Ao lançarmos a edição Nº 215 online, do Jornal Folha Sertaneja, com 19 páginas, bem próximo do seu aniversário de 19 anos, que acontecerá em fevereiro/2023, alguns leitores, até jornalistas, questionaram o porquê de não se estar mais fazendo este jornal impresso como o fizemos por mais de 17 anos.
Há um custo editorial gráfico que poderia ser coberto por anunciantes, empresários, comércio, empresas e instituições como, no caso de Paulo Afonso, a Chesf, a Câmara de Vereadores, a Prefeitura (que dispõem de verbas no seu orçamento para publicidade) mas, não temos recebido esse apoio. Assim, para não fecharmos de vez o Folha Sertaneja, optamos em apresentá-lo no formato online e com grande aceitação.
O Jornal Folha Sertaneja, fundado em 18 de fevereiro de 2004, já recebeu muitas Moções de Aplausos da Câmara Municipal de Paulo Afonso mas, não há apoio financeiro regularmente.
O Prefeito Luiz de Deus, em Fevereiro de 2017, autorizou o apoio mensal de R$2.500,00 que deixou de ser pago há mais de dois anos. De tempos em tempos, como nesta edição, negociamos uma publicidade de menos da metade desse valor, sendo o espaço entre elas de vários meses. A Secretaria de Cultura diz não ter recursos para essa área, gerenciada pela Ascom.
Na verdade, o Plano Diretor de Cultura de Paulo Afonso, aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal e sancionado pelo Prefeito Luiz de Deus em Fevereiro de 2018, com validade carimbada até 2027, já mostra em sua página 26 que “inexiste uma política cultural” no município de Paulo Afonso. Daí a dificuldade de se produzir um jornal, outras publicações como revistas culturais temáticas e livros.
Jornais, rádios, sites, para serem mantidos precisam de patrocínios que, inclusive respeitem a linha editorial de cada um desses veículos.
Vivo em Paulo Afonso, desde 20 de novembro de 1954 e fui aceito como Cidadão de Paulo Afonso em 7 de abril de 1993, há quase 30 anos. Em todo esse tempo tenho me doado, por inteiro, como Professor, jornalista ou Cidadão deste município. E tenho usado recursos próprios para manter vivos o site www.folhasertaneja.com.br e o Jornal Folha Sertaneja, que está online há quase dois anos, dos quase 19 anos de sua criação.
Antes e depois do Jornal Folha Sertaneja muitas outras publicações impressas – jornais e revistas - importantes para a história desse município, fecharam, deixaram de existir. A nossa opção online foi o que encontramos para manter, com custo mais baixo, o jornal vivo... Quase já morremos na praia, mas estamos resistindo. Até quando? Só Deus sabe...
Queremos deixar claro que sempre nos sentimos muito honrados com a Moções de Aplausos recebidas dos vereadores de Paulo Afonso e sempre temos divulgado, no site e no jornal online, matérias que são enviada pelas assessorias da Câmara e da Prefeitura, assim como somos muito agradecidos pelo temos recebido dos anunciantes, mesmo sem a regularidade desejada e necessária para que possamos voltar a ter a nossa edição impressa...
Sertanejo, nascido no Cariri Paraibano, penso como todos os nordestinos: “O pouco, como Deus, é muito”. Tanto cremos nisso que o nosso lema é “Até aqui nos ajudou o Senhor” (I Sm. 7:12).
É importante que todos saibam disso antes de tecerem comentários desairosos e sem fundamento...
A Edição Nº 215 do Jornal Folha Sertaneja, com 19 páginas, está disponível no site www.folhasertaneja.com.br e podemos enviar, sem custo, para os interessados via E-mail ou WhatsApp. Para isso basta enviar uma mensagem de texto para o WhatsApp 75-99234-1740 ou para o E-mail professor.gal@gmail.com, informando como deseja receber o Jornal Folha Sertaneja online.
A Edição 216 vai circular no dia 26 de Dezembro para divulgar suas mensagens de Boas Festas e Feliz Ano Novo! Entre em contato pelo Email ou WhatsApp acima e envie sua mensagem, sua publicidade, até o dia 22 de dezembro de 2022. A arte deve ser entregue pronta até esta data, em PDF ou foto de qualidade.
Entre em contato para conhecer nossa tabela de preços de publicidade.
Abraço fraterno para todos, com votos de Boas Festas, um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de realizações.
Antônio Galdino da Silva
www.folhasertaneja.com.br
Jornal Folha Sertaneja