No dia 7 de outubro, em solenidade realizada a partir das 20 horas na Câmara Municipal de Paulo Afonso, cedida para esse fim pelo seu presidente, Vereador Pedro Macário Neto, foi empossada a nova diretoria da Academia de Letras de Paulo Afonso, eleita no dia 24 de setembro de 2021 para um mandato de dois anos – Outubro/2021 – Outubro/2023.
A nova diretoria tem agora como presidente a acadêmica Maria Gorette Moreira que era a vice-presidente na diretoria anterior, que foi presidida pelo Professor Antônio Galdino da Silva, agora eleito e empossado para a vice-presidência.
A solenidade de posse da nova Diretoria e do novo Conselho Fiscal da ALPA foi precedida de um Sarau Literário com apresentações de poesias pelos acadêmicos poetisa Maria do Socorro Araújo e poetas Isac de Oliveira e Jotalunas Barros e por um musical com a acadêmica cantora Jovelina Ramalho, acompanhada pelo músico violonista Willames.
O evento contou com a presença do presidente da Câmara, Vereador Pedro Macário e a vereadora Leda Chaves (Irmã Leda) e familiares dos acadêmicos, uma vez que o acesso do público ainda é restrito e foram cumpridas todas as normas dos protocolos de segurança contra o Covid-19.
Em seu discurso de transmissão do cargo o acadêmico Antônio Galdino ressaltou as conquistas de sua gestão, “conseguidas com muito trabalho e com a participação e apoio da diretoria e de alguns membros da ALPA”, destacando “a aprovação da Lei Municipal Nº 1397, de 12 de dezembro de 2018, na minha primeira gestão, que reconhece a Academia de Letras de Paulo Afonso como instituição de Utilidade Pública Municipal e a Lei Municipal Nº 1455, de 27 de outubro de 2020, cujo projeto de lei é de autoria do Prefeito Luiz Barbosa de Deus. Esta Lei cria o Memorial Abel Barbosa para funcionar, como resgate permanente da história de Paulo Afonso, nas instalações da primeira Prefeitura de Paulo Afonso, na Av. Landulfo Alves no prédio chamada Espaço Cultural Raso da Catarina, onde também será a sede da ALPA que administrará, conforme esta Lei 1455/2020, o Memorial Abel Barbosa”.
O Professor Antônio Galdino não escondeu a sua frustração e até decepção pela não entrega à sociedade de Paulo Afonso, por parte da Prefeitura, o Memorial Abel Barbosa e a sede da ALPA, aprovados pela citada Lei há um ano e também pela resistência que a ALPA encontrou em membros da gestão municipal para que isso acontecesse.
Ressaltou o Professor Galdino que ao deixar a presidência da ALPA, “esta instituição cultural tem uma página no Facebook e um site: www.letrassertanejas.org, além de uma nova imagem face a exposição positiva desta Academia em sites, jornais, rádios e outras formas de comunicação, pelas redes sociais”.
O presidente homenageou e agradeceu ao Membro Honorário da ALPA, o empresário Sebastião Leandro de Morais por todo apoio que tem dado à ALPA em sua gestão, inclusive sendo o maior patrocinador da 2ª Antologia de Poetas de Paulo Afonso & Convidados, lançada nesta solenidade, juntamente com o livro Revista da Academia de Letras de Paulo Afonso Nº03 do ano de 2021.
A nova presidente Maria Gorette Moreira ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela gestão anterior e disse que precisava dar continuidade e tem vários projetos e que para isso precisava contar com o apoio e a real participação de todos os membros da ALPA.
Disse ainda Gorette que também “esperava contar com o apoio do atual vice-presidente e de outros membros que ocupam novos cargos nesta gestão porque é desejo dessa presidente e desta diretoria realizar outros projetos importantes que apresentarão à ALPA ainda mais compromissada com a cultura literária de Paulo Afonso. Espero também contar com o apoio importante desta Câmara Municipal de Paulo Afonso que muito ajudou nas atividades da ALPA nos últimos anos”.
Gorette Moreira agradeceu “a cada um dos funcionários da Câmara que se dispôs a vir apoiar este evento sem ganhar horas extras, atendendo ao meu pedido pessoal, desde o pessoal da copa, à servidora de cafezinho e água, ao operador de TI que está permitindo a transmissão desse evento tanto pelo canal www.youtube.com/camaramunicipaldepauloafonso, como pelo canal www.youtube.com/folhasertaneja, à assessora de comunicação e fotógrafa deste evento. A todos vocês o meu muito obrigada”.
