Foi assim que o Imortal da Academia de Letras de Paulo Afonso, Isac de Oliveira conduziu, de forma simples, porém brilhante, a sua Palestra sobre técnicas literárias, durante a Oficina Manhã Literária deste domingo, 14/11/2021, no Centro Educacional Zenor Pereira Teixeira, no Povoado Colônia, município de Santa Brígida/BA. A oficina é coordenada pelo também escritor, poeta e Imortal da ALPA e Presidente da ASLA (Academia Santabrigidense de Letras e Artes):Marcos Antônio Lima.
Isac veraneou suavemente pelos mais variados estilos literários, desde o parnasianismo de Olavo Bilac, ao romantismo de Álvares de Azevedo, passeando feito brisa na poesia de Castro Alves.
Foi desde o Brasil Colônia de Gregório de Matos, o Boca do Inferno, ao modernismo de Vinicius de Moraes, dentre outros. Fernando Pessoa, o poeta do modernismo português e referência mundial, quando se trata de poesia e literatura, também foi tema dessa magnífica palestra.
Em tempos de pandemia, de aulas remotas, onde tudo é através da internet, sem o calor humano das salas de aula, é importante para os nossos alunos da Oficina Manhã Literária, que também são alunos da Rede Pública de Ensino, terem referências, em especial quando essas referências veem de um acadêmico e mestre na arte literária, como o é o nosso querido confrade Isac de Oliveira.
É importante salientar que O Escritor Vai à Escola é um Projeto da Academia de Letras de Paulo Afonso, inspirado na ideia da poetisa, professora e Imortal Jovelina Ramalho.
É bem verdade de que em pleno domingo deveríamos estar descansando, ou numa praia, degustando de um bom aperitivo, mas, não! Estamos em sala de aula, contribuindo para o crescimento desses jovens talentos. Sabe por que? Porque amamos ser imortais.
Parabéns aos nobres confrades. A Academia de Letras de Santa Brígida dizendo para que veio! Domingo, Dia do Senhor, descansando, louvando e meditando sobre as bênçãos incontáveis do Senhor - e produzindo para a comunidade!