A história de Abel Barbosa e Silva, o autor do projeto de emancipação política de Paulo Afonso tem merecido, ao longo dos anos, textos esparsos publicados em jornais, especialmente no jornal Folha Sertaneja, em algumas revistas sobre a história deste município e em alguns capítulos de livros.
No ano de 2012, o professor Antônio Galdino chegou a criar um projeto para a publicação da história de Abel Barbosa mas foi desestimulado pelo personagem central que durante muitas décadas sempre foi averso a homenagens.
O conteúdo referente ao criador do município de Paulo Afonso foi distribuído no livro De Forquilha a Paulo Afonso – histórias e memórias de pioneiros, lançado pelo professor Antônio Galdino em Fevereiro de 2014 mas a ideia de se reunir as histórias sobre o Chefe Abel e outras contadas por ele mesmo e por muitos amigos continuou viva.
Nos últimos anos, o ex-prefeito e ex-vereador, ex-presidente da Câmara, chefe do Grupo de Escoteiros Ruy Barbosa, diretor do Centro Educativo Ruy Barbosa, cidadão pernambucano e de Paulo Afonso aceitou a ideia e forneceu muitas informações sobre sua vida, desde os tempos em que viveu e atuou ativamente na política dos municípios do Agreste Pernambucano, as lutas e perseguições em Paulo Afonso, as dificuldades para gerir um município novo e muito dependente do que a Chesf fazia ou deixava de fazer na região.
“O livro ABEL BARBOSA – O INVENTOR DE PAULO AFONSO seria uma merecidíssima homenagem em vida àquele que lutou de forma intensa e determinada para que Paulo Afonso se tornasse independente do município de Glória e se projetasse como referência de desenvolvimento no Estado da Bahia e no Nordeste mas, como diz Chico Buarque em sua canção Roda Viva, “... Eis que chega a roda viva e carrega o destino pra lá” ou como disseram os poetas Almir Sater e Renato Teixeira, em sua música Tocando em Frente, “... um dia a gente chega, no outro vai embora”, Abel Barbosa nos deixou antes da conclusão desse projeto que estava sendo preparado para ser lançado como parte das homenagens a ele no seu aniversário de 90 anos, que seria no dia 3 de Junho de 2018. E ele partiu antes, em 26 de Abril de 2018”, diz o professor Galdino.
E completa: “O livro precisou ser revisto, vários textos precisaram ser reescritos e acrescentadas outras informações. E só em Julho de 2019 a história do Chefe Abel foi impressa”.
O lançamento estava previsto para o dia 25 de Julho, Dia do Escritor mas precisou ser adiado por causa do falecimento da Professora Natalice Barreto, uma referência na educação em Paulo Afonso, mãe do professor Edson Barreto, membro da Academia de Letras de Paulo Afonso.
Programação da ALPA no mês de Agosto/2019
Palestras, lançamentos de livros e noites de autógrafos, cantoria de repentistas.
DATA - 08 de Agosto (quinta-feira), às 19 horas
LOCAL – Câmara Municipal de Paulo Afonso
- Apresentação do site da Academia de Letras de Paulo Afonso
- Palestra de Antônio Galdino da Silva – Abel Barbosa e Paulo Afonso
- Lançamento do livro da Academia de Letras de Paulo Afonso (2019)
- Lançamento do livro ABEL BARBOSA – O INVENTOR DE PAULO AFONSO
DATA - 29 de Agosto (quinta-feira), às 19 horas
LOCAL – Memorial Chesf de Paulo Afonso
- Palestra de Antônio Galdino - Abel Barbosa e Paulo Afonso
- Cantoria de Rafael Neto e repentista convidado
- Noite de Autógrafos dos livros:
. ABEL BARBOSA – O INVENTOR DE PAULO AFONSO, de Antônio Galdino
. Antologia da Academia de Letras de Paulo Afonso – Edição Nº 1 - (2019) . Fragmentos de um Ponto de Partida, de Gorette Moreira.