Sábado, 23 de abril, Luiza de Deus esteve com o presidente da Câmara Federal Arthur Lira buscando o seu apoio e da Câmara Federal para solucionar o problema do Hospital Nair Alves de Souza e o retorno dos vôos para Paulo Afonso.
É o que afirma a matéria publicada no site www.pa4.com.br na manhã (10:18) deste domingo, 24 de abril.
O encontro de Luiza de Deus com o Deputado Federal Arthur Lira, presidente da Câmara Federal aconteceu na cidade de Maragogi/AL em evento do PP quando este procurado destino turístico de Alagoas comemorava os seus 147 anos de emancipação política neste sábado, dia 23 de abril. O encontro foi articulado pelo Deputado Mário Jr., também ele nascido no HNAS, em Paulo Afonso.
Na oportunidade desse encontro, Luiza de Deus apresentou ao presidente da Câmara Federal o pedido de apoio para duas pautas de grande importância para Paulo Afonso.
Uma, foi a o apoio do presidente da Câmara para que o Hospital Nair Alves de Souza que tem se constituído e grande, pesado ônus para o município de Paulo Afonso, embora atenda pacientes de mais de 20 municípios de quatro estados da federação – Bahia, Alagoas, Pernambuco e Sergipe.
Luiza lembrou ao Deputado Arthur Lira que existe um processo que se arrasta há muitos anos no qual o Hospital Nair Alves de Souza sairia da responsabilidade da Chesf, que é uma empresa federal e passaria a para a Univasf – Universidade do Vale do São Francisco – como Hospital Universitário e, como tal seria gerido pela EBSERH, empresa federal ligada ao Ministério da Educação, que administra os hospitais universitários do Brasil.
Nesse acordo estiveram dialogando por longos anos, a Chesf, a Prefeitura de Paulo Afonso, o Governo do Estado da Bahia, a Univasf e a Ebserh, mas nos últimos anos a Prefeitura foi obrigada a assumir os altos custos para manter funcionando essa unidade hospitalar criada pela Chesf ainda no início de suas obras de construção das usinas hidrelétricas e ultimamente o assunto foi parar na justiça, ainda sem solução.
Outro tema abordado pela candidata Luiza de Deus foi sobre o retorno dos voos para Paulo Afonso que é um grande polo turístico regional e possui um grande e moderno aeroporto.
A partir da retomada dos voos comerciais regulares para Paulo Afonso, o município volta a ser o grande portal de entrada de turistas, inclusive de outros países que, a partir de Paulo Afonso, têm grandes atrativos no próprio município e em muitos outros na região turística Lagos e Cânions do São Francisco, de que Paulo Afonso é sede.
alguém, folha sertaneja alguma novidade sobre a federalização do HNAS.
Estas reinvidicações realmente se arrastam anos afora e nós paulafonsinos somamos desilusões e sofrimentos.