noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

ELEIÇÕES MUNICIPAIS - 2024

Conversando com os candidatos de Paulo Afonso sobre TURISMO

Publicada em 27/09/24 às 18:37h - 93 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia Conversando com os candidatos de Paulo Afonso sobre TURISMO  Compartilhar a noticia Conversando com os candidatos de Paulo Afonso sobre TURISMO  Compartilhar a noticia Conversando com os candidatos de Paulo Afonso sobre TURISMO

Link da Notícia:

Conversando com os candidatos de Paulo Afonso sobre TURISMO
 (Foto: Fotos e anexos enviados aos candidatos - Do acervo de Autor)

Conversando com os candidatos a prefeito de Paulo Afonso sobre TURISMO

Caros candidatos a prefeito de Paulo Afonso – BA., Dr. Juliano Medeiros (Republicanos), Dra. Onilde Carvalho (NOVO), Dudé da Vitran (REDE), Marconi Daniel (PT), Marcondes Francisco (PP) e Mário Galinho (PSD).

Hoje é sexta-feira, 27 de setembro de 2024 - Dia Mundial do Turismo – e faltam 9 dias para a eleição de 6 de outubro. 

Por isso esse será o tema da nossa conversa, na verdade, a apresentação de informações, de sugestões, ideias, propostas de minha parte sobre o assunto que o caro candidato pode discutir com seus assessores desta área e acatar algumas delas, ou não. Com todo o respeito ao seu próprio pensamento a respeito desse tema, quis deixar esse material e também outros enviados para o seu contato e de seus assessores, como uma espécie de consultoria gratuita e não pedida por V.Sas. Acredito que o que lhes apresento seja de grande interesse para a gestão do município. Daí, tive todo o cuidado em preparar esses estudos e lhes enviar. 

Desde o começo do ano, quando os nomes de 12 candidatos circulavam pelas redes sociais que dispus este site e o Jornal Folha Sertaneja à disposição de todos para divulgar suas ideias, oportunidade de compartilhar com milhares de internauta, diariamente no site – continuamos com a média mensal superior a 100 mil acessos/mês – mas muitos preferiam suas próprias redes sociais e divulgação da sua caminhada em vídeos no Instagram, Facebook e grupos de mensagens. Pouco recebi de material dos candidatos para divulgação, também gratuita no site e no Jornal Folha Sertaneja.

Entretanto, ainda que sabendo que nesses últimos dias o foco de cada candidato está na luta pelo convencimento dos eleitores ainda indecisos e na consolidação dos que já acredita sejam seus eleitores mas, ainda assim dediquei muitos momentos do meu tempo para apresentar a todos os candidatos algumas sugestões que talvez possam ser analisadas tão logo o candidato seja o vencedor nessas eleições porque estas sugestões estão fundamentadas em estudos cuidadosos e têm por objetivo trazer, promover, benefícios para a esta cidade que me acolheu há quase 70 anos. Ou seja, sempre o desejo do melhor para Paulo Afonso, que acredito, seja o real desejo de cada um dos candidatos, como têm divulgado em suas redes sociais.

Hoje, como lhes falei, vou tratar do TURISMO que tem sido pouco levado a sério, apesar da grandiosidade do potencial do município que já fez com que o Ministério do Turismo colocasse Paulo Afonso entre os 115 destinos turísticos do Brasil.

E, para falar em Turismo, é preciso falar em praças e monumentos, em acessibilidade, nos nossos importantes pequenos lagos e das cachoeiras de Paulo Afonso que já foram consideradas como atrativo turístico com nota 10, em estudo sério feito pelo Arquiteto Alejandro Luiz a pedido de João Paulo Aguiar, então Assessor da presidência da Chesf, há pouco mais de 20 anos, no final do século, quando afirmou:

“A Cachoeira de Paulo Afonso se constitui num atrativo natural de interesse universal, que poderá ser ampliado pela sua inédita situação de operar programadamente e da repercussão positiva de se recuperar esse espetáculo da natureza depois de décadas de extinção. Dá-se a ela, quanto ao atributo atratividade/intensidade, o conceito excepcional e peso 10”.

