casa do Estudante de Paulo Afonso-CEPA, em Salvador, criada e mantida pela Prefeitura de Paulo Afonso, completou 30 anos beneficiando estudantes pauloafonsinos 

A Casa do Estudante de Paulo Afonso, em Salvador/BA foi adquirida e instalada em Salvador, na primeira gestão do atual prefeito, Luiz de Deus, no ano de 1992. Completou, portanto, 30 anos de apoio para os estudantes de Paulo Afonso na Capital do Estado da Bahia.

Professor José Fernando Silva, primeiro coordenador dessa Casa do Estudante, foi um dos membros fundadores da Academia de Letras de Paulo Afonso - ALPA

Sobre esse evento, o jornal Folha Sertaneja conversou com o Professor José Fernando Silva que foi o primeiro coordenador dessa Casa do Estudante, atividade que exerceu durante 12 anos.

A Casa do Estudante de Paulo Afonso, em Salvador/BA. foi adquirida com recursos públicos no ano de 1992 na gestão de Luís Barbosa de Deus e inaugurada em 01 de julho daquele ano. 

Desta inauguração participaram, conforme foto acima, a partir da esquerda: Professora Creuza Araújo, Sec. Municipal de Educação; Prefeito Luiz Barbosa de Deus; Médico Anilton Bastos Pereira; Engenheiro Gilson Fernandes; José Fernando (atrás de Gilson Fernandes), 1º coordenador da CEPA; Deputado Federal José Carlos Aleluia; Amaury Xavier, Sec. de Obras; Professor Antônio Pinheiro; Petrônio Nogueira e Leônidas Marinho, Sec. de Administração desta gestão do Prefeito Luiz de Deus.

A primeira turma selecionada foi em 1993, 32 estudantes sendo 16 homens e 16 mulheres.

Na época, foi nomeado o estudante do CIEPA, José Fernando Silva, para ser o primeiro coordenador destas instalações, permanecendo nesse cargo por 12 anos, de 1993 a 2004, quando, tendo ele próprio concluído os seus estudos, retornou a Paulo Afonso à busca de emprego.

Assegura o Professor Fernando que a Prefeitura de Paulo Afonso pagou 32 bolsas de estudo num dos melhores cursinhos de Salvador, o PHD, no bairro do Itaigara.

A turma pioneira teve uma das maiores aprovações da história. Muitos fizeram os cursinhos preparatórios para vestibular em Salvador e submeteram-se a vestibulares na capital baiana enquanto outros preferiram, depois dos cursinhos em Salvador, fazer os vestibulares em outras universidades.

Conta o hoje Professor Fernando que “da turma pioneira, 25 estudantes foram aprovados nas melhores universidades do país, dentre elas: UFBA, UFAL, UFPB, UFS, UFPE, Universidade de Viçosa –MG.

O cursinho pré-vestibular Sartre também fez parte desse sucesso”. E acrescenta o primeiro coordenador da CEPA: Essa relação de outras universidades é que muitos alunos faziam os cursinhos em Salvador e se inscreviam para vestibulares em várias universidades. Mas a base foi o cursinho realizado em Salvador, eles hospedados na Casa do Estudante”.

“A Casa do Estudante é fruto do movimento estudantil no final dos anos 80 e início dos anos de 1990, no CIEPA, hoje CETEPI-1 que encontrou a sensibilidade do então prefeito Luiz de Deus. No final de 1991, o prefeito Luiz de Deus foi padrinho dos formandos do CIEPA que ali lhe entregaram o pedido para aquisição de uma casa do Estudante na capital baiana”.

O Professor Fernando assegura que ele, também estudante do CIEPA era do Grêmio e coube a ele entregar essa carta dos estudantes ao prefeito Luiz de Deus. “Os estudantes também contaram com o apoio do Bispo Diocesano de Paulo Afonso, D. Mário Zanetta que nos ajudou nessa luta”.

           

A Casa do Estudante de Paulo Afonso em Salvador, tem 08 quartos suítes, cada um com quatro camas tipo beliche e a casa do administrador no mesmo espaço, localizada no Bairro do Rio Vermelho na Rua Odilon Santos em Salvador.                                   

