noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

ELEIÇÕES MUNICIPAIS - 2024

Faltam 10 dias para a eleição e candidatos intensificam as campanhas

Publicada em 26/09/24 às 23:10h - 40 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia Faltam 10 dias para a eleição e candidatos intensificam as campanhas  Compartilhar a noticia Faltam 10 dias para a eleição e candidatos intensificam as campanhas  Compartilhar a noticia Faltam 10 dias para a eleição e candidatos intensificam as campanhas

Link da Notícia:

Faltam 10 dias para a eleição e candidatos intensificam as campanhas
 (Foto: das redes sociais)

Faltando 10 dias para as eleições municipais do domingo, 6 de outubro, os seis candidatos a prefeito de Paulo Afonso se mantêm firmes na busca do seu sonho.

De um lado, uns seguem a estratégia de fazer grandes caminhadas, bandeiradas e carreatas levando grande número de pessoas pelas ruas centrais do BTN ou nas ruas da Ilha de Paulo Afonso, como aconteceu com o candidato Mário Galinho (PSD) e Marcondes Franciso (PP) sem esquecer da velha prática de ir ao encontro do eleitor de porta em porta, principalmente nas ruas da periferia da cidade e povoados da zona zural do município.

Outros candidatos como Dr. Juliano (Republicanos) tem buscado seus eleitores apresentando experiências de visitação a outras cidades em vídeos e optou pela realização de comício, anunciado em suas redes sociais para esta sexta-feira, dia 27 de setembro, na Rua Santa Rosa, ao tempo em que critica as grandes passeatas e caminhadas “que são um grande desperdício do dinheiro público”.

Entre uma alfinetada e outra, há quem se preocupe com os boatos, que segundo um candidato é invenção do outro para prejudicar a sua campanha de que a maioria dos cargos do próximo mandato já estariam com donos certos, entre os apoiadores do candidato.

E a campanha segue, com partidos tradicionais de esquerda como o PT tão divididos que assustam até os seus seguidores mais fiéis, candidatos do partido ou da Federação, formada pelo PT, PV e PCdoB, que tem o Vereador Marconi Daniel como candidato a Prefeito, pelo PT, ao lado do Professor Jacques Fernandes, também dividida, tendo um candidato e atual vereador declarado há muito tempo o seu apoio a Marcondes Francisco (PP).

Mas o Partido dos Trabalhadores, com candidato próprio, tem importantes lideranças apoiando Mário Galinho e outras, além do vereador do PcdoB, apoiando Marcondes Francisco, "até com cargo de assessoria", alfineta outro também do PT, o que tem levado alguns questionamentos sobre a tão pregada unidade partidária.

Nesse tempo de campanha política, os candidatos foram convidados para participar de debates, como o promovido pela TV São Francisco, em Juazeiro, e alguns simplesmente ignoraram o convite, perdendo uma boa oportunidade de apresentar-se para a região e mostrar o seu programa de governo e suas melhores intenções. Nesse debate, não compareceram Marcondes Francisco e Mário Galinho, convidados e Dra. Onilde, porque não foi convidada.

De forma semelhante não compareceram à sabatina promovida pelo Centro Universitário Rio São Francisco – UNIRIOS, num formato bem mais confortável quando cada candidato respondia a questões formuladas pelos professores Eloy Lago, que já foi Secretário Municipal de Educação da Prefeitura e Evandro, que é Pro-reitor de Ensino deste UNIRIOS, portanto, de alto nível. Quem não compareceu foi novamente Marcondes Francisco e o empresário Dudé.

Nesses últimos dias de campanha, que vai até 3 de outubro, a atenção também se volta para a Câmara Municipal de Paulo Afonso. Há quem assegure que haverá uma grande mudança de nomes, tendo em vista a qualidade de alguns dos novos candidatos e fala-se que na próxima legislatura, que terá 17 vereadores o plenário poderá ter pelo menos três ou quatro mulheres. E as mulheres são a maioria do eleitorado de Paulo Afonso, e somam cerca de 53%.

Há também até quem dê os nomes de pelos menos mais de 6 vereadores que estarão se despedindo do Poder Legislativo nesta legislatura, em 31 de dezembro, alguns, naturalmente, pela opção que fizeram: Pedro Macário optou em ser candidato a vice-prefeito com Mário Galinho. Marconi Daniel preferiu ir na busca do seu sonho de ser o próximo prefeito de Paulo Afonso e o vereador pioneiro, de muitos mandatos, José Gomes de Araújo, o Zezinho do INPS, que optou em tentar eleger o filho no seu lugar. Mas, a voz do povo, que quase sempre acerta, tem anunciado que pelo menos mais 3 ou 4 outros vereadores estão na corda bamba e dificilmente serão reeleitos e alguns destes até vão surpreender ao ficarem de fora...

