A abertura dos Jogos das Escolas Municipais de Paulo Afonso (JEMPA), que aconteceu nesta terça-feira (30), no Ginásio Esportivo Luís Eduardo Magalhães, reuniu alunos da rede municipal que torceram e vibraram pelos times.
Para iniciar as atividades, foi realizada uma partida festiva com os alunos da Associação de Pais e amigos dos Excepcionais (APAE). Em seguida, a competição teve continuidade com as escolas Higino Gomes de Sá e Vinícius de Moraes.
Segundo a secretária de Educação, Elza Brito, foi um momento de socialização das escolas, de promover o esporte e também esse dinamismo tão importante na educação. “Nossos alunos estão motivados e vêm sendo acompanhados pelos professores de educação física que estarão trabalhando como treinadores, árbitros, acompanhando as equipes. Hoje tivemos uma partida com os alunos da APAE, porque o nosso esporte também promove a inclusão. Nós consideramos importante que os alunos com deficiência também tenham oportunidade e participem de todas as atividades”, diz.
O evento conta com a participação de cerca de mil alunos, sendo das escolas do Centro, BTN, bairros e área rural, contemplando 20 escolas do ensino fundamental III, do 6ª ao 9ª, nas modalidades de futsal, handebol, voleibol, basquete, queimado e outras.
Para o secretário de Cultura e Esportes, Dernival Oliveira, é muito importante fortalecer a prática desportiva. “É uma abertura muito importante. Nós da Secretaria de Cultura e Esportes temos a expertise de realizar grandes campeonatos não só de futebol, mas em outras áreas. Estou muito feliz, essa parceria com a Secretaria de Educação sempre existiu e vai existir”, ressalta.
Ascom/PMPA