Uma das maiores vitórias de uma cidade, com peso na educação de seus jovens e na cultura literária é ter uma Academia de Letras atuante através da qual os seus membros, escritores, poetas, fortalecem tanto a literatura como promovem o resgate da história e da memória da cidade e do seu povo com a promoção também de eventos educacionais, como é o caso da cidade de Paulo Afonso – BA.
Este município, no dia 28 de julho, vai completar seus 62 anos e tira de letra, pois além de ter uma Academia de Letras com nomes de peso, a ALPA tem um presidente atuante, o professor Antônio Galdino, que vai muito além de professor e jornalista, podemos afirmar que ele é um excelente escritor que deu vida a vários histórias da cidade, impressas nos seus livros, como a do fundador da cidade, que foi o eterno Abel Barbosa.
Hoje, dia 25 de Julho, data em que se comemora o Dia Escritor, a ALPA fez a sua primeira reunião em modo de vídeo conferência, e embora com a participação de poucos membros, foi muito proveitosa, na opinião de escritores como Edson Mendes, que mora no Recife e Marcos Antônio Lima, que estava em Santa Brígida, além dos diretores Antônio Galdino (presidente), Jovelina Ramalho (secretária), Socorro Araújo (1ª tesoureira) e Luiz José (2º tesoureiro).
A ALPA enviou a todos os seus membros, uma mensagem sobre o dia do Escritor.
Nessa reunião on-line falou-se bastante na 1ª Antologia de Poetas de Paulo Afonso, promovida pela ALPA dentro da programação dos seus 15 anos e os membros participantes debateram sobre outros projetos educacionais e literários.
Na reunião também se prestou uma singela homenagem ao acadêmico Fernando Mota, falecido no início do mês, que também será homenageado na edição impressa do jornal Folha Sertaneja do mês de Julho, em fase de organização.
Ao final da reunião o presidente e todos os membros fizeram questão de agradecer o apoio recebido de Nilton Alcântara (Negrito) que, através da parceria entre a ALPA e o site www.seliganamusica.net dirigido por ele, foi o responsável pela organização técnica e assessoramento durante a realização dessa primeira reunião online da ALPA.
O presidente Antônio Galdino parabenizou a todos os membros presentes pela participação e anunciou que esse encontro virtual será feito a cada 15 dias, por enquanto aos sábados, das 16 às 17 horas e convidou a todos para divulgarem com os outros colegas que o próximo encontro será no sábado, dia 08 de Agosto, às 16 horas.
(Por: Ascom www.seliganamusica.net)
Em tempo: faço minhas [também] todas as palavras do resto do texto.
Data vênia da colega imortal da comunicação, faço minhas as palavras exaradas no primeiro parágrafo. Sábias e precisas palavras. As gerações futuras agradecerão, com toda a certeza, a presença e as atividades da Academia de Letras de Paulo Afonso. Não pude,por motivo de força razoavelmente maior, participar desta reunião. Mas mato as saudades agora dos colegas comprometidos com a nossa cidade e região. Loas para os colegas ativos e eficientes da diretoria.
Foi realmente um momento muito agradável e produtivo. No qual amenizamos a saudade dos encontros e colocamos em prática, os planos de ação literária da ALPA. Parabéns aos participantes. Vida longa a ALPA. 👏👏👏👏👏