O autor cita como aspectos restritivos a compatibilização de sua operação com a geração de energia e o regime hidrológico do rio – cheias e estiagens, mas todos sabem que com a construção da barragem de Xingó e a criação do seu imenso reservatório dentro do cânion do rio São Francisco, não há nenhum desperdício de águas em Paulo Afonso. Seja dos drenos de areia ou das quedas d`água das cachoeiras de Paulo Afonso, toda essa água será utilizada na geração de energia na Usina Hidrelétrica de Xingó.

Precisamos falar naturalmente, de Meio Ambiente porque Turismo e Meio Ambiente estão sempre muito associados.

Sobre os pequenos lagos de Paulo Afonso, tive o cuidado de preparar um documento específico e enviar, em maio deste ano, para alguns secretários do município e para o Conselho Municipal de Meio Ambiente mostrando a necessidade de se cumprir a legislação municipal e federal sobre o assunto, uma vez que as bordas desses lagos têm sido motivo de especulação imobiliária, principalmente na rota dos lagos que começa no lago do cemitério, já aterrado e nos que se seguem até o Lago Aurora, no complexo Quinta dos Lagos...

Precisamos falar da pouca visão que se tem desse Oásis Sertanejo, dessa imensidão de águas pouco aproveitadas para o turismo e o pouco reconhecimento e valorização que se tem, há muitos anos, pro esse segmento – o turismo - que é o principal vetor da economia em países como a França, a Itália, a Espanha e tem crescido muito em Portugal, Grécia e outros países.

Aqui, serei brevíssimo sobre essa temática, mas estou encaminhando para cada um dos senhores candidatos, suas assessorias e também para vereadores desta legislatura e outros ainda candidatos, estudos bem ilustrados, em PDF, sobre esses temas, especialmente sobre os pequenos lagos de Paulo Afonso e sobre o Turismo como um todo, documentos que vejo como muito importante que cada candidato o conheça melhor, para, efetivamente, estar bem seguro nas ações de melhoria dessa área que se prometido aos eleitores nessa campanha.

Nesses documentos, cada um dos senhores e a senhora candidata vai compreender a situação dos nossos pequenos lagos criados pela genialidade do Diretor Técnico da Chesf, Amauri Alves de Menezes, nas décadas de 1960 e 1970 com o objetivo, associado a intensa arborização que realizou em toda a área do chamado Acampamento da Chesf – Bairros Operário, Vila Alves de Souza e Bairro General Dutra – que passaram à administração da Prefeitura de Paulo Afonso no início do ano 2000, na gestão do prefeito Paulo de Deus e passou a se chamar Bairro Chesf.


Todos certamente sabem que Paulo Afonso, até os anos de 1940 se chamava Forquilha, um inexpressivo povoado do município de Glória, com cerca de 10 casas espalhadas no meio da Caatinga e que herdou esse nome de uma grande ilha que havia perto da Cachoeira de Paulo Afonso, como identificou o engenheiro Halfeld em intenso trabalho feito ao longo do rio São Francisco entre Pirapora/MG e a foz do rio, entre os anos de 1852 e 1854, a mando do Imperador D. Pedro II. E o Imperador ficou tão empolgado com o relatório de Halfeld que veio conhecer a Cachoeira de Paulo Afonso, aqui chegando em 20 de outubro de 1859.

Quando a Chesf escolheu essa região para montar os seus escritórios, construir milhares de residências para seus empregados para construir a Usina de Paulo Afonso, todos tiveram que conviver com o calor intenso da Caatinga. E aí veio a ideia de Amauri Menezes de arborizar todo o Acampamento e construir, na época, cerca de 20 lagos que passaram a ser atrativos para os milhares de turistas que chegavam por aqui para conhecer “as obras da Usina de Paulo Afonso e a Cachoeira de Paulo Afonso”.

O fluxo de turistas por aqui sempre foi muito grande o que levou a Chesf a construir uma Sala de Visitantes e treinar muitos recepcionistas para receber ali todos os que chegavam, desde os estudantes de escolas do Nordeste a presidentes da República. A Sala dos Visitantes era o primeiro contato.

Dada a sua importância para o turismo, quando estive na gestão do Departamento Municipal de Turismo da Prefeitura, instalei ali esse Departamento. Hoje é uma secretaria de gestão política.

