CODEVASF participa da Expedição do Raso da Catarina como mais uma instituição envolvida na busca do desenvolvimento sustentável para região
A CODEVASF, uma empresa publica federal, responsável por ações de desenvolvimento regional, participou ativamente da expedição do raso da Catarina. Por meio do escritório regional de Paulo Afonso e da Superintendência Regional de Sergipe a CODEVASF marcou presença nas ações que visam buscar uma linha de desenvolvimento regional para essa região ímpar, no coração do semiárido nordestino.
Um dos focos da CODEVASF é verificar as potencialidades locais. Como primeiro ponto foi abordado à apicultura e a meliponicultura como um vetor de conservação ambiental e geração de renda. A superintendência regional de Sergipe por meio do projeto FINEP REDE NORDESTINA DE APICULTURA E MELIPONICULTURA – REDE APISMEL pode auxiliar ações nesse sentido.
O analista regional e engenheiro florestal Ronaldo Fernandes explanou um pouco sobre o projeto, onde colocou a importância de uma identidade geográfica para o mel do raso da Catarina, por ser um produto altamente diferenciado de outras regiões, onde além da vegetação diferenciada tem uma cultura que pode delinear outro tipo de valor esse produto. O escritório de Paulo Afonso representado pelo analista Bruno e Greice esta, subordinada à superintendência de juazeiro, que já tem ações voltadas à apicultura. Os analistas também compartilham da mesma intenção, iniciar um processo de valorização regional partindo das abelhas, por entender que esse laço de produção de mel é cultural e de grande poder econômico local, basta citar que o Nordeste e o segundo maior produtor de mel do Brasil e a Bahia sustenta o segundo lugar produtivo.
O engenheiro Ronaldo comentou que o projeto é um desdobramento da rota do mel de Sergipe e que é fundamental que as prefeituras baianas juntamente com a CODEVASF possam buscar a implantação da rota do mel do raso da Catarina e com isso ampliar o entendimento regional do potencial desse ecossistema e de suas populações; a CODEVASF é uma das principais gestoras das ROTAS DA INTEGRAÇÃO NACIONAL e com isso poderá fortalecer o pleito das instituições presentes na consolidação de um olhar diferenciado para o Raso.
A CODEVASF deixou a impressão que também vai buscar meios para que essas intenções se materializem, iniciando possivelmente pela apicultura e meliponicultura.
Esperamos ansiosamente que os desdobramentos dessa iniciativa possam acontecer em nossa região .
Excelente a participação da Codevasf.O Ronaldo trouxe muita inspiração e esperança para todos que buscamos o desenvolvimento sustentável do semi árido