noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

quinta-feira, 9 de janeiro de 2025
Educação & Cultura

Colégio Quitéria Maria de Jesus abre inscrições para o Curso Técnico em Administração -Subsequente

Inscrições de 3 a 14 de julho

Publicada em 05/07/24 às 23:07h - 632 visualizações

Antônio Galdino com informações de Socorro Feitoza


Compartilhe
Compartilhar a noticia Colégio Quitéria Maria de Jesus abre inscrições para o Curso Técnico em Administração -Subsequente  Compartilhar a noticia Colégio Quitéria Maria de Jesus abre inscrições para o Curso Técnico em Administração -Subsequente  Compartilhar a noticia Colégio Quitéria Maria de Jesus abre inscrições para o Curso Técnico em Administração -Subsequente

Link da Notícia:

Colégio Quitéria Maria de Jesus abre inscrições para o Curso Técnico em Administração -Subsequente
 (Foto: Divulgação Direção do Colégio Quitéria)

O Colégio Estadual Democrático Quitéria Maria de Jesus abriu nesta quarta-feira, 3 de julho, as inscrições para o Curso Técnico em Administração – SUBSEQUENTE, com a duração de apenas 1 ano e seis meses – destinado a pessoas que já concluíram o Ensino Médio.

As inscrições continuam abertas do dia 3 de julho até o dia 14 de julho.


Para mais informações, acesse https://educacao.ba.gov.br

Ou peça orientação ao Colégio pelos telefones (075) 3692-2551 ou (075)3281-3365 

Ou ainda pelo E-mail: colegio.quiteria@hotmail.com.



Conheça um pouco mais sobre o Colégio Estadual Democrático Quitéria Maria de Jesus, do Bairro Tancredo Neves – Paulo Afonso-BA.

Localizado na Av. 13 de maio, 152, no Bairro Tancredo Neves 1, em Paulo Afonso-BA, o Colégio Estadual Democrático Quitéria Maria de Jesus é o pioneiro deste Bairro, onde funciona desde o ano de 1978, quando o Bairro ainda se chamava Mulungu e o colégio se chamada Colégio Estadual do Mulungu – CEM, hoje Colégio Estadual Democrático Quitéria Maria de Jesus que caminha para os 50 anos de bons serviços prestados à Educação em Paulo Afonso, com uma grande e bela história de garra e de sucesso.

A sua criação deve-se ao empenho do Prefeito Abel Barbosa (in memoriam), falecido em 26 de abril de 2018, um apaixonado pelo então Bairro Mulungu. A luta de Abel Barbosa encontrou a sensibilidade do Professor Alberto Carlos Varela que era o Coordenador Estadual de Educação, sediado em Paulo Afonso e foi criado o Colégio Estadual do Mulungu (CEM). Foi o que relatou o Professor João César Lopes Mascarenhas, o primeiro diretor deste Colégio, indicado pela Professora Lindinalva Cabral dos Santos, então diretora da Escola Luiz Viana Filho.

Em depoimento prestado para o livro ABEL BARBOSA – o inventor de Paulo Afonso, do Professor Antônio Galdino (Editora Oxente-Paulo Afonso, 2019), o Professor João César diz que “as atividades deste Colégio Estadual, pioneiro do bairro que se chamada Mulungu, começaram no dia 31 de março de 1978, em salas da Escola Casa da Criança 3, com duas turmas de 5ª série, num total de 80 alunos. Em 1979 o CEM passou a ter 4 turmas de alunos, duas da 5ª série e duas da 6ª série, num total de 160 anos que passaram a estudar em salas da lavanderia pública do bairro”.

“No ano de 1980, como o espaço da lavanderia ficou pequeno, Abel Barbosa, então prefeito de Paulo Afonso(1979/1985), pediu o apoio ao seu amigo, José Rudival de Menezes, empresário e ex-vereador da primeira legislatura, proprietário do Cine Regina, localizado naquele Bairro Mulungu, que cedeu as instalações desse cinema e ali passou a funcionar o Colégio Estadual do Mulungu (CEM). Enquanto isso continuava a luta de Abel Barbosa junto ao governo estadual para que se construísse o prédio desse Colégio Estadual do Mulungu, o que aconteceu no ano de 1981”.