Sobre esses Pequenos Lagos da Chesf e do Bairro Centenário, nos primeiros fêz-se uma limpeza parcial nos Lagos do Touro e Sucuri, Aurora e Balneário que estão no final do trajeto que vem da antiga Fazenda Chesf ou do Bairro Centenário e como os primeiros lagos continuam poluídos, naturalmente que os últimos, vez por outra precisam ser novamente limpos da vegetação, numa operação que já se chamou de “enxuga gelo”  e suas águas continuam poluídas embora a Prefeitura receba regularmente um bom volume de dinheiro do Projeto do Royalties, criado pelo ex-prefeito José Ivaldo.

De Paulo Afonso nos Caminhos da Bahia, à Copa Velas (?)

No documento que lhes estou enviando, faz-se uma síntese do que aconteceu em cada uma das gestões municipais em relação ao turismo, de Abel Barbosa aos nossos dias, destacando-se as principais ações. Mas, a pequena relevância que o município tem dado a esse segmento pode ser avaliada pelo fato de a Câmara Municipal de Paulo Afonso não possuir em todas as suas importantes Comissões Permanentes, nenhuma referência ao trato do turismo no município, o que espero que também seja revisto na próxima legislatura desse Poder.

Sobre esse importante segmento para a economia municipal – o turismo – exorto a cada candidato que se empenhe, uma vez eleito, em buscar apoios tanto do governo estadual como do governo federal, além de junto a empresas públicas e privadas e, principalmente junto à própria Chesf, em cuja área de jurisdição encontram-se os principais atrativos turísticos da sede do município de Paulo Afonso para o efetivo crescimento dessa “indústria sem chaminé” que, obviamente só será vista com melhores olhos se o próprio principal gestor municipal der a ao turismo o seu real valor mudando conceitos antigos que me fizeram ouvir de um secretário municipal que “turismo não dá voto”. É preciso que isso seja revista com muita seriedade.

Como é preciso que seja levado a sério o conhecimento dos pioneiros guias de turismo que criaram a AGTURB, ainda na gestão do prefeito Abel Barbosa, como é urgente e necessário que a gestão municipal pense em políticas e ações que criem melhores condições de acessibilidade, de promoção de atividades para acolher os turistas da terceira idade, de ações voltadas para o comércio, hotelaria e serviços diversos, inclusive de transporte e locomoção que façam com os turistas elejam Paulo Afonso como o melhor lugar para visitar nesta região.

Vai-se ver no documento que estará chegando às suas mãos a partir desta quinta-feira, 26 de setembro, algumas ações nas várias gestões municipais, começando-se por Abel Barbosa entre 1979 e 1985 quando tive a honra de ajuda-lo um pouco nas ações desta área, na comunicação e na cultura.

Há uma coisa que costuma se repetir a cada nova gestão municipal. Um novo prefeito destruir o que o anterior fez, com o dinheiro público. Um exemplo: na gestão de Abel Barbosa construiu-se um Centro de Recepção Turística em frente ao atual San Marino Hotel e no início da Praça fizeram-se boxes do que se chamava Feira de Artesanato e Cultura Popular... Pois é um prefeito mais na frente derrubou o Centro de Recepção e reconstruiu os boxes...

Por onde andam o Conselho Municipal e o Conselho Regional de Turismo de Paulo Afonso?

Outras ações que precisam ser revistas pelo prefeito eleito. Na gestão do prefeito Caires foi criado o Conselho Municipal de Turismo, que foi muito ativo nos seus primeiros tempos e de que não se houve mais falar. Na gestão de Anilton Bastos foi criada, com muita luta e eu estive orgulhosamente à frente disso, a Zona de Turismo Lagos e Cânions do São Francisco reunindo na época os municípios de Paulo Afonso, Glória, Santa Brígida, Rodelas e Abaré e tendo Paulo Afonso como sede do Conselho Regional de Turismo. Isso fez com que o município de Paulo Afonso tivesse assento no Fórum Estadual de Turismo, folheteria produzida pela Bahiatursa/Governo do Estado, apoio do Ministério do Turismo para realização de diagnóstico turístico do município, feito pela Fundação Getúlio Vargas em 2009 e realização pelo Ministério do Turismo, também através da reconhecida Fundação Getúlio Vargas de Curso de Formação de Gestores do Turismo envolvendo empresários da cidade, representantes de instituições e agentes públicos.

