noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Destaque do Jornal Folha Sertaneja

“Paulo Afonso aos nossos olhos” na Escola Municipal Rivadalva de Carvalho na Semana de aniversário da Emancipação Política de Paulo Afonso

Publicada em 26/08/24 às 14:14h - 384 visualizações

Antônio Galdino com texto de João Paulo


Compartilhe
Compartilhar a noticia “Paulo Afonso aos nossos olhos” na Escola Municipal Rivadalva de Carvalho na Semana de aniversário da Emancipação Política de Paulo Afonso  Compartilhar a noticia “Paulo Afonso aos nossos olhos” na Escola Municipal Rivadalva de Carvalho na Semana de aniversário da Emancipação Política de Paulo Afonso  Compartilhar a noticia “Paulo Afonso aos nossos olhos” na Escola Municipal Rivadalva de Carvalho na Semana de aniversário da Emancipação Política de Paulo Afonso

Link da Notícia:

“Paulo Afonso aos nossos olhos” na Escola Municipal Rivadalva de Carvalho na Semana de aniversário da Emancipação Política de Paulo Afonso
 (Foto: De Antônio Galdino e Divulgação Escola Rivadalva.- Enviadas por Emiliana Bento)

Nos últimos anos, a convite da Direção e Coordenação Pedagógica da Escola Municipal Rivadalva de Carvalho, tenho participado de atividades, palestras, roda de conversa, com os estudantes desta unidade escolar onde sempre reencontrei a acolhida da diretora Maria Lúcia, de uma ex-vice-diretora, Tâmara (agora em outra unidade escolar) e na funcionária do apoio administrativo, Maria José, que foram minhas alunas, há algum tempo atrás, assim como dos seus coordenadores pedagógicos, Maria Aparecida (em licença), João Paulo e Elisângela Lima e professores.

É sempre um momento de grande alegria, poder acompanhar a programação especial que a Escola Rivadalva realiza todos os anos para que seus muitos alunos, mais de 1 mil (1.020), interajam, participem de eventos e passeios, criem artes diversas para apresentar o seu conhecimento sobre a história do município de Paulo Afonso em suas programações especiais no aniversário de emancipação do município, com o apoio e participação ativa de 36 professores, 16 cuidadores e seus coordenadores e pessoal de apoio.

Este ano, estive ali mais uma vez e fui “bombardeado” por perguntas de estudantes curiosos e também de professores que buscavam, procurar conhecer um pouco mais sobre a história da cidade, do município onde nasceram e sobre o escrevi alguns livros, revistas e artigos no Jornal Folha Sertaneja e nos livros produzidos pela Academia de Letras de Paulo Afonso, que sou membro fundador e já fui presidente, em alguns mandatos que somam mais de cinco anos.

Mas as atividades foram diversas, nas salas de aula, no pátio da escola, em passeios pelos pontos turísticos da cidade, participando e ganhando medalhas, em atividades esportivas da cidade. Em cada um deles via-se a empolgação dos alunos, o respeito aos símbolos do município, à bandeira, ao brasão e ao hino de Paulo Afonso. Deixaram a sua marca, ao construírem a bandeira com as suas digitais. A reverência à Bandeira e ao Hino Nacional Brasileiro e a revelação de poetas, dançarinos, nos encontros de cultura e música...

Foram muitos os momentos marcantes durante toda a semana que antecedeu ao dia do aniversário da Emancipação política de Paulo Afonso, 28 de julho de 2024.

O projeto trabalhado este ano teve como tema PAULO AFONSO AOS NOSSOS OLHOS, proposto pela professora Emiliana Bento e aceito pela direção e desenvolvido pela coordenação pedagógica e professores da Escola Rivadalva.

No texto a seguir, o coordenador João Paulo explica o desenvolvimento desse projeto, ilustrado com algumas das centenas de fotos.

Embora desenvolvido no final de julho de 2024, vimos como oportuno apresenta-lo nesse site como um Destaque do Jornal Folha SertanejaLeiam e compartilhem. 

Abraço fraterno, Professor Antônio Galdino da Silva – escritor, diretor deste site www.folhasertaneja.com.br e do Jornal Folha Sertaneja.