Disse ainda o Professor João César: “Nesse ano de 1981 aconteceu a conclusão da primeira turma (8ª) série e no ano seguinte foi implantado no CEM o Ensino Médio com os cursos de Magistério e Técnico em Contabilidade”.

Relatou ainda o primeiro diretor deste Colégio, que a diretoria, formada pelo Professor João César Lopes Mascarenhas (diretor), Professora Josefa Vicente (vice-diretora) e José Rodrigues (secretário) levantou a proposta de se dar a este colégio o nome da mãe do prefeito Abel Barbosa, D. Quitéria Maria de Jesus, falecida naqueles dias, mesmo com a resistência do prefeito Abel.

Em seus 46 anos de rica história o Colégio Estadual Democrático Quitéria Maria de Jesus tem forte e agradável presença na história da Educação em Paulo Afonso pois, de suas salas de aulas, saíram centenas de professoras e professores que ainda hoje atuam em escolas de Paulo Afonso e da região.

Lembrou ainda o Professor João César de quão brilhantes foram as participações dos estudantes deste Colégio, competindo em nível de igualdade com outros grandes colégios nos Jogos Estudantis de Paulo Afonso onde conquistaram muitas medalhas e troféus.

Também continua sendo destaque a participação deste Colégio Quitéria nos desfiles cívicos da cidade, no bairro e onde se apresenta como convidado, desde a sua criação e, ainda hoje a sua Banda Marcial Abel Barbosa, apresenta-se sempre com muito brilho homenageando o ex-prefeito de Paulo Afonso.

O Colégio Estadual Democrático Quitéria Maria de Jesus, aos 46 anos de atividades tem hoje também mais um importante papel social com duas de suas salas de aulas instaladas dentro do Presídio Regional de Paulo Afonso, com o Curso de Educação para Jovens e Adultos privados de liberdade – EJA II/III/IV/V (ensino fundamental I e II).

A atual diretora do Colégio Quitéria é a Professora Socorro Feitoza que, assim como a professora Joseli de Brito está no cargo desde março de 2022.

Diz a diretora que o Colégio Quitéria passou por recente grande reforma e ampliação dos seus espaços e tem 13 salas de aula (11 na sede e 2 no anexo prisional) sendo 12 climatizadas, sala para os professores, secretaria, sala multifuncional com Chrome books e computadores, sala para Atendimento Educacional Especializado - AEE, direção, vice direção/coordenação, sala de reunião, cozinha, biblioteca, quadra coberta, campo para futebol Society, pista para atletismo, auditório, área de convivência, refeitório e vestiário, que mostramos nas fotos a seguir.

Oferecemos aula de artesanato, futsal, informática, reforço em Matemática e Língua Portuguesa e acompanhamento psicológico, através do Educa Mais Bahia.

A Banda Marcial Abel Barbosa conta com 58 integrantes e é regida pelo maestro Nailton Marques.

Nesse Colégio Estadual funcionam as seguintes modalidades de ensino:

Modalidades de ensino:

ü  Ensino Médio em tempo integral – Proei;

ü  Curso Técnico em Administração matutino e vespertino;

ü  Curso Técnico em Recursos Humanos;

ü  Educação de Jovens e Adultos – EJA VI e VII (ensino médio);

ü  Proeja (ensino médio para jovens e adultos integrado ao curso Técnico em Administração);

ü  Prosub (pós-médio Técnico em Administração – subsequente);

ü  Educação para Jovens e Adultos privados de liberdade – EJA II/III/IV/V (ensino fundamental I e II).

Ali atuam 32 professores, 9 Monitores para reforço, 3 Atendimento especializado e 1 Técnico em Informática, para atenderem aos 630 alunos matriculados este ano.

Secretária - Profa. Edésia Soares, Coord. Pedagógica - Profa. Érica Ramos, Vice-diretor - Prof. Joseli Florentino e Diretora - Profa. Maria do Socorro

A equipe gestora do Colégio Estadual Democrático Quitéria Maria de Jesus está assim formada:

ü  Diretora – Profa. Maria do Socorro Galindo Feitoza

ü  Vice-Diretor – Prof. Joseli Florentino de Brito

ü  Coordenadora Pedagógica – Profa. Érica Ramos Xavier

ü  Secretária – Profa. Edésia Soares da Fonseca














ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2025 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!