A Expedição Sertão & Raso da Catarina chegou ao fim, com muita emoção e muitos aprendizados para os amanhãs que virão...
Antônio Galdino
O 1º de novembro foi o último dia da Expedição Raso da Catarina, que, na verdade, esticou um tantinho na manhã do dia 2 de novembro... Ela começou em Jeremoabo, dia 30 de outubro e o destino final, como programado, foi o município de Euclides da Cunha, onde todos foram muito bem recebidos pelo prefeito Luciano Pinheiro.
Com esse destino em mente e nos roteiros, os expedicionários, fizeram uma breve visita na sede do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), onde se conheceu o trabalho que essa equipe desenvolve nesta região, para proteger esta Reserva Ecológica e suas ricas flora e fauna, com muitas espécies endêmicas.
Dali, todos seguiram com destino à histórica cidade de Canudos, momento de conhecer um pouco do cenário palco da guerra e das andanças de Antônio Conselheiro. Uma parada no mirante de Canudos para contemplação da paisagem e logo se chegou ao Assentamento da Varzinha, já no município de Euclides da Cunha, onde se conheceu um grupo produtor de artesanato feito com palha de licuri, diz Luciano Júnior.
Depois desse momento todos seguiram para a sede do município onde eram esperados pelo prefeito Luciano Pinheiro que parabenizou pela brilhante iniciativa e afirmou que o prefeito eleito, Heldinho Macedo, também tem o interesse de apoiar integralmente a criação do programa de turismo regional, como também divulgou o site retratosefatos.com.br.
Após o pernoite, o grupo foi convidado para conhecer a Cachoeirinha da Queimada do Raso cujo cenário deixou a todos deslumbrados tendo Luciano Júnior, o organizador desta expedição declarado que “não poderia haver lugar melhor para encerrar a expedição do que ali”. Para ele, “aquele conjunto de belezas naturais preenche todos os pré-requisitos para ser um dos principais destinos nos roteiros pelo Raso da Catarina e Sertão, uma parada obrigatória para quem desejar, no futuro, conhecer os atrativos da região”.
Ali, a Expedição Raso da Catarina completava os 500 quilômetros previstos em seu planejamento e se assegurava para todos que, no dia 31 de janeiro esse grupo, com mais alguns interessados deve se reunir novamente para uma nova avaliação, possivelmente com outros projetos agregados e com a efetiva participação, bem mais ativa dos novos governantes, prefeitos eleitos e os vereadores atuantes no biênio 2025/2028, todos buscando o desenvolvimento de toda essa rica região sertaneja.
Ao concluir esse mega projeto, que vem sendo trabalhado há muitos meses, com algumas reuniões importantes no Jornal Folha Sertaneja, Luciano Júnior, é só gratidão, respeito, emoção e certamente a expectativa de muito sucesso nos próximos anos e apresentou a todos este seu agradecimento pela confiança depositada nele e na equipe de organizadores dessa Expedição Sertão e Raso da Catarina.
Luciano Júnior, organizador da Expedição, na Cachoeirinha da Queimada do Raso, elogia o belo lugar.
Nota de Agradecimento aos Organizadores e Participantes da Expedição Sertão & Raso da Catarina
As palavras, como os ventos que sopram sobre o árido sertão do Raso da Catarina, às vezes são insuficientes para capturar a vastidão da gratidão. Porém, é de palavras que me sirvo para expressar o sentimento profundo que brota como uma flor de macambira corajosa em meio às pedras e cactos: obrigado, de coração, a todos que participaram da organização desta expedição inesquecível.
Vocês, que com mãos incansáveis e corações dedicados, prepararam cada detalhe, de certa forma abriram trilhas entre caatingas e histórias. Vocês, que sonharam junto, entre mapas e previsões, garantindo que o sol impiedoso e o mistério dos cânions secos se transformassem em beleza e aprendizado para todos que se aventuraram por este pedaço de chão sagrado sonhando com emprego e renda para o sertanejo.
Os organizadores desta jornada não foram apenas planejadores de caminhos, mas também guardiões da alma da expedição. Fizeram mais do que coordenar itinerários; cultivaram experiências, onde cada passo era uma dança entre o humano e a natureza, onde cada parada contava a história de um sertão bruto e mágico.
A vocês, que cuidaram das logísticas invisíveis, do sorriso de recepção ao calor das noites frias no sertão, fica este tributo. O carinho, a preocupação com o bem-estar de cada participante e o respeito pelas culturas locais são marcas de uma entrega que transcende o simples ato de organizar. Vocês fizeram mais: não só criaram memórias. Vocês criaram a possibilidade de muitos outros, turistas, puderem visitar locais lindos e criarem suas memórias em meio aos encantos.
O Sertão & Raso da Catarina, com suas matas e seu silêncio profundo, agradece a harmonia que vocês souberam construir, e todos nós, peregrinos dessa terra antiga, levamos a essência desse esforço conjunto, desse amor por um sertão que respira poesia.
E assim, nos despedimos, com um desejo renovado de retornar, de rever esse chão e encontrá-los de novo, para mais uma vez caminhar ao lado de quem transforma o difícil em sublime.
Com lágrimas de emoção e profunda gratidão e um abraço tão vasto quanto o próprio sertão, Expedição Raso da Catarina.
Luciano Júnior