noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Esportes & Ação

Jane Cleide, pauloafonsina, paratleta da canoagem, foi vice-campeã da primeira etapa da Copa Brasil em Curitiba e campeã paranaense

Publicada em 30/03/25 às 22:55h - 198 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia Jane Cleide, pauloafonsina, paratleta da canoagem, foi vice-campeã da primeira etapa da Copa Brasil em Curitiba e campeã paranaense  Compartilhar a noticia Jane Cleide, pauloafonsina, paratleta da canoagem, foi vice-campeã da primeira etapa da Copa Brasil em Curitiba e campeã paranaense  Compartilhar a noticia Jane Cleide, pauloafonsina, paratleta da canoagem, foi vice-campeã da primeira etapa da Copa Brasil em Curitiba e campeã paranaense

Link da Notícia:

Jane Cleide, pauloafonsina, paratleta da canoagem, foi vice-campeã da primeira etapa da Copa Brasil em Curitiba e campeã paranaense
 (Foto: Fotos: Acervo de Jane Cleide)

Jane Cleide, pauloafonsina, paratleta da canoagem, foi vice-campeã da primeira etapa da Copa Brasil em Curitiba e campeã paranaense.

Por Antônio Galdino da Silva 

Em 9 de março de 2025, Jane Cleide da Silva, pauloafonsina de 44 anos, participou da primeira etapa da Copa Brasil de paracanoagem em Curitiba, onde mora, e foi a vice-campeã dessa prova. Ela também é campeã paranaense dessa modalidade de esporte.

Em conversa com o diretor do Jornal Folha Sertaneja, via WhatsApp, ela também informou que já tem quatro títulos brasileiros e dois títulos mundiais e o seu grande lamento é nunca ter tido o apoio do governo municipal de Paulo Afonso para representar o município nesses campeonatos de que tem participado.

“Gostaria muito de levar a bandeira da minha cidade de Paulo Afonso junto comigo para o mundo”, disse Jane Cleide.

 

Quem é Jane Cleide, a pauloafonsina, paratleta e medalhista?

Jane Cleide da Silva nasceu Paulo Afonso-BA, em 23 de julho de 1980, filha de Luiz Gabriel da Silva “um pipoqueiro, já falecido, que trabalhou muitos anos no beco em frente do Visual” e de Josefa Maria da Conceição.

“Meu pai criou todos os cinco filhos vendendo pipoca. A minha mãe é muito divertida, maravilhosa, orgulho de ser filha dela”, diz Jane Cleide.

“Minha família mora em Paulo Afonso, na Avenida Beira Rio, Bairro Jardim Bahia. Eu saí de Paulo Afonso dia 20 de março do ano 2022. Atualmente estou morando em Curitiba, Paraná, no Centro de Treinamento da paracanoagem brasileira. Sou uma atleta que vou conquistando meu espaço ao longo desses anos.

Mas a minha história começou bem mais atrás.

Estudei por algum tempo na Escola Vinicius Moraes, Jardim Bahia mas os meus problemas grandes começaram quando estava com 23 anos.

Ela escreveu esse depoimento:

"Aos meus 23 anos foi diagnosticada com câncer no fêmur e, no momento mais difícil da minha vida eu fui abandonada pelo meu esposo.

Hoje vamos falar sobre uma mulher chamada Jane Cleide da Silva. Ela tem 43 anos e aos 23 anos de idade sofreu um acidente de trabalho e acabou quebrando a perna. Na época de exames foi descoberto um câncer localizado no fêmur e por conta de um erro médico foi apresentado como um câncer benigno.

Por conta disso não houve um tratamento adequado. Quando foi descoberto que o câncer era maligno ele já tinha tomado grande parte do membro. Depois de muito sofrimento Jane só tinha duas opções: ou ela amputava a perna com 1% de chance de sobreviver ou acabaria falecendo. E então ela a todo momento acreditando e depositando toda a sua fé em Deus para que houvesse cura e salvação sobre a sua vida, ela decidiu acreditar que, com apenas 1% de possibilidade de vida, ela sobreviveria, e assim foi feito. Nem os próprios médicos acreditaram no que aconteceu, para eles era algo impossível, mas para Deus nada é impossível e houve cura na vida de Jane.

Depois de três anos outro milagre aconteceu. Conforme o tratamento, Jane não poderia mais ter filhos e ela sempre sonhou em ter uma menina para que a acompanhasse e lhe ajudasse durante a sua jornada. Jane conseguiu gerar uma linda criança e acima de tudo totalmente saudável, tendo assim mais uma obra milagrosa de Deus em sua vida.