 

PAULO AFONSO AOS NOSSOS OLHOS

A semana de 22 à 27 de julho de 2024, foi marcada por atividades que integraram conhecimento histórico, cultural e esportivo, reforçando o orgulho dos alunos em ser cidadãos de Paulo Afonso. A participação ativa dos estudantes e a colaboração entre escola, famílias e comunidade destacam a importância da parceria na Educação, e por meio do “PROJETO PAULO AFONSO AOS NOSSOS OLHOS”, a Escola Municipal Rivadalva de Carvalho desenvolveu atividades para celebrar a Emancipação Política de Paulo Afonso, em louvor aos seus 66 anos.

O Projeto inicialmente desenvolvido pela professora Emiliana Bento e pelo coordenador pedagógico João Paulo Tavares, porém abraçado pela gestão escolar, professores e colaboradores da instituição foi realizado com múltiplas atividades na escola e em outras áreas da cidade de Paulo Afonso, o que permitiu aos estudantes um melhor conhecimento “aos seus olhos”, da cidade onde moram.

Aprendendo sobre os Símbolos do Brasil e do Município: 

O primeiro dia de desenvolvimento do projeto a Escola procurou reforçar em cada estudante o valor e o respeito aos símbolos da Pátria e do município, com o canto do Hino Nacional do Brasil e do Hino de Paulo Afonso com o hasteamento das bandeiras e, na volta às salas de aulas, os alunos puderam compreender o Brasão Municipal e a composição da Bandeira de Paulo Afonso, cada um dos seus elementos, a sua relação com a história, assim como tiveram, com a orientação e acompanhamento de cada professor, a oportunidade de conhecer melhor e entender a letra do hino do município de Paulo Afonso. Os estudantes dos turnos matutino e vespertino, puderam entoar o canto e somar na aprendizagem, assim aumentando o orgulho em serem cidadãos pauloafonsinos.

A nossa bandeira, construída com a nossa digital

No segundo dia do projeto PAULO AFONSO AOS NOSSOS OLHOS, os alunos foram convidados a pintar a bandeira municipal. Como parte da nossa história, todos deixamos uma marca em nossa cidade, porque ser pauloafonsino está em nossas digitais e isso faz parte de quem somos. Os estudantes foram convidados a deixar registrado com tinta vermelha a digital de seus dedos indicadores para que soubessem que pertencem a Paulo Afonso, e os seus olhares e marcas a respeito desta linda cidade fazem dela ainda mais bela.

Imagens da nossa história

Para melhor refletir o processo de aprendizagem deste dia, os alunos seguiram para o auditório, onde apreciarem a sessão do CINEMA DA HISTÓRIA, uma sequência de vídeos que trouxe a história de Paulo Afonso desde a sua origem, passando pelo processo de construção das usinas, emancipação política e seguindo contando a história até os dias atuais. Um momento rico em conhecimento e aprendizado de modo interdisciplinar.  

Roda de conversa com um escritor/historiador da cidade

Para somar com todo o contexto trabalhado ao longo dos dias, no terceiro dia do projeto, tivemos a alegria de receber em nossa escola o professor Antônio Galdino, ele que é membro fundador da ALPA - Academia de Letras de Paulo Afonso, escritor fundador do Jornal Folha Sertaneja, como também um apaixonado pela história de nosso município e que com muito prazer conta essa história de Paulo Afonso com riqueza de detalhes que encanta a todos que o ouve.

O professor Galdino foi convidado para um bate-papo com os alunos, e de modo didático elucidou todas as dúvidas que iriam surgindo. Uma enorme contribuição em conhecimento, pois nossos alunos se envolveram no diálogo, participando ativamente, fazendo perguntas e tirando dúvidas a respeito da história da cidade.

Enxergar a cidade aos olhos de um escritor que viveu grandes marcos dos momentos nela, que traz seus registros como parte pertencente desta é ainda mais engrandecedor para os que vivem essa experiência, tornando-a ainda mais inesquecível.

Com os olhos na diversificada cultura local e regional

O nosso quarto dia do projeto PAULO AFONSO AOS NOSSOS OLHOS, foi um dia de aprendizagem significativa, com somas de conhecimentos, partilha de resultados, onde todos os alunos apresentaram seus trabalhos desenvolvidos ao longo da semana.

Os primeiros anos trouxeram a cultura de Paulo Afonso em danças, com a ciranda das águas e pescadores com sua jangada, o xaxado na ponta do pé fez com que os nossos alunos trouxessem o regionalismo presente, e mais brilho foram os que dançaram o Cheiro da Karolina, com o molejo do piseiro, que é um dos ritmos atuais e de grande sucesso na música estilizada. E como toda festa de aniversário tem os parabéns, não foi diferente a linda homenagem que houve para cantar os parabéns para a nossa Paulo Afonso.

