A distância, esse segmento de reta que liga dois pontos, separados um do outro por cerca de 51 quilômetros, o Povoado Colônia em Santa Brígida e Paulo Afonso. Na noite desta quinta-feira, sete de outubro, me pareceu uma eternidade, tamanha era a vontade de chegarmos a Câmara Municipal de Vereadores para prestigiar a posse da Presidente Gorette Moreira.
Saímos da escuridão empoeirada das estradas para adentrarmos no brilho fascinante da cidade de Paulo Afonso, a capital da energia, tão iluminada quanto uma árvore de natal. Essa cidade luz que está sempre de braços abertos, a nos receber.
Aos chegarmos, já encontramos o salão adornado de cavalheiros e damas das letras, eram os confrades e confreiras da ALPA (Academia de Letras de Paulo Afonso), que já estavam em seus respectivos lugares, cada qual com o seu brilhantismo e intelecto peculiares. Autoridades do poder legislativo, como o Presidente da Câmara, o Excelentíssimo Sr. Vereador Pedro Macário, e a Excelentíssima Vereadora Irmã Leda, também participaram deste momento histórico, no qual uma mulher seria empossada PRESIDENTE de uma Arcádia de Letras.
Estaria o Guerreiro das Letras, Prof. Antônio Galdino se aposentando? Aposentadoria que nada, a sua caneta está mais afiada que nunca, tanto que já produziu: Os Caminhos da Educação, de Forquilha a Paulo Afonso, a sua mais recente obra literária. O Mestre Galdino recua uma posição, mas, continua ao lado do exército de escritores (as) da Academia de Letras de Paulo Afonso.
Após dois mandatos, muito bem sucedidos por sinal, fica na vice-presidência, deixando o jardim literário da ALPA, florido e adornado com seis magnificas obras. Agora cabe a essa magnitude de mulher: Maria Gorette Moreira, que têm raios de sol nos cabelos e lua de prata no sorriso, então empossada Presidente da ALPA, rega-lo e mantê-lo sempre florido com novas flores de letras, e disso, não temos dúvida alguma.
Vida longa a ALPA!!!