Mas todos sabem, os vereadores atuais e o prefeito atual, que os eleitores conscientes estarão fazendo a sua escolha para o próximo quadriênio, avaliando o seu desempenho nesse mandato 2020/2024...

Entre os candidatos, vez por outra aparece um nome desistindo da caminhada, como fez o ex-vereador e ex-presidente da Câmara, Dinho Maciel que, como registram as redes sociais teria desistido e estaria apoiando o candidato Vereador Jailson. Outro fato que rolou nas redes sociais foi um vídeo do ex-vereador Carreira soltando os cachorros em cima dos eleitores do Bairro Centenário e dizendo que não era mais candidato. Mas o Carreira, literalmente correu às mesmas redes sociais para pedir mil desculpas aos moradores do Bairro e justificou que esse vídeo era antigo e que foi usado maldosamente por um ex-assessor. É meu bom Carreira, quem tem uma assessoria dessa não precisa de inimigo...

Nesses dias finais de campanha, o candidato Mário Galinho (PSD), anunciou em card a sua ida a Moxotó, no dia 26/09. Não enviou a programação de outros dias.

Dudé, divulgou a agenda da semana, também em card.

Dr. Juliano (Republicanos), anunciou em vídeos, o seu comício, nesta sexta-feira, dia 27/09, às 19 horas, na Rua Santa Rosa, próximo ao paredão da Barragem PA-4.

Marcondes Francisco (PP), pela sua assessoria, apresentou uma retrospectiva de visitas porta-a-porta em ruas da Ilha de Paulo Afonso, na companhia do Deputado Mário Jr.

Os candidatos Marconi Daniel (PT) e Dra. Onilde Carvalho (NOVO) não enviaram sua agenda para o site.

Oficialmente, o tempo de campanha de cada um, candidatos a prefeito e a vereador acaba à meia noite do dia 3 de outubro. Em anos anteriores, houve candidatos que, nas brenhas das madrugadas usavam de um artifício de aproveitar esses dias para sair colocando denúncias anônimas sobre outros candidatos por baixo das portas. Sabe-se que hoje a vigilância dos próprios candidatos e apoiadores e da Justiça Eleitoral este bem mais atenta a essa possibilidade e, descobrindo-se os autores ou os mandantes, haverá bem mais rigor no julgamento e isso pode até custar o mandato de alguns...

Espera-se que tudo transcorra em paz e que a população eleja o candidato que ela, população, merece e que os eleitos – prefeito, vice-prefeito, vereadores tenham em mente que há um município que tem cerca de 115 mil habitantes, um grande polo universitário, o potencial turístico pouco valorizado, milhares de estudantes na rede pública municipal e outros milhares nas redes pública estadual e particulares e que este município precisa retomar o seu espaço de liderança regional e de real crescimento e que, para isso, milhares de eleitores escolheram o prefeito, o vice-prefeito e os vereadores para o próximo quadriênio e, não custa lembrar que esse é um sonho que, para ser repetido em outro mandato, vai precisar de nova aprovação dos seus eleitores e isso só será possível pela conduta e trabalho de cada um nesse quadriênio 2025/2028.

O prefeito eleito terá um orçamento de 535 milhões de reais no ano de 2025, ou 44 milhões por mês ou quase 1,5 milhão por mês na Prefeitura e na Câmara terá 17 pares de olhos na sua gestão, alguns, mais amigos, olharão e talvez não enxerguem muito bem, outros, terão os olhos mais aguçados... 

Parafraseando Machado de Assis, que diria em seu livro Quincas Borda “ao vencedor, as batatas...”  caberá aos vencedores desta eleição consertar os estragos que existem, investir muito na educação, na cultura multifacetada, combater o analfabetismo, a miséria e a ignorância, prover o município de condições para gerar emprego e renda, atender fiel e compreensivamente a todos que forem cobrar as promessas feitas... e muito mais obrigações do eleito prefeito... 

É isso, caro prefeito eleito. O cargo é muito atrativo e para conquistá-lo o eleito sabe o que foi preciso fazer... Mas, como bom sertanejo o que for eleito sabe que "rapadura é doce, mas não é mole não..."




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
26/09/24 - O DIA NA HISTÓRIA - ACONTECEU 26 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA
25/09/24 - O DIA NA HISTÓRIA - ACONTECEU 25 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA






Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!