noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Educação & Cultura

Escola Casa da Criança I promove Chá Literário com escritores da ALPA, dia 7 de novembro

Publicada em 04/11/22 às 14:09h - 470 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia Escola Casa da Criança I promove Chá Literário com escritores da ALPA, dia 7 de novembro  Compartilhar a noticia Escola Casa da Criança I promove Chá Literário com escritores da ALPA, dia 7 de novembro  Compartilhar a noticia Escola Casa da Criança I promove Chá Literário com escritores da ALPA, dia 7 de novembro

Link da Notícia:

Escola Casa da Criança I promove Chá Literário com escritores da ALPA, dia 7 de novembro
 (Foto: Antônio Galdino e acervo do autor - João de Sousa, acervo pessoal)

Escritores da ALPA foram convidados para participar do Chá Literário, projeto idealizado pela Biblioteca da importante Escola Casa da Criança I, criada há 60 anos pela Liga Social Católica de Paulo Afonso e atualmente ligada à rede municipal de ensino.

A atividade está sendo organizada pela Professora Patrícia Santana, que trabalha nessa biblioteca e tem como objetivo despertar no alunado o interesse pela leitura e pela escrita.

O evento será realizado na segunda-feira, dia 7 de novembro, às 14 horas e será uma mesa redonda da qual participarão os escritores da Academia de Letras de Paulo Afonso Antônio Galdino da Silva, Jovelina Ramalho, Gecildo Queiroz, João de Sousa Lima e Edson Barreto.

Nos últimos anos iniciativas de educadores e também da gestão escolar do município vêm despertando em crianças e adolescentes o gosto pela leitura e pela criação de poesias e pequenos textos.

A Academia de Letras de Paulo Afonso - ALPA - tem procurado incentivar essas iniciativas e, a Professora Jovelina Ramalho, desta Academia, ainda no ano de 2018, apresentou um projeto chamado “O Escritor vai à Escola” que, compreende a visita de escritores desta Academia de Letras a várias unidades escolares, interagindo com os alunos, professores, coordenação e direção da escola.

A ALPA já esteve com esse projeto nas escolas da rede municipal, Manoel Nascimento Neto, Guiomar Pereira, Lions Clube, João Bosco, Georgina e Rivadalva. A ALPA também já esteve em Santa Brígida, onde o escritor Marcos Antônio Lima realiza um importante projeto chamado Manhã Literária e em Rodelas/BA e muitos dos alunos dessas escolas já têm participado de Antologias lançadas em Santa Brígida e em Paulo Afonso, pela Academia de Letras.

O Professor Denilson, há anos, desenvolve um projeto chamado 300 Vozes que já levou a poesia, nas vozes de estudantes da rede municipal, para vários países.

Nasceram também projetos como Aventureiros da Leitura, coordenado pela Pedagoga Lúcia Nascimento, Luz do Aprender, coordenado pela Professora Carmem, Leitura e Descoberta, da própria Seduc que agora criou o Projeto Sextou Literário com a rede municipal de ensino de Paulo Afonso e para coordená-lo convidou o Professor Denilson que passou a trabalhar diretamente na Secretaria de Educação onde o desenvolve junto à rede escolar do município.

Agora a Escola Casa da Criança I, a Casa do Bem, convida vários escritores da ALPA para um evento chamado Chá Literário que será realizado nesta segunda-feira, dia 7 de novembro às 14 horas naquela escola pioneira de Paulo Afonso.

A Casa da Criança I de Paulo Afonso foi criada por iniciativa da Liga Social Católica e, como relata o escritor da ALPA, João de Souza Lima, que foi aluno daquela escola, “ela foi inaugurada em 13 de maio de 1961, no aniversário da Liga Social Católica, embora conste na Ata que a sua inauguração oficial foi no dia 13 de maio de 1962. A Liga Social Católica foi criada pelo Padre João Evangelista de Carvalho em 13 de maio de 1955.”

As primeiras salas da Casa da Criança I foram construídas num trabalho de mutirão com o apoio da Chesf e de comerciantes de Paulo Afonso. Cada uma destas primeiras salas tem uma placa com o nome de um dos apoiadores, como Enoch Pimentel Tourinho, Orlando Passos de Azevedo, Euclides Ribeiro, Fernando Tavares, Nicolson Chaves, Sebastião Emetério. Um dos corredores chama-se Antônio José Alves de Souza e o salão/auditório chama-se Padre João Evangelista de Carvalho.

Ao criar o Chá Literário a Professora Patrícia Santana, que atua na Biblioteca desta Escola, convidou os escritores da ALPA Antônio Galdino da Silva, Jovelina Ramalho, Gecildo Queiroz, João de Sousa Lima e Edson Barreto para uma mesa redonda desses escritores numa interação com os alunos desta escola.

A ALPA estará ali, dentro do seu projeto O Escritor vai à Escola como um incentivo à prática da leitura e da escrita por esses alunos desta Casa do Bem que realmente tem feito um bem enorme à comunidade de Paulo Afonso desde o seu nascimento há exatos 60 anos.

João de Sousa Lima quando era estudante da Casa da Criança I

É importante lembrar que vários dos atuais membros da Academia de Letras de Paulo Afonso já estudaram nessa Casa da Criança I, como dois dos convidados para esta mesa redonda: João de Sousa Lima e Edson Barreto.

Mas, no ano de 1968, as salas de aula da Casa da Criança I receberam os alunos do Instituto Municipal de Educação Adauto Pereira de Souza, conhecido como IMEAPS que depois passou a ser o CIEPA, hoje CETEPI. E ali também estudaram dois outros membros da ALPA que moram no Recife: Murilo Brito e Edson Mendes.

Ou seja, a Casa da Criança I, tem muitas histórias e agora começa a desenvolver esse projeto de apresentação dos seus alunos à prática da leitura e das descobertas da escrita, que será uma preparação para os caminhos de mais um Sextou Literário que vem sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Paulo Afonso, com o Professor Denilson.

À professora Patrícia Santana, o presidente da ALPA disse da sua alegria de poder participar desse evento e que os escritores desta Academia se sentiram igualmente felizes de serem convidados para esta iniciativa.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

4 comentários


Marcos Antônio Lima

07/11/2022 - 13:43:37

Excelente iniciativa. Parabéns, mil vezes PARABÉNS,aos envolvidos.


Jovelina

05/11/2022 - 12:56:09

Excelente reportagem, Galdino,como sempre você nos surpreende nos seus escritos. Parabéns à escola Casa da Criança 1,parabéns a todos os professores envolvidos neste Projeto.


Pedro Gomes Lima

04/11/2022 - 16:48:52

Parabéns a todos os profissionais da educação que fazem a Escola Casa da Criança 1.Parabéns a Antônio Galdino pelo grande apoio e incentivo à educação e à cultura de nossa cidade.


Ana Cláudia Soares Ancelmo

04/11/2022 - 16:27:36

Muito feliz, enquanto gestora da unidade escolar. Saber que Patrícia pensou esse momento e contou com grande apoio das meninas que compõe a biblioteca, que acreditaram e não mediram esforços para que esse belo momento acontecesse. Parabéns Paty pela iniciativa e as meninas Telma, Wilma, Rose. Parabéns a Casa 1 que só ganha com esse tipo de iniciativa!


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!