Partiu de Dom Guido Zendron, da Diocese de Paulo Afonso a ideia de oferecer às crianças e adolescentes portadores do Transtorno do Espectro Autista, um espaço onde possam ser acolhidos, protegidos e ali desenvolver atividades que possibilitem a sua reabilitação e melhor interação social.
A partir dessa ideia foi firmada uma parceria com o Recanto Solidário que funciona no Bairro Fazenda Chesf, em Paulo Afonso e ali são realizadas as atividades com a participação de uma grande equipe de profissionais especializados.
A Equipe é composta por uma Piscopedagoga: Rosângela Carijó; uma Psicomotricista:Daniela Leandro; uma Assistente Social: Catirina Gomes; uma Fisioterapeuta: Jaiana Nalu e tem Júlia Varjão como coordenadora e articuladora.
“Além da terapia com equinos, sob os cuidados e atendimento de Psicopedagoga, Psicóloga, Fisioterapeuta e Psicomotricista, a equipe também oferece aulas de pintura e realiza atividades com grupo de pais com acompanhamento da Psicóloga Ligia”, informa a Professora e Psicomotricista Daniela Leandro.
Segundo Daniela, “as sessões de terapia são realizadas trabalhando em cima das possibilidades de evolução do praticante usando o cavalo como instrumento terapêutico”.
O projeto alcança crianças a partir de um ano de idade até adolescentes de 18 anos. Funciona no Recanto Solidário, na Fazenda Chesf, que também trabalha com pessoas com dependência química e com alimentos orgânicos produzidos no próprio espaço.
As atividades, que foram iniciadas em Agosto de 2018, são totalmente gratuitas e são desenvolvidas nas segundas, quartas e sextas-feiras e as pessoas que estiverem interessadas podem procurar diretamente o Recanto Solidário na Fazenda Chesf ou ligar para o telefone 99206-8384 onde terão maiores informações sobre esse projeto. (Antônio Galdino, com informações de Daniela Leandro)