A multiturma vem desenvolvendo uma aprendizagem voltada para a história de Luiz Gonzaga o rei do baião. Abordando a vida do grande Gonzagão na autoria da música Paulo Afonso, a qual compôs junto com Zé Dantas. Os estudantes em sua exposição realizaram o cantar à capela da canção, ao finalizar contaram com detalhes como esta foi composta e a história dos personagens dela citado.

Os quintos anos fizeram uma exposição da história, com a confecção de cartazes, pinturas, trazendo informações a respeito da política, vegetação, clima, prefeitos, história da CHESF. Somando a isso, trouxeram elementos da cidade e da cultura nordestina, com artes, artesanatos, pinturas, criando um pequeno museu com todos os trabalhos desenvolvidos, oportunizando ainda mais conhecimento.

Olhares sobre a política, monumentos e a natureza da nossa cidade

Os segundos anos se debruçaram em uma linda pesquisa sobre a nossa Paulo Afonso atual, onde montaram livretos trazendo informações sobre a política municipal, economia, vegetação, clima e pontos turísticos, tudo muito rico em detalhes e informações, que os ajudaram a compreender ainda mais a história da cidade.

Partindo também de pesquisas sobre os marcos da cidade ou monumentos que a representa, os terceiros anos usaram da exuberância ao transformarem pontos turísticos de nossa cidade em lindas maquetes, numa riqueza de detalhes que foi incrível de se ver. Diante do trabalho desenvolvido pudemos colher das famílias e dos alunos o quão significante foi a confecção e estudo sobre a cidade. A elaboração das maquetes uniu familiares, vizinhos de alguns alunos, além da pesquisa feita para acrescentar detalhes deixando ainda mais real tudo o que foi feito.

 

O olhar poético sobre a cidade

Os quartos anos trouxeram seus olhares sobre a nossa cidade em belíssimos poemas autorais, como também recitaram poemas de grandes nomes do nosso município. Ter a oportunidade de ouvir e ler os resultados apresentados por eles é engrandecedor, pois a ótica que os estudantes apresentaram em versos poéticos mostra o quão orgulhosos são em pertencente a cidade. Uma riqueza em escritos que somou de modo expressivo em nossa culminância.

O olhar para o esporte, para superar limites

Para finalizar a semana de atividades, os estudantes participaram da Corrida Estudantil da Emancipação. Um momento único para os nossos pequenos atletas, que os fizeram compreender na prática a importância da superação dos próprios limites e medos, a grandiosidade da vitória ao cruzarem a linha de chegada, mas o principal de todos, o valor do espírito esportivo que se tem dentro da prática esportiva. Nesta competição alcançamos duas medalhas uma de prata com a aluna Ana Clara e outra de bronze com o aluno Arthur, mas o maior o orgulho foi ver a felicidade no rosto dos nossos alunos.

O olhar para a Educação, uma construção em parcerias

De fato, a educação se constrói em parcerias e cada vez mais torna-se um compromisso de todos. Este anos, os parabéns pela realização dessa intensa atividade alcança todos os nossos professores por tamanha dedicação, a equipe gestora na pessoa da Diretora Maria Lúcia Pereira e Vice-diretora Maria Zulmira de Lima que sempre confiam e integram projetos inovadores para aprimorar o conhecimento, à coordenação pedagógica, nas pessoas de João Paulo Tavares, Elisangela Lima, que sempre se dedicam para o melhor desenvolver do projeto, aos profissionais Assistentes cuidadores que sempre se dedicam na preparação e acolhimento dos nossos alunos, a equipe da secretaria, serviços gerais, merendeiras e vigilantes que com muito esmero zelam por nossos alunos e pela escola, aos familiares dos nossos alunos que sempre firmam parceria de sucesso, enfim a todos que aceitam o compromisso transformador que se faz por meio da educação, concluiu o coordenador pedagógico João Paulo Tavares.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


João Paulo

26/08/2024 - 16:18:16

Foi e sempre é um projeto lindo, mto me orgulho de fazer parte dessa construção! Parabéns a toda a equipe Rivadalva de Carvalho, juntos fazemos o melhor para nossos alunos e assim para a nossa escola!! 👏🏼👏🏼👏🏼


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!