Vários membros da ALPA fizeram considerações sobre a gestão anterior e desejaram sucesso ainda maior à atual diretoria da ALPA. Foram oradores da ALPA, nesta noite os acadêmicos Isac Oliveira, Socorro Araújo, Jovelina Ramalho, Francisco Nery, Marcos Antônio Lima, que veio da cidade de Santa Brígida para este evento, Sebastião Leandro de Morais, Roberto Ricardo, Luiz José da Silva, Jotalunas Rodrigues, Aníbal Nunes, Professor Fernando e Sandro Gomes.
O acadêmico Sandro Gomes, assim como o Professor Fernando e o Professor Francisco Araújo, estiveram à frente da ALPA nos seus primeiros momentos e o Professor Sandro ressaltou e reconheceu as conquistas conseguidas pela gestão dos últimos quatro anos e disse “acreditar que esta nova gestão empossada neste dia 7 de outubro só acrescentará valores a esta Academia de Letras de Paulo Afonso”.
Em sua fala, o acadêmico Professor Francisco Nery pediu “o apoio da Câmara Municipal de Paulo Afonso para, à semelhança do que vem acontecendo em muitos países da Europa como a França, que a Câmara, como Poder Independente, defenda a criação de ciclovias, pela cidade, e mais que veja junto aos bancos oficiais, como o Banco do Nordeste, o financiamento de bicicletas de marcha para a população de Paulo Afonso.”
A Vereadora Lêda Chaves, a Irmã Leda, surpreendeu a todos entoando uma canção de Louvor a Deus, como uma bênção para a nova diretoria da ALPA.
O Vereador Pedro Macário Neto parabenizou a diretoria que está saindo elogiando o seu trabalho e disse que, “como antes, as portas desta Casa Legislativa, durante a minha gestão, estarão abertas como todo o apoio para eventos como estes que só engrandecem a nossa cidade”.
O presidente da Câmara também entregou uma Moção de Aplausos, à nova diretoria eleita da ALPA, moção aprovada pela unanimidade dos 15 vereadores.
Foram empossados e diplomados os membros da Diretoria e também os membros, titulares e suplentes do Conselho Fiscal para o mandato Outubro/2021-Outubro/2023.
Diretoria
Presidente - Maria Gorette Moreira
Vice-Presidente - Antônio Galdino da Silva
Secretária Geral - Maria do Socorro Araújo Nascimento
2ª Secretária - Jovelina Maria Ramalho da Silva
1º Tesoureiro - Jotalunas Rodrigues Barros
2º Tesoureiro - Maciel Teixeira Lima
Também foram empossados os membros do Conselho Fiscal, para esse período.
Conselho Fiscal
Presidente: Franciso Nery Júnior
Vice-Presidente - Luiz José da Silva
Isac de Oliveira
Suplentes
Maria Cleonice de Souza Vergne
Jean Roubert Félix Netto
Roberto Ricardo do Amaral Reis.
Na solenidade foram também lançados os livros 2ª Antologia de Poetas de Paulo Afonso & Convidados e o livro Revista da Academia de Letras de Paulo Afonso Nº03 – Ano 2021.
A Sessão Solene de posse da nova diretoria da ALPA, iniciada com a execução do Hino Nacional Brasileiro foi encerrada com a execução do Hino de Paulo Afonso que é de autoria de Oscar Silva e sua esposa Vilma Rodrigues, recentemente falecida. Oscar Silva é membro correspondente da ALPA.
Parabéns à sensibilidade de Géliton que não se esquece de Paulo Afonso, da Chesf e dos amigos. Nós nos lembramos de você na época do pioneirismo. Com todas as dificuldades que enfrentamos, valeu a pena ter sido parte do processo de desenvolvimento do Nordeste. Como muitos outros, e a despeito dos negacionistas, nós fomos muito mais importantes do que pensamos, Géliton.
Foi mais uma noite fantástica, assim como são as noites de eventos da ALPA, desde o primeiro mandato do Guerreiro das Letras, Prof. Antônio Galdino. Temos plena convicção de que a magia das letras irá continuar, agora sob a regência da Presidente Gorette Moreira. Vida longa a ALPA.
Parabéns! Desejo muito sucesso!
Ficamos encantados quando assistimos figuras importantes da cultura paulafonsina envolvidos em estender seus dons de escritores e poetas, buscando avançar, ainda mais,para nos envolver e engrandecer essa Cidade que ilumina as outras. Parabéns a todos os envolvidos.
A noite foi memorável. A ALPA continuará cumprindo o seu destino, Gorette Moreira é pro-ativa, tem uma história de vida linda, não se deixa abater diante das dificuldades e conta com os acadêmicos que a elegeram, unanimente.