Na tarde da quarta-feira, 10 de agosto, a convite da Professora Alexsandra Resende, a professora, poetisa e escritora da ALPA, Jovelina Ramalho, esteve na Escola Municipal Georgina Alves, do Bairro Tancredo Neves, que tem como diretora Gleicy Pires, participando do LANCHE LITERÁRIO e conversando com os alunos do 8º B do Curso Fundamental.
A professora Jovelina Ramalho é membro fundadora da Academia de Letras de Paulo Afonso – ALPA -, criada em 20 de novembro de 2005 e instalada em 21 de outubro de 2006, numa bonita solenidade presidida pelo acadêmico Francisco Araújo Filho, seu primeiro presidente, realizada no Memorial Chesf de Paulo Afonso.
Professora Jovelina Ramalho, à direita
Jovelina Maria Ramalho é uma das oito Marias do quadro feminino da ALPA e desde 2017 tem exercido cargos na diretoria dessa Academia de Letras, sendo atualmente a sua Secretária Geral.
Com grande experiência como professora, desde os tempos da Escola Parque da Chesf e também de intensa atividade no Colégio Polivalente de Paulo Afonso, Jovelina Ramalho também canta e já participou, por muitos anos, do Coral Chesf de Paulo Afonso. É também Bacharela em Direito, pela FASETE, hoje UNIRIOS.
Na ALPA, Jovelina apresentou um projeto chamado O Escritor vai à Escola, aprovado integralmente por essa Academia de Letras e que consiste na visita de escritores, membros da ALPA, no caso, às escolas públicas ou particulares, a convite de suas diretoras e/ou professores para conversar com os estudantes, estimulá-los à prática da leitura e da escrita.
Vários escritores da ALPA têm estado em várias escolas da rede pública e também privada do município de Paulo Afonso e até de projetos em outras cidades, como Santa Brígida e Rodelas, ambas no Estado da Bahia.
A ida da escritora Jovelina à Escola Georgina, foi registrada pela Professora Alexsandra Resende em sua página no Facebook, com dezenas de fotos e vídeos (que reproduzimos no final desta matéria) da interação destes alunos e escreve:
“Estudantes da Escola Municipal Georgina recebem a visita da escritora Jovelina Maria Ramalho Silva
LANCHE LITERÁRIO
Na tarde de quarta-feira (10.08), os alunos do 8º ano B tiveram a oportunidade de conhecer e conversar com a autora Jovelina Ramalho. Os estudantes fizeram inúmeros questionamentos sobre o processo, até se tornar escritora, bem como ficaram encantados com a simpatia de Jovelina.
Certamente, vivenciaram momentos riquíssimos de aprendizagem.
Obrigada Jovelina!! Fiquei encantada com a sua presença. A educação tem o poder de levar ao ser humano não apenas conhecimento, mas também valores.
Sobre essa participação, assim comentou o presidente da ALPA naquela publicação:
Parabéns, Professora Jovelina por participar do teu projeto, criado na ALPA, O Escritor vai à Escola, para interagir com os estudantes e, quem sabe, os futuros escritores. A Academia de Letras de Paulo Afonso, onde a Professora Jovelina Maria Ramalho da Silva é a Secretária Geral esteve muito bem representada nesta Escola Georgina, onde também estive no dia 27 de julho. Os escritores da ALPA se colocam à disposição das escolas, colégios, para ali interagirem com os estudantes e professores. Abraço fraterno. Prof. Antônio Galdino da Silva – presidente da ALPA.
Veja vídeos no final da matéria. Veja também este e outros vídeos no Canal Jornal Folha Sertaneja no YouTube, acessando esse link: https://youtube.com/folhasertaneja
Por experiência própria, sei o quanto é gratificante levar poesia para as crianças e adolescentes. Gosto da ideia e, muito!
A ALPA dizendo a que veio através da professora imortal Jovelina. Dá pra lembrar Platão no Jardim Academus rodeado pelos discípulos.
Parabéns, aos evolvidos nesse lanche literário. A professora, poetisa e Imortal da ALPA, Jovelina Ramalho, têm a doçura na voz e mel de sabedoria em suas afáveis palavras. É a Academia de Letras de Paulo Afonso (ALPA), sendo muitíssima bem representada. Parabéns a todos e todas.