O Meio Ambiente, que na verdade é todo o ambiente do planeta terra, vez por outra ocupa os horários nobres das grandes redes de televisão do mundo quando se expõe para milhões, bilhões de pessoas a destruição de florestas, rios, mananciais, a agressão ao mar, que se transformou em depósito de lixo, plástico e objetos que têm o poder de destruir a vida e a própria natureza.
Como um reconhecimento da luta do Professor Francisco Nery, aposentado das lides nas salas de aulas do COLEPA e do antigo CIEPA, hoje CETEPI-1 na defesa desse Meio Ambiente em Paulo Afonso, quase sempre sozinho na sua incansável luta para a arborização da cidade, da Ilha de Paulo Afonso, pelo menos, o Professor Luiz José, em nome do Centro Universitário do Rio São Francisco – UNIRIOS –fez a ele o convite de honra para ser o palestrante na abertura da quadragésima Jornada Pedagógica deste Centro Universitário.
O Professor Francisco Nery Júnior, soteropolitano, fala e escreve fluentemente Inglês, Francês e domina o Espanhol. Também escreve crônicas, muitas delas traduzindo textos do Le Figaro, jornal Francês, no site www.folhasertaneja.com.br e no Jornal Folha Sertaneja online como a está no site sobre um Concurso de Professores da UNEB, que pode ser acessada por esse link:
https://www.folhasertaneja.com.br/noticias/colunistasprofessornery/640713/1
É também, por estas qualidades, membro da Academia de Letras de Paulo Afonso, ocupando a Cadeira Nº 17, que tem como patrono o grande educador baiano Anísio Teixeira.
Apresentamos, assim, a seguir, uma síntese do que apresentou o Professor Francisco Nery para professores e alunos do Centro Universitário do Rio São Francisco – Unirios, na noite de 18 de julho de 2022.
Com o tema A Transversalidade do Meio Ambiente, teve início a 40ª Jornada Pedagógica da UniRios às 18h30 da segunda-feira, dia 18 de julho de 2022, no auditório Professor Gilberto Gomes de Oliveira daquela instituição.
Após a abertura pelo Magnífico Reitor Jacson Gomes de Oliveira, a palavra foi dada ao professor Francisco Nery Júnior, membro da Academia de Letras de Paulo Afonso, para uma exposição sobre o tema da Transversalidade do Meio Ambiente baseada na sua vivência de cronista do site Folha Sertaneja e na sua de fato paixão pela Natureza e pela preservação do meio ambiente.
Na ocasião, a propósito das perguntas elaboradas por membros da plateia, discorreu sobre a sua formação de cronista e sobre experiências de preservação do meio ambiente observadas em outros países da América, da Europa e da África.
Digno de nota o dado oferecido pelo professor Marcos Dantas segundo o qual o Complexo Sete de Setembro/UniRios conseguiu reduzir o consumo de copos descartáveis em 50% no período de junho de 2021 a junho de 2022. Foram evitados cerca de 90.000 copos de plástico descartáveis a poluir o meio ambiente.
O palestrante permeou, durante a extensão da sua fala, o valor e o poder singular da educação na formação do caráter, da solidariedade entre as pessoas, da libertação da alma e da sedimentação do conceito de preservação do meio ambiente e da dádiva da Natureza.
Outrossim enfatizou o poder da visão do fundador Gilberto Gomes de Oliveira que resultou no que hoje significa o UniRios para a educação e para o desenvolvimento de Paulo Afonso e da região.
Parabéns ao nosso redator-chefe, professor Antônio Galdino, pela matéria educadora em si só. Parabéns de novo por ressaltar os méritos de uma instituição como a UniRios, verdadeira dádiva dos céus para o povo de Paulo Afonso e região. O mérito vai todo para ela. Eu só inverteria: "Anísio Teixeira, também um educador" por Francisco Nery, também um educador. O leitor sabe que venho muito, muito atrás do grande Anísio Teixeira. Aliás, estamos devendo ao leitor uma matéria sobre ele; sua vida, sua visão, seu legado e o seu martírio final.