Durante o pós tratamento Jane sofreu muito com o preconceito e os julgamentos das pessoas e isso afetou ainda mais o seu psicológico, fazendo com que ela entrasse em uma depressão profunda e já teria tentando tirar sua vida várias vezes. Mas Jane foi forte e mesmo sem nenhum apoio familiar conseguiu superar os obstáculos e seguir em frente.

Depois de muitos anos infelizmente Jane estava sofrendo novamente de depressão profunda por conta da não aceitação da perda de sua perna. Foi uma fase muito difícil para ela ter que lidar e aprender a conviver sem um dos seus membros e se adaptar que é algo que não é nada fácil.

Entrei em uma depressão fiquei vários anos achando que a minha vida acabou eu não tinha mais vontade de viver chorava o tempo inteiro, não dormia. Isto ficou alguns anos da minha vida assim com uma forte depressão. Um certo dia eu saí para tentar contra a minha vida, foi quando eu descobri o Dragon Boat.

Foi em Paulo Afonso que eu dei a minhas primeiras remadas. Me tornei uma bicampeã de Dragon Ball. Mas, fui vítima de preconceito no Dragon Boat onde as pessoas achavam que eu não era capaz de estar junto com eles pois eu tinha uma deficiência.

Vi então que a canoagem podia mudar a minha história e me mudei para Petrolina-PE, cidade mais próxima de Paulo Afonso, onde aprendi a remar kaiak e também a remar a canoa. Petrolina me recebeu de braços abertos tudo que eu aprendi foi lá.

Hoje, morando em Curitiba, Paraná, no Centro de Treinamento da paracanoagem brasileira, Jane finalmente conseguiu achar algo que lhe ajudasse com a aceitação e a depressão, o esporte. Jane é uma paratleta da paracanoagem brasileira, tendo três títulos brasileiros. Jane hoje tem várias medalhas que são resultados da sua vitória e de toda a sua trajetória. Jane hoje não inspira apenas mulheres mais sim todas as pessoas a nunca desistirem de suas vidas e persistirem até o final.

Minhas Conquistas: Campeã brasileira de paracanoagem maratona Brasília 08/06/2024.

Vice campeã brasileira de paracanoagem maratona Brasília 09/06/2024.

Campeã Copa Brasil de paracanoagem e velocidade Curitiba 19/05/2024.

Campeonato brasileiro Lagoa Santa 2023.

Convocada para o mundial da Croácia de paracanoagem e maratona para representar o nosso país em 16/09/2024.

Ainda sobre sua vida e seus sonhos, Jane Cleide diz:

“Tenho dois filhos, um casal. O rapaz, concluiu o segundo grau e trabalha com internet e a moça está concluindo o ensino médio no Colégio Sete de Setembro, no próximo ano e o sonho dela e fazer o Curso de Direito. Faço de tudo para eles tenham uma boa educação”.

“Atualmente estou em Curitiba no núcleo, treinando para melhorar o meu desenvolvimento. Também visando as Olimpíadas em Los Angeles daqui a quatro anos. Já tem algum tempo que eu ando sozinha com muito esforço e trabalho de algumas pessoas que estão me ajudando.

Às vezes eu me pergunto se não tem nenhum projeto, na Prefeitura de Paulo Afonso, em que eles possam me colocar. Bom, eu só queria expressar meus sentimentos. E envio algumas fotos para comprovar tudo que eu estou falando.

Espero que o meu prefeito não esqueça de mim”.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

4 comentários


Valter Ferreira Belem

31/03/2025 - 15:47:46

Galdino boa tarde,essa menina é filha do velho Zacarias, que tinha sua pipoqueira entre a palmeira lanches e o cinema palace onde eu trabalhava,e guardava sua pipoqueira, só lembranças, abraço.


Socorro Mendonça

31/03/2025 - 13:43:02

Parabéns imortal Antônio Galdino, bem como, ao jornal FOLHA SERTANEJA pela excelente matéria . Jane é uma mulher incrível, exemplo à ser seguido. É determinada,resiliente e corajosa. É ouro de Paulo Afonso que foi brilhar fora dd casa. Jane , parabéns pelo sucesso merecido.


Lídia

31/03/2025 - 12:47:12

Ressurgiu como uma Fênix, a Jane tem um poder absurdo, uma força de vontade extraordinária, além de ser uma simpatia.Desejo muito Sucesso e Saúde em sua Vida 🙌🙌😘


Jane Cleide

31/03/2025 - 12:29:54

Eu gostaria de agradecer , Antônio Galdino por essa matéria especial contando um pouco da minha história no esporte. muito muito obrigada Antônio Galdino. Eu seria eternamente grata.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2025 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!