O jornal Folha Sertaneja foi criado em 2004 e a primeira edição, com 2 cadernos e um total de 16 páginas circulou no dia 18 de Fevereiro daquele ano.
Na época a equipe era formada, além do seu diretor o Professor Antônio Galdino pelos jornalistas Clementino Heitor de Carvalho (aposentado do jornal A TARDE, de Salvador), e Ednaldo Júnior (Júnior Padão, hoje na Rádio Angiquinho FM 98,5). Do Esporte, cuidava Nilson Brandao. Das informações da cultura e da sociedade, Nadja Maria. Também na equipe, Giuliano Ribeiro (hoje diretor da Rádio Angiquinho). A arte final e diagramação estava a cargo de Anderson Ferreira (Son).
Como o Troféu Destaque do Sertão daquele ano foi realizado no início do mês de Abril, não houve tempo para o jornal Folha Sertaneja participar da pesquisa da Nordeste Eventos que é realizada nos meses de Dezembro e Janeiro.
Mas, no ano de 2005 o Folha Sertaneja foi agraciado com o primeiro Troféu Destaque do Sertão, recebido das mãos de D. Sônia Oliveira, mãe de Derinho Oliveira. Foi o começo de uma caminhada até este ano de 2019.
Agora, em 2019, quando a Nordeste Eventos, dirigida pelo promoter Derinho Oliveira realizou a 23ª edição deste evento, que já considerado o maior encontro social de Paulo Afonso e região, lá estava o diretor do jornal Folha Sertaneja recebendo das mãos de Rafael e sua noiva, da Candeeiro Iluminação e de Derinho Oliveira o 13º Troféu Destaque do Sertão, como melhor Jornal Regional.
Temos tido muitas dificuldades para manter vivo esse sonho de comunicação em Paulo Afonso. A cada mês, sempre fica a preocupação de saber que haverá ou não a próxima edição. Já nos endividamos para manter este jornal mas, mesmo o desinteresse de muitos estamos sobrevivendo e sempre reconhecidos a Deus pela vitória de cada edição do nosso Jornal Folha Sertaneja. E se estamos vivos é porque “Até aqui nos ajudou o Senhor” (I Sm 7:12), lema que adotamos como gratidão a Deus.
A edição de Abril de 2019, a de Nº 182, ou seja, 182 meses desde a sua criação, assim como as últimas edições têm saído com o apoio do Grupo Sete de Setembro (FASETE/Colégio Sete), da Suprave, do Colégio Boa Ideia e do Ferrageiro, da Litur e um ou outro anúncio publicitário ou edital temos sobrevivido. Até quando? Deus proverá!
Ao receber mais esse troféu queremos agradecer aos que indicaram esse nosso mensário para esta homenagem e dedicar o Troféu Destaque do Sertão a estes anunciantes que ajudam a manter este chama ainda acesa.
Que Deus abençoe a todos!
Antônio Galdino da Silva
Diretor do jornal Folha Sertaneja