Em uma noite digna de registro no calendário artístico de Paulo Afonso, o Monteartes 2022 reuniu as famílias e a comunidade pauloafonsina nesse domingo, 06/11, para a 14ª edição do evento cultural que contextualiza a cultura e as manifestações artísticas através de coreografias, teatro e pesquisas.
Com o tema “A Importância da Arte e o Mundo dos Streamings”, o alunado das turmas do Ensino Fundamental - anos finais e Ensino Médio, sob a orientação dos seus professores, estiveram envolvidos em pesquisas relacionadas às séries mais assistidas durante a pandemia, levando muito conhecimento para o público nos estandes de exposições.
O Monteartes 2022 enalteceu a importância da arte na vida das pessoas durante esse período sombrio, a forma de como a arte serviu de escape no combate a ansiedade e depressão por meio das linguagens artísticas da Dança, Música, Teatro, Cinema e Literatura. Outro ponto de destaque, foi o avanço tecnológico durante este período, assim como a intensidade e velocidade das plataformas de comunicação e o crescimento e disseminação das plataformas de streamings em todo o mundo.
O Grande Espetáculo de danças, que culminou o grande evento, foi protagonizado pelos alunos, sob a direção artística e roteiro de Ítalo Victor e coreografias de Talitta Weslayne, Márcio Silva e Marília Santos. Os figurinos foram criação/adaptação de Eumair Urias, coordenador de eventos do Montessori. O espetáculo também contou com grandes performances e intervenções de bailarinos profissionais, recebendo da grande plateia, concentrada no pátio externo da instituição, inúmeros e emocionantes aplausos.
MONTEARTE E MARILEIDE QUEIROZ. SALVE A ESCOLA MONTESSORIDomingo foi uma noite memorável para mim, estive pela primeira vez no MonteArte, é um evento promovido pela Escola Montessori, onde os alunos são protagonistas de um lindo espetáculo educacional. Me emocionei muitas vezes, claro, quando os meus enteados se apresentaram (Breno e Douglas), a emoção era particular, porém, todos se apresentaram lindamente, o que vale dizer, os pais estão de parabéns pelos seus rebentos, que fizeram aquela noite inesquecível para quem esteve ali. A Escola de Marileide Queiroz, começou o espetáculo na pessoa da sua filha, interpretando-a no início do seu sonho - o da sua escola! No final do show juvenil, tudo convergiu com a própria Marileide, antevendo o ano 2055, foi lindo! A arte, como sempre a serviço da humanidade, transformando a realidade hostil na confiança de um futuro ameno. A temática se passou em forma de protesto quanto as desigualdades sociais, dizendo com isso, inteligentemente, que o amor sempre vencerá o ódio, ainda que as duras penas! O grito de esperança ecoou em cada um que pode ouvir a mensagem nesse contexto - é a missão de educar se firmando por meio de ações, reveladas através da arte, sem ela, a arte, enlouqueceríamos e a vida não faria nenhum sentido. A grande Marileide Queiroz, na linha do tempo, expõe-se como grande educadora e como ser humano, eu conheço sua resiliência, devoto minhas homenagens, eis que os holofotes daquela noite refletiram sua luz, professora!