Jornal Folha Sertaneja, aos 10 anos, há 11 anos atrás
Antônio Galdino da Silva
Quando o Jornal Folha Sertaneja completa 21 anos de vida em Paulo Afonso, estamos apresentando, vez em quando, alguns textos de antigos e de atuais colaboradores e também comentando e enviando para E-mails, pessoas e grupos de WhatsApp, edições deste Jornal em PDF, comentando sobre a realidade de anos atrás e os dias de hoje.
Hoje, escolhemos para enviar para todos os interessados e os grupos e pessoas via WhatsApp, a edição Nº 121 do Jornal Folha Sertaneja do dia 31 de março de 2014, quando do aniversário de 10 anos deste Jornal.
Quem quiser receber esta edição, até por curiosidade, envie mensagem de texto para o WhatsApp 75-99234-1740 ou para o E-mail professor.gal@gmail.com. Sem nenhum custo.
Os 10 anos do Jornal e o lançamento de livros mereceram Moções de Aplausos das Câmaras Municipais de Paulo Afonso e de Delmiro Gouveia.
A edição faz homenagem às mulheres em duas páginas de cobertura do evento Mulher Nota 10, organizado por Derinho Oliveira. O Jornal também traz homenagens à Mulher, no Editorial e em reportagens sobre a mulher na Câmara Municipal.
Ainda naquele mês, dedicado às mulheres, o historiador João de Sousa Lima traz uma conversa com a Sra. Firmina Maria da Conceição, conhecida como Cabocla, que estava na época com 109 anos e tinha sido coiteira de Lampião.
Há uma crônica do Dr. Isac Oliveira, atual presidente da ALPA, outra do Professor Ivus Leal e uma entrevista feita com o diretor do Jornal Folha Sertaneja.
A edição traz a cobertura do lançamento do livro De Forquilha a Paulo Afonso, lançado em fevereiro de 2014, há 11 anos, em texto de Ana Paula e fotos de Antônio Francisco, evento que reuniu cerca de 300 pessoas na pérgola da piscina do CPA, entre elas ex-prefeito de Jatobá e vários ex-prefeitos de Paulo Afonso.
Esta Edição dos 10 anos do Jornal Folha Sertaneja saiu com 16 páginas e mais um Caderno Especial de 4 páginas sobre a Câmara de Dirigentes Lojistas de Paulo Afonso – CDL.
Outros Detalhes sobre o Jornal Folha Sertaneja quando ele completou 10 anos, Edição Nº 121. O valor de CR$2,00 (dois reais) da capa era apenas simbólico. O Jornal Folha Sertaneja sempre foi distribuído gratuitamente e enviado para escolas, colégios e universidade, bibliotecas, instituições públicas e privadas, e nas lojas, clínicas e estabelecimentos comerciais.
A edição era impressa, com a tiragem de 1.000 exemplares. O Jornal, nesta edição de 10 anos trazia 2 páginas de publicidade do governo do Estado da Bahia e ainda publicidades da Ferrageiro, Suprave, Loja Brisa, Editora Fonte Viva (onde o jornal era impresso), Ação Parlamentar do Deputado Luiz de Deus, Foto Center, Hotel Portal da Ilha, Colégio Sete de Setembro, Litur, Farmácia do Povo, FASETE e Colégio Boa Ideia... Em outras edições também estavam publicidades da Prefeitura, da Câmara Municipal, da Rio Malhas, da Tita, do Boticário, da Milenium e outros anunciantes que, aos poucos optaram pela redes sociais e até a televisão e, quando chegou a pandemia do covid-19, sumiram todos. Só ficou a Suprave..., o que inviabiliza a impressão desse jornal e tem dificultado muito a sua manutenção, mesmo online, em face dos custos da empresa Galcom Comunicações e os encargos sociais e com pessoal que ela representa.
Neste mês de Fevereiro de 2025, chegamos à Edição Nº 243, chegamos aos 21 anos e estamos tentando dar mais alguns passos...
Leia esta edição para saber o que aconteceu por estas terras sertanejas há 11 anos atrás...