Nota do Editor:
Caros internautas: Entre os dias 9 e 15 de dezembro, tivemos um problema com a atualização do nosso site e coleta de matérias para a edição do Jornal Folha Sertaneja de dezembro de 2024. Precisamos nos ausentar para a realização de consultas médicas agendadas e o Notebook que levamos apresentou um problema.
Enfim, de novo na terrinha (Paulo Afonso-BA), já estamos em campo e apresentamos na noite deste domingo, 15 de dezembro, uma reflexão para o mês de dezembro, o nosso Editorial do Jornal Folha Sertaneja do mês de novembro e já anunciamos que a partir desta segunda feira começarão a fazer companhia a todos vocês, as crônicas e questionamentos do Professor Francisco Nery e de Luciano Júnior, articulistas desse site e do Jornal Folha Sertaneja.
Também estaremos atualizando os nossos leitores com os últimos acontecimentos como a Confraternização dos Aposentados da Chesf e da Fachesf – Aposchesf, a passagem do comando da 1ª Cia de Infantaria, e já emendando com a solenidade da Passagem do Comando de Policiamento da Região Nordeste, que será dia 17, a Diplomação dos eleitos em outubro, que será dia 18 e outros eventos de Paulo Afonso e região.
Fiquem agora, com esse nosso Destaque do Jornal Folha Sertaneja, uma reflexão para este mês de dezembro, o último do ano, cheio de expectativas.
Muito obrigado por sua companhia e, nossas desculpas pela ausência involuntária.
Antônio Galdino da Silva – Diretor da Galcom Comunicações - site www.folhasertaneja.com.br e Jornal Folha Sertaneja.
DEZEMBRO, o último mês do ano, cheio de expectativas!
Antônio Galdino
“Este é o dia que fez o SENHOR; regozijemo-nos e alegremo-nos nele.” Salmos 118:24.
Começamos o mês de dezembro de 2024. E, como acontece em todos os anos, ele vem cheio de expectativas para o novo ano que já se aproxima.
Muitos costumam aproveitar o finalzinho de cada ano para fazer um balanço do que foi a sua vida ao longo desta caminhada. Conseguiu realizar os sonhos, sonhados há tanto tempo? Adquiriu os bens que desejou? Conseguiu eleger o seu candidato?
Ah! E a vida amorosa como foi? Dentro do esperado ou melhor ou não?
Naturalmente que cada leitor tem sua própria forma de ver esses dias que se foram e a expectativa que tem para esse final de ano.
Haverá um Natal de verdadeira celebração ao aniversariante mais importante do ano? Ou muitos continuarão exaltando o seu próprio EU?
E a cidade, estará feericamente iluminada ou o brilho do Natal estará apenas no coração de cada ser?
Mas, o mês de Dezembro de cada ano tem realmente o poder de despertar sentimentos de amor ao próprio e de evocar lembranças, acontecimentos que marcaram a caminhada, até porque é mesmo muito importante avaliar o passado para planejar, com mais segurança, o futuro...
No que se refere a esta cidade onde nasceram milhares de pessoas e outras muitas chegaram e foram por ela acolhidos, há, naturalmente, a grande expectativa do amanhã que virá.
O cenário político, com as eleições de outubro deste ano, estimula essas expectativas e o calendário já anuncia alguns eventos.
Amanhã, dia 2 de dezembro, começa o processo oficial de transição da gestão municipal, quando atuais membros do governo e futuros secretários municipais e assessores do novo prefeito estarão reunindo, analisando, conhecendo o que se tem em cada uma das áreas da gestão municipal para que, com esses dados, sejam planejadas ações futuras pela nova gestão.
Dia 18 de dezembro, uma quarta-feira, os vereadores reeleitos e os novos que estão chegando e também o novo prefeito e o vice-prefeito, eleitos todos em 6 de outubro de 2024, estarão sendo diplomados pela Justiça Eleitoral para o exercício pleno dos seus mandatos nos próximos quatro anos – 2025 a 2028.
E, com certeza, muitos dos eleitos e outros que não chegaram a tanto, já começarão um novo ano – 2025 – com as atenções voltadas para as eleições de 2026, quando serão eleitos o presidente da República, o vice-presidente, senadores, deputados federais e estaduais e governadores do Estado.
Por falar nisso, Zé de Tonha, aqui ao meu lado estava resmungando e lhe perguntei o que estava havendo e ele não se fez de rogado e foi logo dizendo...
“O Brasil, desse jeito, não vai pra frente nunca. É uma eleição atrás de outra, e toda vez se gasta uma fortuna que o Brasil não tem. Porque não se faz uma eleição só, todo mundo junto?”
E Zé de Tonha foi saindo da sala e resmungando... “Olhe, pra mim, aí tem coisa... debaixo desse angu, tem caroço... sei não, viu.... “
Ele não deixa de ter suas razões... Cada eleição no Brasil, é muito dinheiro envolvido...
E, concordando com Zé de Tonha, acrescento. E olhe que ainda tem outros poréns que ninguém parece querer ver.
Vejam bem. O prefeito é eleito em outubro, toma posse em janeiro e já sabe que esses dois primeiros anos do seu mandato serão para consertar as coisas, começar a colocar os seus projetos para funcionar e já tem que ficar concordando com os deputados que querem ser eleitos e com o governador do seu estado. Se o governador for do seu time/partido, terá dois anos mais amenos com o risco do próximo governador, se for de outro time, lhe virar as costas para dois anos de aperto, quando também, ele, prefeito vai estar cuidando da sua reeleição...
E vai ter que conviver com o Brasil devendo trilhões por aí, com o dólar passando de seis reais e interferindo na economia, até no preço do pão nosso de cada dia...
É complicado...
Mas, nesses últimos dias do ano, neste mês de dezembro, vamos também agradecer. Nem tudo foi ruim. Houve muitas bênçãos na vida de cada uma pessoa.
Assim, que Dezembro chegue também despertando sentimentos de gratidão, da harmonia, de paz, de busca de realização de sonhos, do exercício da humildade, de distribuição de amor uns para os outros. Assim, com toda certeza, com o espírito mais leve, saberemos enfrentar as adversidades e renovar a esperança de um novo amanhecer a cada dia.
Que se possa dizer a cada novo amanhecer desse dezembro e em cada novo dia do novo ano...
“Este é o dia que fez o SENHOR; regozijemo-nos e alegremo-nos nele.” Salmos 118:24.
É o nosso desejo pessoal, desse site e do Jornal Folha Sertaneja que, em fevereiro de 2025 completará 21 anos registrando a história recente e buscando a preservação da memória de Paulo Afonso e esta região do rio São Francisco! Porque, mesmo vivendo tempos difíceis hoje, precisamos manter em alta a nossa FÉ e crer que, como disse Max Lucado em um dos seus livros, "Dias Melhores Virão".
São tantas as expectativas para o ano 2025! Que ele venha de bom amigo e abençoado por Deus em Cristo. Precisamos vislumbrar dias melhores em todos os sentidos.