O Professor Fernando informa que “entre os anos de 1993 e 2004, a CEPA teve cerca de 279 moradores que fizeram cursinhos pré-vestibulares. Desses 279 estudantes, grande maioria formados em: Direito, Arquitetura, Contabilidade, Medicina, Biologia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Matemática”.                        

O primeiro coordenador desta CEPA fala da alegria que foi ter também ele a oportunidade de estudar em Salvador, onde fez os Cursos de Sociologia e de Filosofia pela UFBA, tendo o apoio oferecido pela Casa do Estudante de Paulo Afonso “que foi a base de que precisavam muitos estudantes pobres de Paulo Afonso. Hoje, egressos dos primeiros tempos desta Casa do Estudante temos, mestres, doutores e pós doutores, grandes profissionais em várias áreas do conhecimento, de que podemos citar nomes como Major Nailson, Bombeiro Militar, Gerailton da PRF, Esdriane do IFBA, vereador e advogado, hoje também professor universitário, Jean Roubert, Sandro José Gomes, diretor adjunto do presídio de Paulo Afonso-Ba, Edinete Melo, pesquisadora da Fiocruz e pós-doutora na universidade de Soubornne na França, Israel Teixeira, engenheiro da Fórmula 1 na Inglaterra, Roberton, escrivão da Polícia Federal e tantos outros”.

E, acrescenta o Professor Fernando que “não se pode deixar de lembrar de Dona Marina que trabalhou cerca de 20 anos para nossos estudantes”.       

“A Casa do Estudante cumpriu nesses 30 anos de existência, missão de ser uma ponte futurista e de oportunidades para os jovens paulafonsinos que foram para Salvador em busca de oportunidades e inclusão no campo do ensino superior”, concluiu o Professor José Fernando Silva.


Ao longo destes 30 anos, a Casa do Estudante de Paulo Afonso em Salvador passou por quatro reformas e ampliações. A primeira aconteceu no ano de 1999, no governo do prefeito Paulo de Deus. A segunda reforma foi realizada no ano de 2010, na gestão do prefeito Anilton Bastos que realizou outra reforma no ano de 2014 quando estava no seu terceiro mandato.


Quando da reforma em 2014, uma matéria veiculada no Jornal Rio Vermelho (www.blogdoriovermelho.blogspot.com.br) de Salvador, colocou em destaque a Casa do Estudante de Paulo Afonso e dizia: "Localizada na Rua Odilon Santos, no Rio Vermelho, a casa desde 1992 abriga os estudantes de Paulo Afonso e é considerada uma das melhores de Salvador".


E, acrescenta a reportagem: "A casa do estudante é uma demonstração clara que a Prefeitura pode participar e dar estímulo, mesmo que de maneira indireta, para que os jovens estudantes possam concluir o ensino universitário na capital", enfatiza um trecho da reportagem.


Na última destas reformas, realizada em dezembro de 2018, na gestão do prefeito Luiz de Deus, ganhou nova pintura, portas e ventiladores, além da reestruturação da parte elétrica, hidráulica e do teto. Os banheiros passaram por reestruturação, com novas pias, vasos e chuveiros. Algumas áreas receberam piso antiderrapante e a fachada recebeu nova cobertura e novo piso, como informa o site da prefeitura de Paulo Afonso.


Na ocasião, disse o prefeito Luiz de Deus: “Ao inaugurarmos a Casa do Estudante, ainda no meu primeiro governo, objetivamos proporcionar aos jovens de baixa renda a oportunidade de estudar na capital, para que pudessem ter o mesmo acesso ao ensino daqueles que poderiam se manter. Foi uma das grandes obras do nosso governo e que até hoje, depois de 26 anos, ajuda na formação de muita gente. Sinto-me orgulhoso e feliz em ver que a Casa do Estudante é um instrumento importante na educação dos pauloafonsinos. Realizamos esta reforma para que o local possa trazer ainda mais conforto para os seus moradores”, ressaltou o prefeito de Paulo Afonso em 2018.


Quando desta última reforma em 2018, a CEPA estava com 16 estudantes, que fazem parte do Programa Moradia Estudantil. Os alunos recebem alimentação, dispõem de profissional para limpeza, além de transporte e acesso à internet. O local conta com cozinha, refeitório, lavanderia, quartos com banheiros e sala de convivência.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!