Ainda na edição comemorativa dos 20 anos do Jornal Folha Sertaneja, no final de fevereiro deste ano, deixamos um questionário para todos os pré-candidatos a Prefeito/prefeita de Paulo Afonso uma vez eleito/a para o próximo quadriênio.
Dentre estas questões, levantamos o assunto TURISMO que, iniciado na gestão do Prefeito Abel Barbosa (1979/1985), tem tido algumas ações em cada um dos governos que o sucederam, mas nunca foi levado a sério, como prioridade das gestões como um vetor importante da economia do município, como o fazem muitos países da Europa, dos quais citamos a França, a Itália, a Espanha, dentre muitos outros.
Em seguida, no mês de março passado, organizei uma nova revista histórica sobre Paulo Afonso, como uma oferta de material para pesquisa escolar, visto que, às vésperas de cada aniversário da cidade – o que deveria ser feito durante todo o ano letivo – os professores exigem dos alunos trabalhos sobre o tema.
A revista PAULO AFONSO – da origem aos nossos dias – ainda não foi impressa, mas estamos enviando para os interessados, em PDF, de graça e, de forma especial para todos os pré-candidatos a prefeito/prefeita de Paulo Afonso.
Nessa revista, incluí um grande capítulo final com o título - O Turismo em Paulo Afonso: um tesouro adormecido! – onde faço uma retrospectiva deste segmento nas gestões municipais e ofereço algumas sugestões de ações, se isso, evidentemente, for do interesse de algum dos candidatos e candidatas.
Leio, há pouco, nas redes sociais de um dos pré-candidatos, o médico Juliano Ribeiro, que é também empresário da área do turismo, com a gestão de hotéis e de passeios de catamarã no cânion do rio São Francisco na região do Rio do Sal, hoje Vale do Sal, onde ele diz o seguinte:
O que pensa o pré-candidato a prefeito Dr. Juliano Medeiros
sobre o Turismo em Paulo Afonso
“Paulo Afonso, berço de belezas naturais e patrimônio cultural singular, desponta como um destino promissor no cenário turístico. Com suas quedas d’água majestosas, paisagens deslumbrantes e uma rica história para contar, a cidade possui todos os ingredientes necessários para se tornar um polo de turismo sustentável e motor do desenvolvimento regional.
O potencial turístico de Paulo Afonso vai além de sua beleza cênica; abrange também oportunidades de emprego, empreendedorismo e preservação ambiental. Ao investirmos na infraestrutura turística, na promoção de eventos culturais e na valorização de nossas tradições locais, estamos não apenas atraindo visitantes, mas também criando novas fontes de renda.
Devemos reconhecer o turismo como um catalisador poderoso do desenvolvimento econômico e social em Paulo Afonso. Ao apostarmos nesse setor e trabalharmos juntos para promover suas potencialidades, estamos construindo um futuro vibrante e sustentável para nossa cidade e para todos os seus habitantes.” (Dr. Juliano Medeiros)
(Vejam também - Vamos falar em Turismo - Uma contribuição aos pré-candidatos à gestão municipal de Paulo Afonso. Neste site)
https://www.folhasertaneja.com.br/noticias/colunistas/766532/1