Apenas Dr. Juliano, Marconi Daniel e Dudé da Vitran comparecem ao debate na TV São Francisco. Porque Marcondes e Galinho não compareceram? O povo quer saber...
Os moradores de Paulo Afonso esperavam com grande expectativa a participação dos candidatos a prefeito no debate promovido pela TV São Francisco, realizando na manhã desta sexta-feira, 6 de setembro na cidade de Juazeiro/BA, sede da emissora.
Dias atrás, esse debate já gerou questionamento por parte da candidata Onilde Carvalho que não foi incluída entre os convidados pela TV para dele participar, o que levou a candidata a buscar respostas na justiça.
Na manhã desta sexta-feira, os questionamentos continuaram porque dois dos candidatos – Marcondes Francisco e Mário Galinho – não compareceram ao evento, o que transformou o que seria um grande debate do interesse da população, para conhecer melhor cada um dos candidatos, em uma apresentação de propostas de campanha e anúncio de alguns projetos de governo dos três candidatos presentes, os empresários Juliano Medeiros (Republicanos) e Dudé da Vitran (REDE) e o Vereador Marconi Daniel (PT).
Naturalmente que esse esvaziamento tornou insosso o programa que está disponível em vários canais como o G1 Bahia -
No YouTube - https://www.youtube.com/watch?v=YxRnBGqbO0M
E em outros canais.
O que se viu foram as propostas que cada um dos candidatos já vem apresentando em suas redes sociais, agora com a oportunidade de coloca-las em rede nacional e nestas redes sociais chovem comentários ressaltando o desempenho dos candidatos e levantando questionamentos sobre as ausências dos candidatos Marcondes Francisco e Mário Galinho. O povo quer saber...
Candidato a prefeito de Paulo Afonso Juliano Medeiros (Republicanos)
Para o candidato Juliano Medeiros, quando teve a oportunidade de concluir a sua participação, a atitude dos ausentes foi de pessoas covardes. Marconi Daniel, como divulga o site www.pa4.com.br considera a ausência desses candidatos uma falta de respeito ao público, “A turma do já ganhou falta e demonstra desrespeito ao público”.
Candidato a prefeito de Paulo Afonso Marconi Daniel (PT)
O fato é que, na verdade, enquanto a candidata Onilde Carvalho foi privada da oportunidade de expor as suas ideias, outros que poderiam fazer isso desrespeitaram também a emissora de TV e perderam a oportunidade de também compartilhar com mais de 82 mil eleitores de Paulo Afonso os seus projetos para o futuro do município.
Candidato a prefeito de Paulo Afonso Dudé da Vitran (REDE)
Parabéns ao Dr. Juliano Medeiros (Republicanos), Marconi Daniel (PT) e Dudé da Vitran (REDE), por terem aproveitado essa oportunidade ímpar e difundido suas propostas de trabalho para o futuro de Paulo Afonso.
Essa atitude de desrespeito aos meios de comunicação e, consequentemente também aos leitores de sites e jornais e aos ouvintes de emissoras de rádio não é novidade em Paulo Afonso.
Coloquei à disposição de todos os candidatos – TODOS – o site www.folhasertaneja.com.br que há muitos meses vem com mais de 100 mil acessos diários e, o Jornal Folha Sertaneja para que os seis candidatos, divulgassem a sua campanha. Um ou outro, uma vez ou outra envia algum material para divulgação, como se os veículos de comunicação tivessem obrigação de fazer isso, como se estivessem fazendo um grande favor ao veículo de comunicação...
Errado...
Também tive oportunidade, em outra eleição, a convite da direção da Rádio Cultura de Paulo Afonso, de conduzir entrevistas com todos os candidatos a prefeito, um em cada dia, com total liberdade para expor seus programas de governo e ali também houve candidato que não compareceu, nem deu qualquer satisfação aos organizadores.
Obviamente que essas ausências levantam a oportunidade, de muitos questionamentos, especialmente dos adversários. O ausente se acha superior aos concorrentes? Ele, de fato, acha que “já ganhou” e não precisa desses espaços da mídia? O ausente tem medo de ser confrontado pelos seus adversários? O ausente está inseguro quanto aos seus propósitos e não quer expor essa fragilidade? Ou ele sabe que, no caso do debate, ele será o alvo, o foco dos questionamentos e assim é melhor fugir, ficar fora disso?
Como são muitas dúvidas, decidi pedir o apoio do experiente analista político das brenhas do Sertão, o famoso Zé de Tonha, e recebo dele a resposta que diz ele está baseada no que ele ouviu do povão:
- Ô seu minino, se o sinhor acha que “já ganhou” ou se tem medo das perguntas dos outros candidatos e do povo, porque danado você tá gastando solado de sapato pra riba e pra baixo, beijando minino sujin que dá pena, tomando pinga nos buteco mais fedido... Oxente... vai se deitar numa rede e esperar o resultado dos votos. Mais fique sabendo que por aqui no sertão a dentro, quando o cabra é eleito prefeito, se o sinhor for vencedor, aí é que a coisa aperta... E olhe, já vi por aqui pras bandas desses pé de serra candidato festejando que já ganhou e perder por 1 voto, viu?”
Agradecemos a participação do nosso analista político sertanejo, Zé de Tonha. Ele voltará em outras oportunidades. Inté mais ver...