O Jornal Folha Sertaneja online – Edição Nº236, de Julho/Agosto de 2024 traz em sua página 13, uma matéria sobre os 10 anos de inauguração do Serviço de Atendimento ao Cidadão, instalado em Paulo Afonso e inaugurado em 19 de julho de 2014 pelo então governador da Bahia Jacques Vagner.
Nesta reportagem, o Folha Sertaneja mostra o grande número de atendimento nesse período e a permanente busca pela excelência desse atendimento a moradores de vários municípios da região de Paulo Afonso, como explica o seu gestor Didácio Ferraz à reportagem e como também acompanhou de perto o diretor do jornal nas vezes que ali esteve para ser atendido.
Didácio Ferraz - Gerente do SAC Paulo Afonso
O SAC – Serviço de Atendimento ao Cidadão, localizado à Rua Luiz Viana Filho, foi instalado e inaugurado em Paulo Afonso no dia 19 de julho de 2014 pelo governador Jacques Vagner que informou na ocasião que este “SAC de Paulo Afonso é o primeiro a ser construído no norte da Bahia e beneficiará mais de 100 mil pessoas da cidade, além dos municípios circunvizinhos de Glória, Jeremoabo, Santa Brígida, Pedro Alexandre, Coronel João Sá, Rodelas, Novo Triunfo, Sítio do Quinto e Antas”.
“A área construída é de mais de 800 metros quadrados, e o SAC recebeu investimentos da ordem de R$.2,78 milhões e terá capacidade para 10 mil atendimentos mensais. No espaço funcionarão 10 unidades de serviços de órgãos parceiros, como: Detran, Embasa, Ceprev, Planserv, CPF, Saeb/SAF, SSP/Antecedentes Criminais, SSP/Carteira de Identidade, Sinebahia.” Foi o que disse o governador Vagner na data da inauguração.
Atualmente o órgão está sendo gerido por Didácio Diniz Soares Ferraz que está na gerência desta unidade de Paulo Afonso há um ano e oito meses onde trabalha com uma equipe de 47 colaboradores.
Funcionários do SAC Paulo Afonso comemoram 10 anos da instituição
Passados 10 anos, o empreendimento do governo estadual no município de Paulo Afonso tem valido a pena a cada ano, disse Didácio Ferraz que reuniu os colaboradores desse órgão para registrar tão importante data.
Segundo informou Didácio Ferraz, “O nosso horário de atendimento é das 7 horas às 13 horas, se segunda a sexta-feira e ele é feito através de senhas retiradas na Recepção. E temos a alegria de dizer que nesses 10 anos do SAC de Paulo Afonso, foram entregues mais de 880 mil senhas de atendimento aos usuários, pela nossa Recepção. Durante esse meu tempo de gestão, tenho recebido avaliações muito positivas sobre o nosso atendimento”.
Aproveito para também afirmar que, pessoalmente, em várias oportunidades, eu e familiares temos recorrido ao SAC sempre com atendimento excelente dos funcionários que ali trabalham, tanto na recepção onde gostaria de destacar a especial atenção da funcionária Valquíria, sempre prestativa e no Detran, da Sra. Karen também muito profissional e atenciosa, como todos, mas com um cuidado especial com os idosos. A minha gratidão e os parabéns pelo bom serviço. Que continue assim e ainda melhor. (Prof. Galdino)
A oferta de novos serviços no SAC, além de manter o Detran, Embasa, Ceprev, Planserv, CPF, Saeb/SAF, SSP/Antecedentes Criminais, SSP/Carteira de Identidade, Sinebahia, que funcionam nesta unidade desde a sua criação, tem também agora os serviços do PROCON e do SAE (Serviço de Atendimento ao Empreendedor), como informa Didácio Ferraz.
Destes órgãos, os mais procurados são o Instituto de Identificação Pedro Melo, EMBASA e o DETRAN.
Didácio Ferraz (ao centro) com colaboradores do SAC Paulo Afonso
Muito feliz pelos resultados dos SAC nesses 10 anos de atividades, Didácio Ferraz, ao lado de colaboradores, assegura que “a rede SAC é referência nacional e internacional de atendimento ao público, inclusive foi premiada pela ONU e serviu de inspiração para países como Portugal e Colômbia. O sucesso do SAC é sem dúvida um retrato de um Governo que pensa no cidadão e em seus colaboradores, um trabalho bem feito através da Secretaria de Administração e Órgãos parceiros. Hoje Paulo Afonso conta com excelentes profissionais que atendem o cidadão promovendo a excelência, através de soluções inovadoras.
E conclui o responsável pela gestão deste SAC de Paulo Afonso: “A nossa expectativa e visão é transformar o atendimento ao cidadão da Bahia em referência mundial, mantendo nossos valores que são: comprometimento, transparência, ética, respeito, qualidade e integração. Esse reconhecimento dos bons serviços prestados pelo SAC de Paulo é o resultado da dedicação, da busca da excelência na qualidade desse atendimento de cada um dos nossos colaboradores, coordenadores e colegas que compõem o SAC Paulo Afonso a quem deixamos um agradecimento especial, concluiu Didácio Ferraz.
O prédio do SAC em Paulo Afonso tem cerca de 800 metros quadrados