A prática de esporte, além de promover a saúde e integração, é uma excelente ferramenta de transformação social. Acreditando nesse propósito, o projeto Esporte Educar, após a pausa de dois anos devido a pandemia, foi retomando nesta quinta-feira (27).
O lançamento aconteceu no Parque Moxotó José Teixeira Lima Sobrinho, e contou com um momento especial, quando foi divulgada a convocação de dois garotos que fazem parte do projeto Garotos da Vila para fazer parte do Fluminense do Rio de Janeiro - João Lucas Nascimento e Rafael Maciel Soares Cerqueira, de 9 anos.
A abertura contou com a presença do vice-prefeito Marcondes Francisco, representando o prefeito Luiz de Deus; do Secretário de Cultura e Esportes (Seculte), Dernival Oliveira; do Diretor de Esportes, Neto Madeira, das crianças, adolescentes, familiares e população de várias localidades. O evento teve a participação da Banda Marcial Luiz Barbosa de Deus e do grupo de Capoeira Embondeiro.
Marcondes destacou a alegria de participar e parabenizou os envolvidos no projeto. “Depois de dois anos e meio da pandemia, hoje nós estamos testemunhando a alegria dessas crianças, onde aqui estamos estimulando a prática do esporte com várias modalidades. A gente percebe a alegria dos familiares que participam desse momento. Dernival está fazendo um ótimo trabalho à frente da pasta. Parabéns ao prefeito Luiz de Deus e parabéns a essas crianças que estão aqui participando desse projeto”, diz.
O Esporte Educar é destinado a crianças e adolescentes de 7 a 14 anos e visa o desenvolvimento e o crescimento desse público no esporte. Atualmente, o projeto conta com 250 alunos, mas está com vagas abertas nas modalidades futsal, society, capoeira e Jiu-Jitsu.
De acordo com o secretário Dernival Oliveira, o principal papel da Prefeitura é transformar os alunos em grandes cidadãos. “Para nós que fazemos a Seculte aprendemos muito na execução, e hoje estamos dando o ponta pé inicial neste projeto tão importante. Gostaria de agradecer ao prefeito Luiz de Deus, a Neto Madeira e a todos que fazem a secretaria por proporcionar esse momento tão importante”, explicou.
“É um momento de alegria poder está proporcionando as nossas crianças e adolescentes um projeto tão especial como esse. São 250 alunos, com turmas no Ginásio de Esportes e no Parque Moxotó em várias modalidades”, ressaltou Neto Madeira.
São incentivos como este que leva não só à socialização das nossas crianças e adolescentes, como desperta neles o desejo de alçar vôos no esporte. Parabéns.