noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Educação & Cultura

O I Seminário Social Dom Mário Zanetta e Padre Lourenço Tori será realizado na UNEB

O tema será: RIO SÃO FRANCISCO: DO PODER QUE PRODUZ POBREZA À INSPIRAÇÃO LIBERTADORA PARA OS QUE COM O RIO LUTAM E RESISTEM

Publicada em 24/10/19 às 12:44h - 1294 visualizações

Prof. Dr. Nelio Vieira de Melo - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/CAA/NFD


Compartilhe
Compartilhar a noticia O I Seminário Social Dom Mário Zanetta e Padre Lourenço Tori será realizado na UNEB   Compartilhar a noticia O I Seminário Social Dom Mário Zanetta e Padre Lourenço Tori será realizado na UNEB   Compartilhar a noticia O I Seminário Social Dom Mário Zanetta e Padre Lourenço Tori será realizado na UNEB

Link da Notícia:

O I Seminário Social Dom Mário Zanetta e Padre Lourenço Tori será realizado na UNEB
 (Foto: divulgação)

Nos dias 31 de outubro e 1 de novembro, será realizado o I Seminário Social Dom Mário Zanetta e Padre Lourenço Tori, promovido pelo Instituto Dom Mario Zanetta e Lourenço Tori em parceria com as Instituições de Ensino Superior (UNIVASF/UNEB/UFPE) da região do Submédio São Francisco.

O seminário é um evento de natureza social e acadêmica, contemplando extensão e pesquisa voltadas para estudos e reflexões sobre a sociedade, economia, cultura e organização social. O seminário será realizado na UNEB – CAMPUS VIII – AUDITÓRIO DO CDTA (Universidade do Estado da Bahia – UNEB (Rua do Gangorra, 503. Paulo Afonso – BA)

Considerando a atuação dos Padres Mario Zanetta e Lourenço Tori, dentre aqueles que tomaram para si a causa dos operários da construção das usinas hidroelétricas, dos pescadores, das crianças, das mulheres, dos indígenas, etc., este evento se propõe: resgatar memórias de sujeitos sociais associados à resistência e às lutas pelo direito à vida do rio e à vida humana digna em todos os seus aspectos.

O evento será participado por universitários, lideranças de Movimentos Sociais, educadores sociais, professoras e professores de todos os níveis, pesquisadoras e pesquisadores e todas as pessoas interessadas.

O tema do seminário será: RIO SÃO FRANCISCO: DO PODER QUE PRODUZ POBREZA À INSPIRAÇÃO LIBERTADORA PARA OS QUE COM O RIO LUTAM E RESISTEM.

Farão exposições e conferências:

P. Luciano Aguiar – Diocese de Floresta; Celito Kestering (LABELU); Alfredo Grosso; Prof. Antônio; Dra. Luciana Espinheira Costa Khoury.

O seminário está sendo organizado pela Direção do instituto, Alfredo Grosso, P. Luciano Aguiar, Claudia, com participação efetiva de pessoas que compõem a comissão organizadora do evento: Professora Floriza (UNEB), Prof. Celito (UNIVASF), Prof. Nelio (UFPE), Isa Leite, P. Luciano, Jovelina Ramalho, Regina, Ducilene, Cecília e outras pessoas colaboradoras voluntárias: Nani e Jessica (UNEB-OPARÀ), P. Edcarlos, Alba e Mazé.

Durante o evento haverá exposição de livros, de fotografias e atividades culturais relacionadas à memória de Dom Mario Zanetta e Padre Lourenço Tori.

PROGRAMAÇÃO DO DIA 31.10.2019

7h30min – Inscrições e acolhida

8h00min – Abertura do I Seminário Social Dom Mário Zanetta e Padre Lourenço Tori – Composição da mesa (Diretores do Instituto e convidados – conferência de apresentação do Instituto e temática do evento (Padre Luciano), seguido de uma breve apresentação de dados biográficos de Dom Mario Zanetta e Padre Lourenço Tori.

8h30min - Memória de Dom Mario Zanetta e Padre Lourenço Tori (Prof. Antônio).

8h50min - Contextualização Sócio-histórica de Paulo Afonso no início da ação missionária; Contexto das Igrejas no Brasil, na América Latina depois do Concílio Vaticano II e Medellin, situando a Igreja de Paulo Afonso e a de Novara (Celito, Alfredo).

9h40min – Testemunhos de lideranças em torno das ações de Viver o Rio São Francisco, resistindo e acendendo as luzes da esperança, no formato de uma mesa.

10h00 – Abertura de discussão dos participantes em plenária.

12h00min – Término com canto e dança indígena

12h10min - Almoço

14h00min – Temática do Seminário: Rio São Francisco: Desafios do poder que produz pobreza à inspiração e resistência para os que com o rio lutam e resistem (Celito e Grupo de Pesquisa). Dar o sentido de como essas lutas estão dando empoderamento ao povo, aos grupos sociais de lutas, como tem sido as articulações e ações de lideranças populares.

15h30min – Intervalo

15h50min - Atividade de grupos para refletir O Rio S. Francisco hoje: implicações da política sócio-econômica-ambiental para o rio e o povo (A água, Poluição/baronesa, Usina Nuclear, Mineração).

17h00min – Plenária de apresentação dos grupos – Fechamento – momento cultural e lúdico.

PROGRAMAÇÃO DO DIA 1.11.2019.

8h00min – inicio – Acolhida musical e poética

9h00min – O Rio S. Francisco hoje: implicações da política sócio-econômica-ambiental para o rio e o povo (A água, Poluição/baronesa, Usina Nuclear, Mineração) – Dra. Luciana Espinheira Costa Khoury.

10h00min – Encaminhamentos de propostas de ações a serem assumidas como resultados do seminário. Os mesmos grupos da tarde anterior – plenária – Nelio e Floriza.

11h00min – Conclusão – Palavras finais e outros.

(Prof. Dr. Nelio Vieira de Melo - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/CAA/NFD)




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2025 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!