Nos últimos anos, nos meses de Julho –no desfile de aniversário de Paulo Afonso – e Setembro – Desfile da Independência do Brasil – ex-alunos do COLEPA reencontram-se em Paulo Afonso, vindos de vários lugares do Brasil e até de outros países onde moram ou trabalham.
É sempre a oportunidade de lembrar dos anos de estudos juntos, revirar o baú de memórias ou simplesmente compartilhar abraços às vezes esperados por tantos anos... Uma grande resenha!
Este ano sob a coordenação geral de Edilene e os apoios de Nane, Professor Galdino (que também foi ex-aluno), Beth e Manoel, mesmo à distância, muitos voltaram à Avenida Apolônio Sales para o desfile de 28 de Julho e depois foram matar as saudades destes anos do Colepão de Ouro.
O tema deste ano foi os 70 anos do início das atividades escolares da Chesf, que começaram na Escola Adozindo Magalhães de Oliveira em 1949.
Durante todo o seu tempo de vida, de mais de 50 anos de intensa atividade, o COLEPA sempre desenvolveu uma educação de excelência e foi reconhecido como modelo em todo o Nordeste pelo Conselho Estadual de Educação.
Em 28 de Julho de 2019, os ex-alunos do COLEPA falaram um pouco de sua história
HISTÓRICO DOS EX-ALUNOS DO COLEPA NO DESFILE DE 28 DE JULHO DE 2019
Quando a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – Chesf – se instalou em Paulo Afonso, no ano de 1948, um dos cuidados de sua diretoria foi criar escolas para os filhos dos seus empregados.
Em 1949 começou a funcionar a Escola Adozindo Magalhães de Oliveira e logo outras como a Murilo Braga e Alves de Sousa. Eram as Escolas Reunidas da Chesf.
Em Março de 1951 foi inaugurado o Ginásio Paulo Afonso. E muitas outras unidades de ensino foram construídas pela Chesf em Paulo Afonso e na região.
Em 1979, com o funcionamento dos Cursos de Ensino Médio, o sistema de Ensino da Chesf passou a se chamar oficialmente Colégio Paulo Afonso – COLEPA e todas as unidades de ensino mantidas pela Chesf em Paulo Afonso passaram a ser pavilhões do COLEPA, a unidade central.
A educação dos filhos dos empregados da Chesf foi mantida pela empresa hidrelétrica, sempre no mais elevado grau de excelência, durante mais de 50 anos e houve um tempo, durante alguns anos, em que mais de 8 mil alunos estudavam nas escolas da Chesf.
O Conselho Estadual de Educação da Bahia reconheceu o COLEPA como MODELO de Educação no Nordeste!
Os muitos milhares de estudantes saídos das escolas da Chesf se espalharam pelo Brasil e por muitos países levando a excelência da qualidade desse ensino para a própria Chesf e para grandes empresas nacionais e multinacionais.
Em todas as atividades, nos órgãos públicos, nas empresas privadas, nos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário pelo Brasil a fora, tem se encontrado, ao longo dos anos, ex-alunos do COLEPA, assim como em todas as escolas municipais, estaduais, particulares e nas universidades de Paulo Afonso e do Brasil, até na Europa, vai se encontrar alguém que se orgulha de ter sido estudante das Escolas da Chesf, ex-aluno do COLEPA e de suas unidades agregadas.
A partir do ano de 2008, os EX-ALUNOS, Professores, funcionários e diretores do COLEPA decidiram se reencontrar e participam com entusiasmo e alegria dos desfiles cívicos do aniversário de Paulo Afonso e da Independência do Brasil em homenagem a esta cidade e ao Brasil.
E estão aqui, na Avenida Apolônio Sales, muito emocionados, ex-atletas, professores, muitos alunos que se destacaram em suas áreas de trabalho, todos egressos das salas de aulas do COLEPA e de suas escolas agregadas, desfilando ao som da Canção do Marinheiro, o Cisne Branco, lembrando do saudoso diretor Enoch Pimentel Tourinho, velho marinheiro que trouxe essa canção para ser o eterno HINO DO COLEPA...
A Banda Musical do Colégio Estadual Carlina Barbosa de Deus puxou os pelotões dos ex-alunos do COLEPA, ao som do Cisne Branco e de Amigos para Sempre. Ficamos muito agradecidos ao diretor do Carlina, Professor Tita, também ex-aluno do COLEPA, ao Maestro Alexandre e a todos os componentes desta Banda que emocionou muito a todos nós.
Neste desfile os ex-alunos prestam uma homenagem in memoriam ao Professor Manoel Carlos Formigli Souza que foi diretor do COLEPA por mais de 15 anos e faleceu em Salvador em 7 de Junho deste ano.
2019 – 70 ANOS DE CRIAÇÃO DO SISTEMA DE ENSINO DA CHESF
A EXCELÊNCIA DO ENSINO, TODA A VIDA!!!
O COLEPA NÃO MORRERÁ NUNCA!
VEJAM MAIS FOTOS DOS EX-ALUNOS DO COLEPA EM 28 DE JULHO DE 2019 – também no Facebook Antônio Silva Galdino e na GALERIA DE
FOTOS do site www.folhasertaneja.com.br
(Ex-aluno e ex-professor Galdino)
http://mewkid.net/where-is-xena/ - Amoxicillin Online <a href="http://mewkid.net/where-is-xena/">Buy Amoxicillin Online</a> zzu.cxos.folhasertaneja.com.br.ljf.ft http://mewkid.net/where-is-xena/
O Colepa foi bom por causa dos alunos comprometidos e que eram parte da Chesf empreendedora. A partir de 1973 os agentes retrógrados do poder assumiram e começou o desmonte do Colepa. Até 1973 as turmas se formavam e todos os alunos iam para as universidades federais e para o Banco do Brasil. A partir de 1974 só os que não acreditavam na bobajada dos agentes da elite. Sorte que já foram para o beleléu.
Eu e minha esposa fomos alunos do ginásio Paulo Afonso, que depois veio a ser colégio Paulo Afonso, onde três dos meus filhos também estudaram.
Momento muito marcante. Foi memorável reecontrar velhos amigos de sala de aula. Dia 7 de Setembro estaremos juntos de novo. Parabéns a todos.
Parabéns, aos ex-alunos do Colepa, e aos organizadores do desfile.