Fomentar a leitura e a escrita sempre foi, e ainda é difícil. Apesar de não o parecer para o amigo do livro. Ele viaja nas asas da imaginação das revistas em quadrinhos com uma facilidade ímpar, e vai voando, voando, voando pelo fascinante mundo das letras até pousar na literatura infanto-juvenil, e seus olhos brilham.... Por um breve momento ele parece voltar a ser adolescente.
O amigo do livro é alto, esguio, de pele clara, e fala branda. A educação lhe é peculiar, assim como a inteligência. Prosear com ele é veranear pelas alamedas do conhecimento, da diversidade cultural. Ainda bem, que existem pessoas comprometidas e solidárias com a realidade dos outros. Pessoas de bom senso que venceram as pedras do caminho, e fizeram dessas pedreiras de obstáculos, uma pluma de aprendizagens em suas vidas, e que hoje, buscam proporcionar leveza a realidade dos outros, principalmente das nossas crianças e adolescentes.
Feito brisa de sabedoria a sussurrar em nossos ouvidos. Foi o ato de ouvi-lo durante a palestra Café Poético, realizado na Oficina Manhã Literária deste domingo de primavera, o que foi deveras agradabilíssimo! O amigo do livro explanou desde: “A VOLTA AO MUNDO EM 80 DIAS”, passeando pelo universo de Robinson Crusoé, e dando aquela curiadela em: O Diário de Anne Frank, até chegar ao Homem Que Calculava. Revelando a supra importância da leitura, e desses amigos livros, na sua formação e conduta acadêmica.
O amigo do livro, do qual temos muito orgulho em tê-lo conosco, enquanto parceiro literário e palestrante, é o Santabrigidense: Marco Antônio Santana Gomes. Esse Engenheiro Eletricista, funcionário público que trabalha em Brasília, sempre que possível vem nos visitar quando está em solo baiano. Marco além de doar seu precioso tempo, compartilhando seus conhecimentos conosco, e sensibilizado pelos textos escritos pelos alunos (as) da Manhã Literária: Rich Dhastin, Flávia Carvalho, Janaine Santos, Flavio Carmo e Priscila Lopes. Textos esses que citavam a última palestra apresentada pelo amigo do livro, há cerca de dois meses atrás, Marcos ainda doou R$: 250,00 para a turma da Oficina Manhã Literária arcar com as despesas de futuras inscrições em Antologias Literárias, como forma de incentivar a escrita.
O amigo do livro que dessa vez veio acompanhado da agradabilíssima Elaine, que na ocasião se tornou Madrinha Literária da nossa turma, ainda tivemos a presença do gentil Rafael. Eufórico, marcos lançou um desafio, ou seja, desafiou aos alunos (as) escreverem, de forma individual, de acordo com a visão de mundo de cada um, como o nosso mundo estará no ano de 2050. Esses textos serão ultrassecretos e deverão serem colocados em uma capsula a ser aberta em 2050.
O desafio lançado foi aceito com grande entusiasmo. E como havia dito logo após o anunciado desafio proposto, apesar de estar com o prazo de validade vencendo, quem sabe eu também possa estar, daqui a vinte e oito anos, nessa nave de incertezas e sonhos que aportará no longínquo ano de 2050? Deus proverá. Até lá, gratidão é a palavra.
Marcos Antônio Lima
Foi realmente uma manhã muito produtiva.