No diagnóstico que a Fundação Getúlio Vargas fez, o Ministério do Turismo tanto reconheceu os muitos valores do turismo do município que colocou Paulo Afonso entre os 115 destinos turísticos do Brasil, naquela época, entre cerca de 2.300 municípios turísticos do Brasil.

Estranhamente, senhores candidatos, não se houve, há um bom tempo, falar nessa Zona de Turismo Lagos e Cânions do São Francisco por aqui e, muito menos no seu Conselho Regional...

Na edição de janeiro de 2023 do Jornal Folha Sertaneja publicamos 5 ou 6 páginas sobre esse tema Turismo em Paulo Afonso e dissemos da nossa expectativa em ver a nova gestão da Chesf, de certa forma sem as amarras do governo federal que impediram a empresa de ir além de gerar, transmitir e comercializar energia elétrica de agora, investir também na exploração direta ou através de empresas especializadas em turismo do grande potencial que está em sua área de jurisdição como por exemplo, voltar a liberar o teleférico e mais, construir vários outros teleféricos no cânion, estudar a possibilidade de, em algumas épocas do ano, abrir a cachoeira por períodos de tempo controlado, reabrir os drenos de areia, facilitar o acesso de pessoas idosas e com dificuldade de mobilidade liberando o acesso ao teleférico, dentre outras ações e, naturalmente recebendo por esses serviços. Ou que haja uma parceria entre a Chesf e Prefeitura e a gestão municipal assuma a operação desses equipamentos... 

Acima, cânion do rio São Francisco em Paulo Afonso. Abaixo Lago de Moxotó

Também, como acontece há muitos anos em Xingó, poderia se buscar despertar o interesse de empresários para se ter passeios de catamarãs nos grandes lagos de Paulo Afonso como o de Moxotó que tem um bilhão de metros cúbicos de água e permite o acesso aos Estados da Bahia (Paulo Afonso e Glória), Alagoas (Delmiro Gouveia – Usina Apolônio Sales) e Pernambuco (Jatobá) e há que se buscar, caros candidatos o apoio permanente dos deputados, senadores, governador do Estado, governo federal, para todas as ações voltadas para o crescimento do turismo em Paulo Afonso, inclusive a retomada dos voos comerciais regulares que, em outros tempos ligavam essa região às capitais da Bahia e de Pernambuco, consideradas como portões de entrada dos turistas no Nordeste.

Sei que a atividade de campanha nos últimos dias é bem mais intensa e formulando votos de sucesso passo às suas mãos esses estudos na expectativa que uma hora possa ler.

Essa nossa conversa, no site, fica por aqui. Muito mais detalhes sobre esse assunto está nos documentos que lhes envio e a seus assessores.

Peço a especial atenção de todos os candidatos para cada um desses anexos que também estão disponíveis para outros interessados que, para recebe-los é só enviar para o meu Whatsap ou E-mail e dizer para onde devo enviar:

1 – Pequenos Lagos de Paulo Afonso, em PDF;

2 – Turismo em Paulo Afonso – um tesouro adormecido. – História, potencial e possibilidades

3 – Caderno de Turismo – Jornal Folha Sertaneja – Jan/2023 - As expectativas e perspectivas do turismo em Paulo Afonso.

Essa é a forma que encontrei como contribuição para os que desejam o desenvolvimento deste município. Obviamente que outras opiniões precisam ser ouvidas, estudadas...

E, claro, se cada dos senhores e senhoras candidatos a prefeito ou a vereador desejar conversar, estou à disposição – veja os meus contatos abaixo - para tirar alguma dúvida sobre o que apresento a cada um.

Asseguro-lhes que a idade e as limitações de saúde nos impedem de muita coisa, mas isso não impede de pensar, estudar, de sonhar e desejar o melhor para a cidade que me acolheu ainda no distante 20 de novembro de 1954, quando ainda era Forquilha, Distrito de Paulo Afonso pertencente ao município de Glória.

Abraço fraterno,

Antônio Galdino da Silva, nascido em Zabelê/PE.

Cidadão de Paulo Afonso desde 7 de abril de 1993.

Contatos: E-mail: professor.gal@gmail.com

WhatsApp – 75-99234-1740




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!