PAULOAFONSINOS SÃO INSPIRAÇÃO NO MUNDIAL DE TRIATLO NA ESPANHA
Por: Niedja Torquato e Denilson Souza
Kleber Nascimento e Vinícius Moura participaram do Mundial de Triatlo, realizado na cidade de Torremolinos, Espanha, no dia 19 de outubro de 2024. Eles são grandes incentivadores do esporte em Paulo Afonso e região, e enfrentaram mais um imenso desafio em suas carreiras.
A prova reuniu 5000 participantes e trouxe muitos desafios, exigindo determinação e vontade para que os atletas conseguissem concluir. O relato de Kleber, logo após, destacou a dimensão da competição: a maior de todas, um marco que precisa ser registrado e reconhecido em todo país. Os atletas retornaram a Paulo Afonso no dia 22/10, com a bagagem repleta de conhecimento e gratidão.
Acompanhe o depoimento emocionante de Kleber Nascimento:
“Participar do Mundial de Triatlo foi, sem dúvida, a maior experiência esportiva da minha vida. Ser o precursor dessa modalidade na minha cidade, buscando servir de inspiração, e, hoje, como atleta, conseguir levar o nome de Paulo Afonso e Glória (Bahia) ao maior campeonato do mundo é algo que me enche de orgulho.
Menciono isso porque minha maior satisfação vem do fato de saber que, enquanto atleta, posso inspirar outras pessoas a terem grandes objetivos, não apenas no triatlo, mas no esporte em geral. O legado que deixo na história não é apenas meu, mas de todos aqueles que, como eu, sonham em superar limites e alcançar novas conquistas.
Assim, estou comprometido em continuar contribuindo para o esporte local. Reafirmo meu papel como esportista e me disponho a continuar transformando vidas através do esporte na nossa região. Vamos juntos nessa missão, habilitando mais atletas, não só no triatlo, mas também em várias modalidades, para que possamos destacar e alavancar o nome da nossa terra no cenário esportivo.”
Um pouco sobre a prova:
Os nossos triatletas competiram nas categorias: 40 a 44 anos, Vinícius, e na 45 a 49 anos, Kleber. Para eles, a prova em si não saiu exatamente como o planejado. Kleber, por exemplo, em competições anteriores, sempre obteve resultados melhores na mesma distância. No Mundial, enfrentou diversos desafios: a água estava extremamente fria, o que provocou dificuldades na transição ao procurar a bicicleta, que não era a ideal para essa prova, e ainda sofreu com câimbras por causa do intenso frio. Apesar de tudo, deu o melhor que podia e foi até o fim da corrida.
Ele disse que mesmo com todas essas dificuldades, em nenhum momento pensou em desistir. Como atleta, claro que ele gostaria de ter alcançado um resultado melhor, como de costume, mas o aprendizado é tão valioso quanto a vitória, como o próprio destacou.
Assim, mais uma vez, Kleber deixou como legado a experiência de nunca desistir de um objetivo. Foram 16 anos fazendo o melhor, competindo para chegar ao mundial, e a jornada não terminou com o mundial. Ele possui novas metas para na sua carreira e para os atletas da nossa região, e juntos continuarão a lutar para chegar ainda mais longe.
“Minha nova meta é conquistar o Mundial do Ironman. Não é apenas um sonho, é um objetivo”, destacou o incansável Kleber.
Assim, o atleta aproveitou para expressar os mais profundos agradecimentos a todos que, de alguma forma, apoiaram e ajudaram. TODOS!!! Agradeceu imensamente a Deus, à família, aos apoiadores e ao parceiro de luta, Vinícius Moura, que esteve com ele durante toda essa jornada extraordinária!
Por: Niedja Torquato e Denilson Souza